Exercícios sobre Agropecuária do Centro-Oeste

A produção agropecuária do Centro-Oeste compreende grãos (como soja e milho), cana-de-açúcar e pecuária bovina.

Publicado por: Regis Rodrigues de Almeida

Questões

  1. Questão 1

    (PUC – RJ) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultora são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.

    (Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação.     Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006).

    Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.

    (A)   Valorização das terras, utilização intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.

    (B)   Aumento da utilização da mão de obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.

    (C)   Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.

    (D)   Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.

    (E)   Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.

  2. Questão 2

    A atividade agropecuária do Centro-Oeste tem como principais atividades a produção de soja, cana-de-açúcar, milho, gado de corte e produção de leite. Em relação à cana-de-açúcar, esta vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente em Goiás. Cite os principais fatores que contribuíram para essa expansão da cana no Centro-Oeste brasileiro.

  3. Questão 3

    (ENEM) Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos: o do proprietário de uma fazenda e o de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras:

    Depoimento 1

    "A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Além disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar, em dinheiro, o valor que eu quero." proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul.

    Depoimento 2

    "Sempre lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na Usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social. Ela é feita para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver que aqueles que possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela." integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá - MS.

    A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para defender a posição do proprietário de terras são:

    I. A Constituição do país garante o direito à propriedade privada, portanto, invadir terras é crime.

    II. O MST é um movimento político controlado por partidos políticos.

    III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem.

    IV. Este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça.

    Estão corretas as proposições:

    a) I, apenas.

    b) I e IV, apenas.

    c) II e IV, apenas.

    d) I, II e III, apenas.

    e) I, III e IV, apenas.

  4. Questão 4

    O Centro-Oeste brasileiro é considerado um “celeiro nacional”. O motor de desenvolvimento da agropecuária da região foi a chamada “Revolução Verde”. Sobre esse assunto, descreva sua origem, objetivos e impactos na região Centro-Oeste.