Exercícios sobre segunda lei de Newton

Faça esta lista de exercícios sobre segunda lei de Newton e avalie seus conhecimentos por meio da resolução das questões.

Publicado por: Pâmella Raphaella Melo

Questões

  1. Questão 1

    (Afasp) Durante um intervalo de tempo de 4 s, atua uma força constante sobre um corpo de massa 8,0 kg que está inicialmente em movimento retilíneo com velocidade escalar de 9 m/s. Sabendo-se que no fim desse intervalo de tempo a velocidade do corpo tem módulo de 6 m/s, na direção e sentido do movimento original, a força que atuou sobre ele tem intensidade de:

    A) 3,0 N no sentido do movimento original.

    B) 6,0 N em sentido contrário ao movimento original.

    C) 12,0 N no sentido do movimento original.

    D) 24,0 N em sentido contrário ao movimento original.

  2. Questão 2

    (Enem) Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar. As motos atingem o solo simultaneamente porque

    A) possuem a mesma inércia.

    B) estão sujeitas à mesma força resultante.

    C) têm a mesma quantidade de movimento inicial.

    D) adquirem a mesma aceleração durante a queda.

    E) são lançadas com a mesma velocidade horizontal.

  3. Questão 3

    (Fuvest) Um veículo de 5 kg descreve uma trajetória retilínea que obedece à seguinte equação horária: \(s=3t^2+2t+1\), em que s é medido em metros e t, em segundos. O módulo da força resultante sobre o veículo vale:

    A) 30 N

    B) 5 N

    C) 10 N

    D) 15 N

    E) 20 N

  4. Questão 4

    (UFMG) Um corpo de massa m está sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante, é porque:

    A) a força F é maior do que a da gravidade.

    B) a força resultante sobre o corpo é nula.

    C) a força F é menor do que a gravidade.

    D) a diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero.

    E) a afirmação da questão está errada, pois qualquer que seja F o corpo estará acelerado porque sempre existe a aceleração da gravidade.

  5. Questão 5

    Um objeto de 500 gramas está sobre uma superfície horizontal, sujeito à ação da força peso. Determine o módulo da força peso sobre esse objeto, sabendo que a aceleração da gravidade é de aproximadamente \(9,8\ m/s^2 \).

    A) 4900 N

    B) 2450 N

    C) 245 N

    D) 490 N  

    E) 4,9 N

  6. Questão 6

    Qual a aceleração adquirida por um carro de 900 kg que é empurrado por duas pessoas que fazem uma força resultante de 13 500 N?

    A) \(14\ m/s^2 \)

    B) \(20\ m/s^2 \)

    C) \(15\ m/s^2 \)

    D) \(12\ m/s^2 \)

    E) \(17\ m/s^2 \)

  7. Questão 7

    Qual a massa de um bloco puxado por um carro com força de 1500 N que adquire aceleração de \(10\ m/s^2 \)?

    A) 1500 kg

    B) 15 kg

    C) 1,5 kg

    D) 150 kg

    E) 0,15 kg

  8. Questão 8

    Duas pessoas empurram uma caixa da forma que vemos na imagem a seguir. Sabendo que a força que a primeira pessoa faz é \(\vec{F}_1\) e a força que a segunda pessoa faz é \(\vec{F}_2\), cujos valores são \(\vec{F}_1\) =30 N e \(\vec{F}_2\) =40 N, encontre o módulo da força resultante que move a caixa.

    Representação das forças aplicadas por duas pessoas em uma caixa amarela.

    A) 50 N

    B) 40 N

    C) 30 N

    D) 20 N  

    E) 10 N

  9. Questão 9

    Uma família está fazendo sua mudança e precisou mover uma caixa de massa 40 kg para dentro do caminhão. Ela foi movida por seus dois filhos simultaneamente, sendo que o primeiro aplicou uma força de 60 N e o segundo aplicou uma força de 20 N. Assim, encontre o valor da força resultante e a aceleração da caixa.

    A) \(1\ m/s^2 \)

    B) \(2\ m/s^2 \)

    C) \(3\ m/s^2 \)

    D) \(4\ m/s^2 \)

    E) \(5\ m/s^2 \)

  10. Questão 10

    Algumas crianças brincam de cabo de guerra. Do lado esquerdo, há três crianças fazendo as forças \(\vec{F_1}=10\ N\), \(\vec{F_2}=15\ N\) e \(\vec{F_3}=30\ N\). Já do lado direito há outras três crianças, que fazem as forças \(\vec{F_4}=40\ N\), \(\vec{F_5}=15\ N\) e \(\vec{F_6}=5\ N\). Determine o módulo da força resultante na corda e qual dos lados ganhará a brincadeira.

    A) \(-5\ N\), lado direito.

    B) \(-5\ N\), lado esquerdo.

    C) 5 N, lado direito.

    D) 0 N, nenhum lado.

    E) 5 N, lado esquerdo.

  11. Questão 11

    Uma força F é aplicada sobre dois blocos, de massa \(m_1=10\ kg\) e \(m_2=5\ kg\), que adquirem uma aceleração de \(4\ m/s^2 \), conforme podemos verificar na imagem a seguir. Em vista disso, encontre o valor da força F.

    Representação da força aplicada sobre dois blocos.

    A) 70 N

    B) 40 N

    C) 60 N

    D) 20 N

    E) 30 N

  12. Questão 12

    Quais das alternativas apresentam a unidade de medida correspondente à grandeza física estudada na segunda lei de Newton?

    I. A força peso é medida em metros por segundo ao quadrado.

    II. A força resultante é medida em Newton.

    III. A velocidade é medida em metros por segundo.

    IV. A aceleração é medida em Newton.

    V. A massa é medida em Coulomb por metro.

    A) Alternativas I e II.

    B) Alternativas III e IV.

    C) Alternativas I e V.

    D) Alternativas II e III.

    E) Nenhuma das alternativas está correta.