Enem: lista de exercícios sobre relações ecológicas

Esta lista de exercícios sobre relações ecológicas foi produzida justamente para que você possa treinar para a prova de biologia do Enem.

Publicado por: Frederico da Mata

Questões

  1. Questão 1

    (Enem 2019) As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

    Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br.
    Acesso em: 30 jul. 2012.

    Essa “ladroagem” está associada à relação de:

    a) sinfilia.

    b) predatismo.

    c) parasitismo.

    d) competição.

    e) comensalismo.

  2. Questão 2

    (Enem 2019) Um alimento orgânico deve apresentar em sua embalagem o selo de uma instituição certificadora, garantindo ao consumidor que, além de ser um alimento isento de agrotóxicos, também é produzido com técnicas planejadas e controladas. A técnica de produção desses alimentos causa menor impacto aos recursos naturais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

    Nesse sistema de produção de alimentos vegetais, o controle de insetos é manejado por meio do(a):

    a) prática de adubação verde.

    b) emprego da compostagem.

    c) controle da irrigação do solo.

    d) utilização de predadores naturais.

    e) uso de sementes inoculadas com Rhizobium.

  3. Questão 3

    (Enem 2019) Pesquisadores descobriram que uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Brasil — a mandaguari (Scaptotrigona depilis) — cultiva um fungo nos ninhos dentro da colmeia. Após observações, verificaram que a sobrevivência das larvas da abelha depende da ingestão de filamentos do fungo, que produz metabólitos secundários com ação antimicrobiana, antitumoral e imunológica, além da alimentação convencional. Por sua vez, o fungo depende da abelha para se reproduzir e garante a sua multiplicação ao longo das gerações.

    MIURA, J. Pequenas agricultoras: abelhas Mandaguari cultivam
    fungos para alimentar suas larvas. Disponível em:
    www.embrapa.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

    O uso de fungicida ocasionaria à colmeia dessa espécie o(a):

    a) controle de pragas.

    b) acúmulo de resíduos.

    c) ampliação de espaço.

    d) redução da população.

    e) incremento de alimento.

  4. Questão 4

    (Enem 2019) Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.

    Essa interação ecológica pode ser classificada como

    a) comensalismo.

    b) amensalismo.

    c) mutualismo.

    d) parasitismo.

    e) simbiose.

  5. Questão 5

    (Enem 2016) Uma nova estratégia para o controle da dengue foi apresentada durante o Congresso Internacional de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro, em 2012. O projeto traz uma abordagem nova e natural para o combate à doença e já está em fase de testes. O objetivo do programa é cessar a transmissão do vírus da dengue pelo Aedes aegypti, a partir da introdução da bactéria Wolbachia — que é naturalmente encontrada em insetos — nas populações locais de mosquitos. Quando essa bactéria é introduzida no A. aegypti, atua como uma “vacina”, estimulando o sistema imunológico e bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto.

    Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br.
    Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).

    Qual o conceito fundamental relacionado a essa estratégia?

    a) Clonagem.

    b) Mutualismo.

    c) Parasitismo.

    d) Transgênese.

    e) Controle biológico.

  6. Questão 6

    (Enem 2016) Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.

    A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

    a) predação.

    b) parasitismo.

    c) competição.

    d) comensalismo.

    e) protocooperação.

  7. Questão 7

    (Enem 2015) Os parasitoides são insetos diminutos, que têm hábitos bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros animais. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.

    SANTO, M. M. E. et al. Parasitoides: insetos benéficos e cruéis.
    Ciência Hoje, n. 291, abr. 2012 (adaptado).

    O uso desses insetos na agricultura traz benefícios ambientais, pois diminui o(a):

    a) tempo de produção agrícola.

    b) diversidade de insetos-praga.

    c) aplicação de inseticidas tóxicos.

    d) emprego de fertilizantes agrícolas.

    e) necessidade de combate a ervas daninhas.

  8. Questão 8

    (Enem 2014) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.

    PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de
    crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias.
    Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).

    Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?

    a) Fixação de nitrogênio para o tomateiro.

    b) Disponibilização de cálcio para o tomateiro.

    c) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.

    d) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.

    e) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.

  9. Questão 9

    (Enem 2014) Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo.

    Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez. 2012 (adaptado).

    O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em:

    a) produzir o próprio alimento.

    b) obter compostos nitrogenados.

    c) realizar a reprodução sexuada.

    d) absorver o oxigênio dissolvido na água.

    e) adquirir nutrientes derivados da fotossíntese.

  10. Questão 10

    (Enem 2014) A celulose, presente nos vegetais, é um alimento importante para muitas espécies de animais herbívoros, como os ruminantes. Eles próprios não têm capacidade de digerir a celulose e, para que ela seja aproveitada, é necessária uma associação com microrganismos, que ficam na parte aglandular do estômago dos ruminantes. Esses microrganismos são capazes de produzir a celulase, uma enzima que digere a celulose, possibilitando o aproveitamento da matéria orgânica vegetal, tanto pelos ruminantes como pelos microrganismos.

    A relação descrita é um exemplo de:

    a) predatismo.

    b) competição

    c) mutualismo.

    d) inquilinismo.

    e) comensalismo.

  11. Questão 11

    (Enem 2013) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

    PETESSE, M. L., PETRERE, JR. M. Ciencia Hoje. São Paulo.
    n.293 v. 49 jun 2012 (adaptado).

    Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

    a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.

    b) diminuição da competição intraespecífica.

    c) aumento da competição interespecífica.

    d) isolamento geográfico dos peixes.

    e) extinção de nichos ecológicos.

  12. Questão 12

    (Enem 2013) Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição direta de hábitats pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos.

    LEVY, I. Disponível em http://cienciahoje.uol.com.br.
    Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).

    As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de

    a) não apresentarem genes deletérios no seu pool gênico.

    b) não possuírem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente exótico.

    c) apresentarem características genéticas para se adaptarem a qualquer clima ou condição ambiental.

    d) apresentarem capacidade de consumir toda a variedade de alimentos disponibilizados no ambiente exótico.

    e) apresentarem características fisiológicas que lhes conferem maior tamanho corporal que o das espécies nativas.

  13. Questão 13

    (Enem 2009) Uma colônia de formigas inicia-se com uma rainha jovem que, após ser fecundada pelo macho, voa e escolhe um lugar para cavar um buraco no chão. Ali dará origem a milhares de formigas, constituindo uma nova colônia. As fêmeas geradas poderão ser operárias, vivendo cerca de um ano, ou novas rainhas.

    Os machos provêm de óvulos não fertilizados e vivem aproximadamente uma semana.

    As operárias se dividem nos trabalhos do formigueiro. Há formigas forrageadoras que se encarregam da busca por alimentos, formigas operárias que retiram dejetos da colônia e são responsáveis pela manutenção ou que lidam com o alimento e alimentam as larvas, e as formigas patrulheiras. Uma colônia de formigas pode durar anos e dificilmente uma formiga social consegue sobreviver sozinha.

    (MELO, A. Como funciona a sociedade de formigas?
    Disponível em: http://www.cienciahoje.uol.com.br.
    Acesso em: 21 fev. 2009 adaptado)

    Uma característica que contribui diretamente para o sucesso da organização social dos formigueiros é:

    a) a divisão de tarefas entre as formigas e a organização funcional da colônia.

    b) o fato de as formigas machos serem provenientes de óvulos não fertilizados.

    c) a alta taxa de mortalidade das formigas solitárias ou das que se afastam da colônia.

    d) a existência de patrulheiras, que protegem o formigueiro do ataque de herbívoros.

    e) o fato de as rainhas serem fecundadas antes do estabelecimento de um novo formigueiro.

  14. Questão 14

    (Enem 2011) O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.

