Exercícios sobre segunda lei de Mendel
Esta lista de exercícios sobre a segunda lei de Mendel é uma forma de testar seus conhecimentos sobre esse importante tópico da Genética.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos SantosQuestões
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Questão 1
A segunda lei de Mendel é também conhecida como:
A) Lei da interação gênica simples.
B) Lei da segregação independente.
C) Lei dos fatores conectados.
D) Lei da termodinâmica.
E) Lei da ligação fatorial.
Alternativa B
A segunda lei de Mendel é conhecida também como lei da segregação independente e determina que dois ou mais pares de fatores separam-se independentemente durante a formação dos gametas, nos quais se recombinam ao acaso.
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Questão 2
Marque a alternativa que indica uma importante diferença entre os experimentos realizados por Mendel que levaram às conclusões da primeira lei e aqueles realizados na determinação da segunda lei.
A) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas puras.
B) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a cruzar plantas de espécies diferentes.
C) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a analisar duas características das ervilhas ao mesmo tempo.
D) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas di-híbridas.
E) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com animais.
Alternativa C
Durante seus primeiros experimentos, Mendel analisava apenas uma característica das ervilhas, o que gerou sua primeira lei. Posteriormente, ele passou a analisar duas características ao mesmo tempo. A análise de duas características foi responsável por permitir que Mendel chegasse às conclusões que levaram ao desenvolvimento da segunda lei.
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Questão 3
O que é um organismo di-híbrido?
A) Organismo homozigoto para uma característica.
B) Organismo homozigoto para duas características.
C) Organismo heterozigoto para uma característica.
D) Organismo heterozigoto para duas características.
E) Organismo heterozigoto para uma característica e homozigoto para outra.
Alternativa D
Organismos di-híbridos são organismos que são heterozigotos para dois genes.
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Questão 4
Marque a alternativa que melhor descreve o enunciado da segunda lei de Mendel:
A) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.
B) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose dupla.
C) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se de maneira ligada para os gametas e combinam-se ao acaso.
D) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se independentemente para os gametas e combinam-se ao acaso.
E) Os genes interagem de modo que um gene inibe a manifestação de outro gene.
Alternativa D
A segunda lei de Mendel ou lei da segregação independente estabelece que os alelos de dois ou mais genes diferentes se segregam para os gametas de forma independente um do outro.
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Questão 5
Quais gametas podem ser formados por um indivíduo di-híbrido RrPp?
A) RP, Rp, rP e rp.
B) RP e rp.
C) Rr e Pp.
D) R, r, P e p.
E) RR, rr, PP e pp.
Alternativa A
Um indivíduo RrPp é responsável por formar quatro tipos de gametas diferentes: RP, Rp, rP e rp.
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Questão 6
Quais os tipos de gametas formados por um indivíduo AaBBCc?
A) Aa, BB e Cc.
B) ABC, ABc, aBC e aBc.
C) ABBC, ABBc, aBBC e aBBc.
D) A, a, B, C e c.
E) ABC e Abc.
Alternativa B
Indivíduos AaBBCc formam quatro tipos de gametas em iguais proporções: ABC, ABc, aBC e aBc.
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Questão 7
Mendel realizou cruzamento entre ervilhas em homozigose para duas características e obteve uma geração F1 100% com sementes di-híbridas Ele então realizou a autofecundação das plantas da geração F1 e obteve a proporção fenotípica de:
A) 9:6:3:1.
B) 9:6:3:2.
C) 9:3:3:1.
D) 9:3:2:1.
E) 9:1:1:1.
Alternativa C
A proporção fenotípica obtida por Mendel em F2 foi de 9:3:3:1.
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Questão 8
Qual a probabilidade de um casal formado por um homem sangue O- (iirr) e uma mulher sangue AB+ (IAIBRR) terem um filho O+?
A) 0%.
B) 25%.
C) 50%.
D) 75%.
E) 100%.
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Questão 9
(Fuvest SP) Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D e homozigoto dominante para o gene F. Considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Entre os gametas que poderão se formar, encontraremos apenas a(s) combinação(ões)
A) AdF.
B) AADDFF.
C) AaddFF.
D) AdF e adF.
E) ADF e adf.
Alternativa D
Em relação ao gene A, o homem é heterozigoto, ou seja, Aa. Já em relação ao gene D, o indivíduo é duplo recessivo, ou seja, dd. Por fim, em relação ao gene F, o homem é homozigoto dominante, ou seja, FF. Assim sendo, o genótipo do indivíduo é AaddFF, podendo formar, portanto, gametas AdF e adF.
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Questão 10
Imagine que um indivíduo apresente o seguinte genótipo: AaBbCcDdEeFf. Quantos tipos diferentes de gametas esse indivíduo poderá formar?
A) 4
B) 8
C) 16
D) 32
E) 64
Alternativa E
A quantidade de gametas gerados por um indivíduo é dada por 2n, sendo n o número de pares de alelos em heterozigose. Como na situação acima temos 6 pares de alelos em heterozigose, o número de gametas é igual a 26 = 64.
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Questão 11
(Mackenzie SP) Em ervilhas, os genes que determinam sementes lisas e amarelas são dominantes em relação aos genes que determinam sementes rugosas e verdes. Considerando uma planta de sementes lisas e amarelas, di-híbrida, assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de gametas produzidos por essa planta com pelo menos um gene dominante.
A) zero.
B) 75%.
C) 50%.
D) 12,5%.
E) 25%.
Alternativa B
Considerando o alelo R para a determinação de sementes lisas e V para sementes amarelas, temos indivíduos di-híbridos com os genótipos RrVv. Essas ervilhas produzirão gametas RV, Rv, rV e rv. Três gametas apresentam pelo menos um gene dominante, ou seja, 75%.
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Questão 12
(Uece) Sabe-se que em porquinhos-da-índia o padrão “pelos lisos” domina sobre o padrão “pelos arrepiados”, enquanto a cor negra domina sobra a branca, estando os genes determinantes dessas características situados em pares de cromossomos homólogos diferentes. Cruzando-se porquinhos com padrão liso e de coloração negra, ambos heterozigotos para os dois loci, pode-se afirmar, corretamente, que a razão genotípica de porquinhos arrepiados e brancos é de:
A) 9:16.
B) 3:8.
C) 1:16.
D) 3:16.
Alternativa C
Considerando que o alelo A determina o padrão de pelos lisos e o alelo B determina a cor negra, temos o cruzamento entre indivíduos: AaBb. Os gametas formados são AB, Ab, aB e ab. O cruzamento será representado a seguir:
AB
Ab
aB
ab
AB
AABB
AABb
AaBB
AaBb
Ab
AABb
AAbb
AaBb
Aabb
aB
AaBB
AaBb
aaBB
aaBb
ab
AaBb
Aabb
aaBb
aabb
Para que o porquinho-da-índia apresente pelos arrepiados e seja branco, ele deverá ser aabb. Com isso, temos a proporção de 1:16.