Exercícios sobre Fílon de Alexandria

Esta lista de exercícios sobre Fílon de Alexandria permite fixar o conteúdo sobre esse importante filósofo.

Publicado por: Wigvan Junior Pereira dos Santos

Questões

  1. Questão 1

    Leia as afirmações a seguir a respeito de Fílon de Alexandria:

    I) Ele era também conhecido como “Fílon, o judeu”;

    II) Ele deixou uma extensa autobiografia, motivo pelo qual podemos saber vários fatos sobre a sua vida;

    III) Tudo o que se sabe sobre sua vida é aquilo que foi trazido pela obra do historiador Josefo;

    IV) Sua maior contribuição foi ter realizado a primeira aproximação entre o cristianismo e a filosofia árabe;

    V) A obra de Fílon, cerca de quarenta tratados, trouxe uma grande contribuição para o pensamento dos cristãos posteriores.

    Com base nas afirmações acima, estão corretas:

    a) Apenas I e IV;

    b) Apenas II e IV;

    c) Apenas IV;

    d) Apenas I, III e V;

    e) Apenas I, II, III e V

  2. Questão 2

    Quais são os dois principais fatores que nos ajudam a compreender a discussão sobre fé e razão que surge a partir do século I?

    a) Universalidade do cristianismo e o Cosmopolitismo de Alexandria;

    b) A criação das universidades e a perseguição aos cristãos;

    c) Realização do Concílio de Nicea e as invasões árabes;

  3. Questão 3

    Leia o que diz o historiador Werner Jaeger sobre Fílon de Alexandria:

    Para nós, Fílon de Alexandria é, evidentemente, o protótipo do filósofo judeu que absorveu toda a tradição grega e se serve do seu rico vocabulário conceptual e dos seus meios literários para provar o seu ponto de vista, não aos gregos, mas aos seus próprios compatriotas judeus. Isso é importante, visto que demonstra que toda a compreensão, mesmo entre gente não-grega, precisava do meio intelectual do pensamento grego e das suas categorias.”(JAEGER, 1991, p. 47-48).

    Segundo esse fragmento, podemos afirmar que:

    a) Fílon de Alexandria escrevia para converter os gregos ao cristianismo e para explicar os motivos pelos quais a filosofia grega deveria ser rejeitada;

    b) Fílon de Alexandria conhecia com profundidade a tradição grega e a judaica;

    c) Fílon de Alexandria não compreendia o vocabulário conceitual grego, por isso adaptava os termos gregos a uma linguagem que seus compatriotas pudessem compreender;

    d) Fílon de Alexandria escrevia para os próprios compatriotas judeus para mostrar a eles que o pensamento grego era importante.

  4. Questão 4

    Leia o seguinte fragmento da obra de Fílon de Alexandria:

    Como as ciências sobre as quais se baseia a cultura geral contribuem para o aprendizado da filosofia, assim também a filosofia contribui para a aquisição da sapiência. De fato, a filosofia é o esforço para alcançar a sapiência, e a sapiência é a ciência das coisas divinas e humanas e das causas destas. Portanto, como a cultura geral é serva da filosofia, assim também a filosofia é serva da sapiência”.

    Com base na leitura do fragmento acima, marque a alternativa incorreta:

    a) Para Fílon de Alexandria, a Filosofia era superior à Teologia. Por isso, todas as pessoas religiosas deveriam estudar o pensamento grego;

    b) A Filosofia é o esforço para alcançar a sapiência e isso quer dizer que o pensamento filosófico não pode ser desconsiderado;

    c) A sapiência é superior à Filosofia e, por isso, os profetas são superiores aos filósofos;

    d) A Filosofia é inferior à Teologia, mas a filosofia é indispensável para que não se interpretasse as escrituras de forma literal.

  5. Questão 5

    Em sua concepção de humano, Fílon de Alexandria conciliou o pensamento platônico ao pensamento religioso e estabeleceu que a vida humana teria três possibilidades. Quais são elas?

    a) Uma dimensão física, uma dimensão astral e uma dimensão empírica;

    b) Uma dimensão física, uma dimensão emocional e uma dimensão existencial;

    c) Uma dimensão física, uma dimensão racional e uma dimensão espiritual;

    d) Uma dimensão racional, uma dimensão emocional e uma dimensão empírica;

    e) Uma dimensão racional, uma dimensão ética e uma dimensão estética.