Exercícios sobre carga elétrica no campo magnético uniforme

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre o movimento das cargas elétricas nos campos magnéticos uniformes.

Publicado por: Rafael Helerbrock

Questões

  1. Questão 1

    Uma partícula eletricamente carregada com carga de 5,0 μC adentra uma região de campo magnético com velocidade de 2,0.106 m/s. O ângulo formado entre a velocidade da partícula e o campo magnético, de intensidade igual a 2,0 T, é de 90º. Calcule o módulo da força magnética que atua sobre a partícula.

    a) 15,0 N

    b) 20,0 N

    c) 18,0 N

    d) 2,0 N

    e) 12,0 N

  2. Questão 2

    Uma partícula de massa igual a 1,0 g, eletricamente carregada com 2,0 mC, adentra perpendicularmente e com velocidade de 10² m/s uma região de campo magnético uniforme de módulo igual a 0,5 T. O raio da trajetória dessa partícula, em metros, é de:

    a) 100,0 m

    b) 50,0 m

    c) 200,0 m

    d) 25,0 m

    e) 12,5 m

  3. Questão 3

    Uma partícula de massa igual a 1,5 g e com carga de 0,001 C adentra perpendicularmente uma região de campo magnético constante e igual a 0,5 T. O período do movimento dessa partícula é igual a:

    a) π s

    b) 6π s

    c) 3π s

    d) π/2 s

  4. Questão 4

    Em relação ao movimento de cargas elétricas em regiões de campo magnético uniforme, analise as alternativas a seguir:

    I – Quando uma partícula eletricamente carregada adentra perpendicularmente uma região de campo magnético uniforme, ela passa a descrever um movimento circular uniforme.

    II – A força magnética sobre as cargas elétricas que se movem em campos magnéticos uniformes é uma força centrípeta.

    II – Se o ângulo formado entre o vetor velocidade da carga e o vetor de campo magnético for igual a 0º ou 180º, a força magnética será nula.

    São verdadeiras:

    a) somente I

    b) I e II

    c) I, II e III

    d) II e III

    e) somente III