Exercícios sobre segunda lei de Mendel

Esta lista de exercícios sobre a segunda lei de Mendel é uma forma de testar seus conhecimentos sobre esse importante tópico da Genética.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Questões

  1. Questão 1

    A segunda lei de Mendel é também conhecida como:

    A) Lei da interação gênica simples.

    B) Lei da segregação independente.

    C) Lei dos fatores conectados.

    D) Lei da termodinâmica.

    E) Lei da ligação fatorial.

  2. Questão 2

    Marque a alternativa que indica uma importante diferença entre os experimentos realizados por Mendel que levaram às conclusões da primeira lei e aqueles realizados na determinação da segunda lei.

    A) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas puras.

    B) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a cruzar plantas de espécies diferentes.

    C) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e passou a analisar duas características das ervilhas ao mesmo tempo.

    D) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com plantas di-híbridas.

    E) Após as primeiras conclusões que levaram à determinação da primeira lei, Mendel deu continuidade aos seus trabalhos e só realizou cruzamentos com animais.

  3. Questão 3

    O que é um organismo di-híbrido?

    A) Organismo homozigoto para uma característica.

    B) Organismo homozigoto para duas características.

    C) Organismo heterozigoto para uma característica.

    D) Organismo heterozigoto para duas características.

    E) Organismo heterozigoto para uma característica e homozigoto para outra.

  4. Questão 4

    Marque a alternativa que melhor descreve o enunciado da segunda lei de Mendel:

    A) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.

    B) Cada característica é determinada por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose dupla.

    C) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se de maneira ligada para os gametas e combinam-se ao acaso.

    D) Os fatores para dois ou mais caracteres distribuem-se independentemente para os gametas e combinam-se ao acaso.

    E) Os genes interagem de modo que um gene inibe a manifestação de outro gene.

  5. Questão 5

    Quais gametas podem ser formados por um indivíduo di-híbrido RrPp?

    A) RP, Rp, rP e rp.

    B) RP e rp.

    C) Rr e Pp.

    D) R, r, P e p.

    E) RR, rr, PP e pp.

  6. Questão 6

    Quais os tipos de gametas formados por um indivíduo AaBBCc?

    A) Aa, BB e Cc.

    B) ABC, ABc, aBC e aBc.

    C) ABBC, ABBc, aBBC e aBBc.

    D) A, a, B, C e c.

    E) ABC e Abc.

  7. Questão 7

    Mendel realizou cruzamento entre ervilhas em homozigose para duas características e obteve uma geração F1 100% com sementes di-híbridas Ele então realizou a autofecundação das plantas da geração F1 e obteve a proporção fenotípica de:

    A) 9:6:3:1.

    B) 9:6:3:2.

    C) 9:3:3:1.

    D) 9:3:2:1.

    E) 9:1:1:1.

  8. Questão 8

    Qual a probabilidade de um casal formado por um homem sangue O- (iirr) e uma mulher sangue AB+ (IAIBRR) terem um filho O+?

    A) 0%.

    B) 25%.

    C) 50%.

    D) 75%.

    E) 100%.

  9. Questão 9

    (Fuvest SP) Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D e homozigoto dominante para o gene F. Considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Entre os gametas que poderão se formar, encontraremos apenas a(s) combinação(ões)

    A) AdF.

    B) AADDFF.

    C) AaddFF.

    D) AdF e adF.

    E) ADF e adf.

  10. Questão 10

    Imagine que um indivíduo apresente o seguinte genótipo: AaBbCcDdEeFf. Quantos tipos diferentes de gametas esse indivíduo poderá formar?

    A) 4

    B) 8

    C) 16

    D) 32

    E) 64

  11. Questão 11

    (Mackenzie SP) Em ervilhas, os genes que determinam sementes lisas e amarelas são dominantes em relação aos genes que determinam sementes rugosas e verdes. Considerando uma planta de sementes lisas e amarelas, di-híbrida, assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de gametas produzidos por essa planta com pelo menos um gene dominante.

    A) zero.

    B) 75%.

    C) 50%.

    D) 12,5%.

    E) 25%.

  12. Questão 12

    (Uece) Sabe-se que em porquinhos-da-índia o padrão “pelos lisos” domina sobre o padrão “pelos arrepiados”, enquanto a cor negra domina sobra a branca, estando os genes determinantes dessas características situados em pares de cromossomos homólogos diferentes. Cruzando-se porquinhos com padrão liso e de coloração negra, ambos heterozigotos para os dois loci, pode-se afirmar, corretamente, que a razão genotípica de porquinhos arrepiados e brancos é de:

    A) 9:16.

    B) 3:8.

    C) 1:16.

    D) 3:16.