Lista de exercícios sobre Botânica

Para resolver esta lista de exercícios sobre Botânica, é fundamental conhecer os diferentes grupos vegetais e as principais partes de uma planta.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Questões

  1. Questão 1

    Didaticamente, costuma-se dividir as plantas em quatro grupos:

    a) Algas verdes, briófitas, pteridófitas e angiospermas.

    b) Briófitas, carófitas, pteridófitas e angiospermas.

    c) Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

    d) Criptófitas, briófitas, pteridófitas e gimnospermas.

    e) Algas verdes, carófitas, criptófitas e angiospermas.

  2. Questão 2

    A foto abaixo nos mostra uma estrutura reprodutiva dos vegetais: a flor. Analisando apenas essa estrutura, podemos concluir que a planta em questão faz parte do grupo das:

    Margaridinhas-escuras.
    Observe a figura e responda.

    a) Briófitas.

    b) Algas verdes.

    c) Pteridófitas.

    d) Gimnospermas.

    e) Angiospermas.

  3. Questão 3

    As briófitas são plantas denominadas avasculares, pois:

    a) não possuem flores.

    b) não possuem parênquima.

    c) não possuem xilema e floema.

    d) não apresentam folhas verdadeiras.

    e) não produzem frutos.

  4. Questão 4

    Samambaias e avencas são exemplos de:

    a) Algas.

    b) Briófitas.

    c) Pteridófitas.

    d) Gimnospermas.

    e) Angiospermas.

  5. Questão 5

    As raízes dos vegetais são estruturas relacionadas, principalmente, com a fixação no substrato e com a absorção de água e sais minerais. Algumas raízes, no entanto, atuam também como órgão de reserva e são muito usadas na alimentação. Dos exemplos abaixo, qual não é uma raiz?

    a) Rabanete.

    b) Cenoura.

    c) Batata-doce.

    d) Batata-inglesa.

    e) Mandioca.

  6. Questão 6

    Qual o nome dado às partes femininas de uma flor?

    a) Sépala.

    b) Pétala.

    c) Pedicelo.

    d) Estame.

    e) Carpelo.

  7. Questão 7

    Sobre as principais partes de um vegetal, marque a alternativa incorreta:

    a) As raízes podem desempenhar também a função de órgãos de reserva.

    b) Através do caule, por meio dos vasos condutores, pode-se observar o transporte de água e sais minerais e também de substâncias orgânicas.

    c) As folhas estão relacionadas com diferentes funções, incluindo a realização de fotossíntese e até mesmo proteção do vegetal, sendo esse o caso dos espinhos de origem foliar.

    d) As sementes são estruturas exclusivas de angiospermas.

    e) As flores são uma importante forma de atrair polinizadores.

  8. Questão 8

    As plantas possuem ciclo de vida com alternância de gerações, apresentando fases com diferentes durações a depender do grupo vegetal estudado. Nas briófitas, a fase duradoura é

    a) o esporófito.

    b) o gametófito.

    c) o protalo.

    d) o pólen.

    e) a flor.

  9. Questão 9

    (Unip) As plantas vulgarmente conhecidas por samambaias, musgos e avencas correspondem a fases dos seus ciclos reprodutores, que os biólogos denominam, respectivamente, de:

    a) esporófito, gametófito e esporófito.

    b) gametófito, esporófito e gametófito.

    c) gametófito, gametófito e esporófito.

    d) esporófito, esporófito e esporófito.

    e) esporófito, gametófito e gametófito.

  10. Questão 10

    (FPS) As plantas foram os primeiros organismos a colonizar a terra firme e apresentam ciclos de vida com alternância de geração e diversidade de estruturas. Acerca desses organismos, assinale a alternativa incorreta.

    a) Nas briófitas, o gametófito representa a fase dominante.

    b) Nas pteridófitas, o esporófito representa a fase dominante.

    c) O gineceu representa um conjunto de estames.

    d) Corola representa um conjunto de pétalas.

    e) Cálice representa um conjunto de sépalas.

  11. Questão 11

    (Fuvest) Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes:

    a) Dos frutos e depois das flores.

    b) Das flores e depois dos frutos.

    c) Das sementes e depois das flores.

    d) Das sementes e antes dos frutos.

    e) Das flores e antes dos frutos.

  12. Questão 12

    (Mack) Um professor de Botânica levou os seus alunos a uma região de Mata Atlântica para mostrar alguns representantes dos seguintes grupos de organismos:

    I. Fungos

    II. Líquens

    III. Briófitas

    IV. Pteridófitas

    V. Gimnospermas

    VI. Angiospermas

    A respeito desses grupos, é correto afirmar que:

    a) todos realizam fotossíntese.

    b) três deles são considerados como plantas traqueófitas.

    c) apenas dois apresentam a fase esporofítica predominando sobre a gametofítica.

    d) dois deles são associações mutualísticas.

    e) dois deles produzem frutos com sementes.