Exercícios sobre gêmeos idênticos

Para responder a estes exercícios sobre gêmeos idênticos, é fundamental entender o processo de formação desses indivíduos e compreender a diferença entre eles e os gêmeos fraternos.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Questões

  1. Questão 1

    Os gêmeos idênticos, monozigóticos ou univitelinos são resultantes da

    a) fecundação de dois ovócitos por um mesmo espermatozoide.

    b) fecundação de um ovócito por dois espermatozoides.

    c) fecundação de dois ovócitos, cada um por um espermatozoide.

    d) fecundação de um ovócito por um espermatozoide e da posterior divisão do zigoto.

    e) fecundação de um ovócito por um espermatozoide que se dividiu em dois.

  2. Questão 2

    Sobre os gêmeos idênticos, monozigóticos ou univitelinos, marque a alternativa incorreta:

    a) Gêmeos idênticos resultam da divisão do zigoto.

    b) O zigoto que se divide antes da formação do trofoblasto leva ao desenvolvimento de embriões que compartilham córion e âmnio.

    c) Gêmeos idênticos apresentam essa denominação por serem formados a partir do mesmo ovócito fecundado.

    d) Gêmeos idênticos diferenciam-se dos fraternos, pois estes são formados por ovócitos diferentes.

    e) Gêmeos idênticos podem apresentar diferenças, pois o meio influencia no fenótipo.

  3. Questão 3

    (FGV) Gêmeos univitelinos ou monozigóticos são aqueles formados a partir de um único zigoto, o qual se divide em blastômeros que permanecem separados e desenvolvem-se em dois indivíduos. A divisão celular em questão é:

    a) Meiose, e cada blastômero tem a metade do número de cromossomos do zigoto.

    b) Meiose, e cada blastômero tem o mesmo número de cromossomos do zigoto.

    c) Mitose, e cada blastômero tem a metade do número de cromossomos do zigoto.

    d) Mitose, e cada blastômero tem o mesmo número de cromossomos do zigoto.

    e) Mitose, e cada blastômero tem o dobro do número de cromossomos do zigoto.

  4. Questão 4

    (UEM) Considere dois gêmeos monozigóticos, mas com hábitos de vida diferentes. Pedro, com hábitos não saudáveis, tem intensa e descontrolada exposição ao sol, alimentação industrializada não balanceada, é fumante e sedentário. Paulo, com hábitos saudáveis, não fuma, tem exposição moderada e controlada ao sol, alimentação balanceada não industrializada e realiza atividade física regular e orientada. Com base no exposto, assinale o que for correto:

    01) Com o passar do tempo, Pedro e Paulo terão fenótipos diferentes, apesar de terem nascido com o mesmo genótipo.

    02) Os hábitos de vida diferentes influenciam Pedro e Paulo igualmente, visto que possuem o mesmo genótipo.

    04) Com o passar do tempo, Pedro e Paulo terão fenótipos distintos em virtude da expressão gênica diferente em cada um.

    08) A produção de melanina em Pedro será maior que em Paulo, pois possuem alelos diferentes, fato explicado pela herança quantitativa.

    16) Pedro tem maior probabilidade de desenvolver câncer do que Paulo.