Exercícios sobre poluição das águas

Estes exercícios sobre poluição das águas testarão seus conhecimentos sobre as causas e consequências desse problema ambiental tão grave.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Questões

  1. Questão 1

    A contaminação da água é responsável pela morte de várias pessoas anualmente, principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não se refere a uma medida que pode reduzir as mortes por causa de ingestão de água contaminada.

    a) Filtrar a água sempre antes de beber.

    b) Garantir rede de esgoto para todas as famílias.

    c) Não lançar esgoto em ambientes aquáticos.

    d) Sempre que possível, aproveitar a água da chuva para fins potáveis.

    e) Garantir o fornecimento de água tratada.

  2. Questão 2

    Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):

    a) aumento de nutrientes na água.

    b) morte de algas.

    c) dificuldade de captar oxigênio.

    d) processo de eutrofização.

    e) chegada de novas espécies invasoras.

  3. Questão 3

    O lançamento de esgoto na água é prejudicial porque causa o aumento de nutrientes e do número de algas. O aumento desses organismos forma uma camada que prejudica a entrada de luz solar e, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese. Essa ocorrência, que desencadeia a morte de vários organismos, é conhecida como:

    a) intemperismo.

    b) eutrofização.

    c) bioacumulação.

    d) reprodução.

    e) fertilização.

  4. Questão 4

    (ETEs-2007) Uma comunidade de uma determinada cidade resolveu adotar um rio para que ele continue sendo vital ao ecossistema de sua região. Para identificar os passos a serem dados visando à elaboração de um plano de recuperação de um rio, é necessário verificar as seguintes possibilidades:

    I. Água Verde: pode significar algas demais na água; isso torna difícil a existência de qualquer outra vida no rio.

    II. Água Turva: terra demais na água; isso torna difícil a respiração dos peixes.

    III. Cheiro de ovo podre: esgotos podem estar sendo descarregados no rio.

    IV. Camada laranja ou vermelha sobre a água: pode indicar que uma fábrica está despejando poluentes no rio.

    V. Espumas ou bolhas na água: podem ser o sinal de um vazamento de sabão de residências ou fábricas.

    (Adaptado de: 50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar a Terra, Rio de Janeiro: Record, s/d. p. 94)

    Identifique a alternativa que apresenta uma proposta adequada para melhorar a vida de um rio.

    a) Para combater as algas mencionadas no item I, é preciso derramar grande quantidade de óleo diesel a fim de eliminá-las.

    b) Para diminuir a quantidade de terra na água, conforme o item II, torna-se importante plantar mais plantas nativas nas margens a fim de evitar a erosão.

    c) O problema descrito no item III pode ser facilmente resolvido, colocando-se água sanitária nas margens do rio.

    d) O problema presente no item IV somente poderá ser solucionado com uma proposta apresentada à Câmara Municipal de retirar as indústrias da cidade.

    e) Com o objetivo de resolver a situação presente no item V, deve-se substituir o consumo de sabão por detergente líquido.

  5. Questão 5

    (PUC - SP-2008) (…) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluição das águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas.

    “O Avanço das Algas Tóxicas” in Revista Veja, 3 de outubro de 2007

    O trecho acima faz referência a um fenômeno causado pela:

    a) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos, geralmente devido à eutroficação do ambiente.

    b) multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente devido à eutroficação do ambiente.

    c) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos devido ao aumento do nível de oxigênio no ambiente.

    d) baixa capacidade de reprodução de dinoflagelados, geralmente devido à eutroficação do ambiente.

    e) baixa capacidade de reprodução do zooplâncton e do fitoplâncton devido ao aumento do nível de oxigênio no ambiente.