Exercícios sobre Amazônia

Esta lista de exercícios sobre Amazônia medirá seus conhecimentos sobre as principais características da mais importante formação florestal tropical do mundo.

Publicado por: Mateus Campos

Questões

  1. Questão 1

    Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país que possui vegetação de Floresta Amazônica:

    A) Argentina.

    B) Brasil.

    C) Colômbia.

    D) Peru.

    E) Venezuela.

  2. Questão 2

    A porção da vegetação da Amazônia formada por terras elevadas, na qual não ocorre eventos de cheias significativas, é corretamente chamada de

    A) mata de iguapé.

    B) mata de terra firme.

    C) mata de cocais.

    D) mata de altitude.

    E) mata de galeria.

  3. Questão 3

    Qual o tipo climático predominante na Amazônia?

    A) Tropical.

    B) Subtropical.

    C) Equatorial.

    D) Desértico.

    E) Temperado.

  4. Questão 4

    Assinale uma característica marcante dos rios que formam a hidrografia amazônica:

    A) Presença apenas de rios intermitentes.

    B) Inexistência de meandros nos afluentes.

    C) Baixa quantidade de sedimentos na água.

    D) Pequeno fluxo de vazão dos rios locais.

    E) Existência de vários rios navegáveis.

  5. Questão 5

    Indique um aspecto relativo à vegetação da Floresta Amazônica:

    A) Acentuada biodiversidade de plantas nativas.

    B) Ocorrência de espécies de origem xerófila.

    C) Existência de árvores apenas de baixo porte.

    D) Pequena quantidade de espécies endêmicas.

    E) Elevada uniformidade das espécies vegetais.

  6. Questão 6

    A Amazônia é um bioma que sofre diversos impactos ambientais. Uma ação amplamente praticada nesse bioma é a

    A) exploração de petróleo.

    B) verticalização das cidades.

    C) prática de queimadas.

    D) canalização dos rios.

    E) construção de indústrias.

  7. Questão 7

    Marque a alternativa que apresenta um motivo significativo do desmatamento da Amazônia:

    A) Formação de zonas industriais.

    B) Implementação de ramais ferroviários.

    C) Expansão da fronteira agrícola.

    D) Extração de jazidas de carvão mineral.

    E) Construção de usinas nucleares.

  8. Questão 8

    Qual região brasileira apresenta a maior cobertura de vegetação da Floresta Amazônica?

    A) Norte.

    B) Nordeste.

    C) Centro-Oeste.

    D) Sudeste.

    E) Sul.

  9. Questão 9

    (Enem 2013) Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.

    SANTOS, M.; SILVEIRA: M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXL. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).

    A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, com maior intensidade na Amazônia Legal, com a

    A) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados.

    B) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos.

    C) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.

    D) instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação.

    E) formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região.

  10. Questão 10

    (Enem 2018) Ao longo dos últimos 500 anos, o Brasil viu suas fronteiras do litoral expandirem-se para o interior. É apenas lógico que a Amazônia tenha sido a última fronteira a ser conquistada e submetida aos ditames da agricultura, pecuária, lavoura e silvicultura. A incorporação recente das áreas amazônicas à exploração capitalista tem resultado em implicações problemáticas, dentre elas a destruição do rico patrimônio natural da região.

    NITSCH, M. O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos. Estudos Avançados, n. 46, dez. 2002.

    Na situação descrita, a destruição do patrimônio natural dessa área destacada é explicada pelo(a)

    A) distribuição da população ribeirinha.

    B) patenteamento das espécies nativas.

    C) expansão do transporte hidroviário.

    D) desenvolvimento do agronegócio.

    E) aumento da atividade turística.

  11. Questão 11

    (Enem 2018) Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes. “A domesticação de plantas na floresta começou há mais de 8000 anos. Primeiro eram selecionadas as plantas com características que poderiam ser úteis ao homem e em um segundo momento era feita a propagação dessas espécies. Começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção”.

    OLIVEIRA, J. Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 dez. 2017 (adaptado).

    O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de

    A) primazia de saberes locais.

    B) ausência de ação antrópica.

    C) insuficiência de recursos naturais.

    D) necessidade de manejo ambiental.

    E) predominância de práticas agropecuárias.

  12. Questão 12

    (Enem 2019) Tal como foi concebido, o desenvolvimento da Amazônia pressupunha o desmatamento. Muitas forças foram envolvidas e constituíram uma teia de múltiplos interesses: as instituições financeiras internacionais, a tecnocracia militar e civil, as elites regionais e nacionais, as corporações transnacionais, os madeireiros, os colonos sem-terra e os garimpeiros.

    SANTOS, L. G. Politizar as novas tecnologias: o impacto sociotécnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003 (adaptado).

    O modo de exploração descrito opõe-se a um modelo de desenvolvimento que

    A) gera empregos formais.

    B) possibilita lucros imediatos.

    C) maximiza atividades de extração.

    D) reitera a dependência econômica.

    E) promove a conservação de recursos.