Exercícios sobre torque de uma força

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre o torque de uma força, grandeza vetorial que está relacionada com a força aplicada sobre um sistema capaz de rotacionar.

Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior

Questões

  1. Questão 1

    (Uece) Uma gangorra em um parquinho infantil é ocupada por dois gêmeos idênticos e de mesma massa, Cosmo e Damião. Na brincadeira, enquanto um dos irmãos sobe em um dos acentos do brinquedo, o outro desce no outro acento. O brinquedo pode ser descrito como uma haste rígida, com um acento em cada extremidade, e livre para girar em um plano vertical em torno do ponto central. Considere os torques na haste da gangorra exercidos pelas forças peso de Cosmo (τc) e de Damião (τd), em relação ao ponto central. Na configuração em que Cosmo está na posição mais alta, é correto afirmar que

    a) c| < |τd|.

    b) c| = |τd|.

    c) c| > |τd|.

    d) c| > –|τd|.

  2. Questão 2

    (Udesc) Ao se fechar uma porta, aplica-se uma força na maçaneta para ela rotacionar em torno de um eixo fixo onde estão as dobradiças. Com relação ao movimento dessa porta, analise as proposições.

    I. Quanto maior a distância perpendicular entre a maçaneta e as dobradiças, menos efetivo é o torque da força.

    II. A unidade do torque da força no Sl é o N.m, podendo também ser medida em Joule (J).

    III. O torque da força depende da distância perpendicular entre a maçaneta e as dobradiças.

    IV. Qualquer que seja a direção da força, o seu torque será não nulo, consequentemente, a porta rotacionará sempre.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente a afirmativa II é verdadeira.

    b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

    c) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

    d) Somente a afirmativa III é verdadeira.

    e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

  3. Questão 3

    Duas crianças estão brincando em uma gangorra. O brinquedo é feito de uma barra de madeira homogênea, possui 3 m de comprimento e o ponto fixo de giro está em seu centro. Sabendo que a criança mais leve está a 1,5 m do eixo de rotação da gangorra, qual deve ser a distância da criança mais pesada para que o sistema mantenha-se em equilíbrio horizontal?

    Dados: Massas das crianças: 30 kg e 22 kg.
               Aceleração da gravidade: 10 m/s2

    a) 1,10 m

    b) 1,00 m

    c) 1,25 m

    d) 1,30 m

    e) 1,50 m

  4. Questão 4

    Um estudante de engenharia desenvolveu o projeto de um braço mecânico capaz de abrir e fechar portas a partir de um comando de voz. O equipamento deveria ser instalado atrás da porta e, a partir de um determinado comando, teria capacidade de rotacionar o sistema. Na montagem do sistema, o braço mecânico foi instalado de forma que a posição onde exercia a força capaz de rotacionar a porta correspondia à metade da largura desta. O projeto não foi avaliado com a nota máxima porque:

    a) não há relevância no desenvolvimento de um braço mecânico com a finalidade de abrir portas.

    b) a rotação da porta seria impossível se o braço mecânico fosse instalado na posição planejada.

    c) o braço deveria ser instalado o mais próximo possível das dobradiças para que a rotação do sistema fosse executada com um menor esforço.

    d) o braço deveria ser instalado o mais distante possível das dobradiças para que a rotação do sistema fosse executada com um menor esforço.

    e) a posição escolhida para a instalação do braço mecânico corresponde à posição onde o esforço para rotação da porta é máximo.