    A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na:

    a) introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.

    b) introdução de um gene letal nas borboletas, a fim de diminuir o número de indivíduos.

    c) competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos.

    d) modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados.

    e) aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.

  15. Questão 15

    (Enem 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

    (BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R.
    Ciência & sociedade: a aventura da vida,
    a aventura da tecnologia. SP: Scipione, 00 - adp)

    A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

    a) comensalismo.

    b) inquilinismo.

    c) cooperação.

    d) predatismo.

    e) mutualismo.

  16. Questão 16

    (UFG 2012) Em um experimento hipotético, visando à obtenção de hortaliças resistentes a altas temperaturas, foram utilizados fungos produtores de proteínas de resistência a choque térmico, presentes em plantas nativas das proximidades de fontes termais. Os fungos foram retirados dessas plantas, identificados e inoculados nas hortaliças estudadas. Os resultados obtidos mostraram que, após serem inoculados com os fungos, as hortaliças conseguiram crescer sob calor de 60 °C.

    O experimento descrito promoveu artificialmente a ocorrência de

    a) relação de predação.

    b) relação de parasitismo.

    c) relação de protocooperação.

    d) mutação gênica nas hortaliças.

    e) modificação genética nos fungos.

  17. Questão 17

    (Enem 2016) Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.

    Quadro com resultados do estudo sobre o papel da predação por peixes para controle de populações exóticas — questão Enem 2016

    O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as):

    a) algas, estimulando seu crescimento.

    b) cracas, predando especialmente animais pequenos.

    c) mexilhões, predando especialmente animais pequenos.

    d) quatro espécies testadas, predando indivíduos pequenos.

    e) ascídias, apesar de não representarem os menores organismos.

  18. Questão 18

    (UFG/2013) As interações ecológicas interespecíficas são comuns na natureza. Uma dessas é o mutualismo, que é exemplificado pela interação entre:

    a) o fungo e a alga, pois envolve uma espécie que provê substâncias inorgânicas para que a outra, que absorve luz solar, realize a fotossíntese.

    b) o pássaro chupim e o tico-tico, pois envolve uma espécie que cuida dos ovos da outra até a eclosão.

    c) o besouro escaravelho e o bovino, pois envolve uma espécie que busca obter alimento para suas larvas nos excrementos da outra.

    d) a rêmora e o tubarão, pois envolve uma espécie que se nutre das sobras de alimentos obtidos pela outra.

    e) a epífita e a planta de grande porte, pois envolve uma espécie que busca obter maior suprimento de luz no interior da mata, usando, como suporte, a outra.

  19. Questão 19

    (UFSCar SP/2016) No intestino grosso humano, existem bactérias que produzem vitaminas B12 e K. Essas vitaminas são fundamentais para o metabolismo humano, e as bactérias ganham proteção e nutrientes no interior do intestino. A relação ecológica que ocorre entre esses micro-organismos intestinais e o homem é chamada:

    a) comensalismo.

    b) predatismo.

    c) parasitismo.

    d) mutualismo.

    e) amensalismo.

  20. Questão 20

    (UFSCar SP/2008) Em um experimento, populações de tamanho conhecido de duas espécies de insetos (A e B) foram colocadas cada uma em um recipiente diferente (recipientes 1 e 2). Em um terceiro recipiente (recipiente 3), ambas as espécies foram colocadas juntas.

    Representação de três recipientes contendo espécies de insetos

    Durante certo tempo, foram feitas contagens do número de indivíduos em cada recipiente e os resultados representados nos gráficos.

    Gráficos com números de insetos em cada recipiente em função do tempo

    A partir desses resultados, pode-se concluir que:

    a) a espécie A se beneficia da interação com a espécie B.

    b) o crescimento populacional da espécie A independe da presença de B.

    c) a espécie B depende da espécie A para manter constante o número de indivíduos.

    d) a espécie B tem melhor desempenho quando em competição com a espécie A.

    e) o número de indivíduos de ambas se mantém constante ao longo do tempo quando as duas populações se desenvolvem separadamente.