Exercícios sobre fusos horários do Brasil
Teste seus conhecimentos por meio da resolução desta lista de exercícios sobre os fusos horários do Brasil.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(Urca) A Terra recebe, em função do seu movimento de rotação e por conta do seu formato esférico, os raios solares de maneira desigual. Assim, enquanto em algumas áreas é dia, em outras é noite. O Brasil é um país de dimensões continentais. Desta forma, experimenta de maneira intensa essa "desigualdade"na distribuição dos raios solares, o que favorece a existência de mais de um fuso horário. Nesse sentido, o Brasil possui oficialmente:
A) Dois fusos horários.
B) O fuso horário de Brasília, que é a Hora Oficial do país.
C) Três fusos horários.
D) Seis fusos horários.
E) Quatro fusos horários.
Alternativa E.
O Brasil tem, oficialmente, 4 zonas horárias, ou fusos horários:
-
GMT-2;
-
GMT-3, que é o Horário de Brasília;
-
GMT-4;
-
GMT-5.
-
-
Questão 2
(UFRR) Os fusos horários no Brasil foram implementados em seu território, seguindo critérios geográficos e administrativos, para a melhor administração de um extenso território, o que requer a divisão do país em diferentes fusos horários para melhor organização e sincronização temporal. Considerando esse contexto, analise as assertivas a seguir:
I. O fuso horário oficial de Brasília, que é GMT-3, é adotado como referência para a maior parte do território brasileiro.
II. A divisão dos fusos horários no Brasil leva em consideração principalmente aspectos geopolíticos, como as diferentes fronteiras entre os estados.
III. O Brasil, além do horário oficial, possui outros três fusos horários: GMT-4, GMT-5 e GMT-2.
IV. A distribuição dos fusos horários no Brasil é adotada para reduzir os impactos das diferenças de longitude, facilitando a organização temporal em um país com vasta extensão territorial.
Com relação a essas assertivas é CORRETO afirmar que:
A) somente a I está correta.
B) somente I e III estão corretas.
C) somente I, II e IV estão corretas.
D) somente I e II estão corretas.
E) somente I, III e IV estão corretas.
Alternativa E.
A única assertiva incorreta é aquela de número II. Diferente do afirmado, a divisão dos fusos horários no Brasil não necessariamente leva em consideração os limites estaduais, isto é, isso não acontece em todos os fusos brasileiros. Basta observarmos a situação do estado do Amazonas, cuja região oeste está inserida no fuso GMT-5, e o restante de sua área integra o fuso GMT-4.
-
Questão 3
(UFRR) A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta, pois graças a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante a rotação, que é de, aproximadamente, vinte e quatro horas. Essas diferenças de horários criaram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar a hora local. Assim, foi definido um sistema de 24 fusos horários. No Brasil, no que se refere ao Sistema de Fusos Horários, podemos afirmar que:
A) Por possuir territórios no hemisfério norte e no hemisfério sul o Brasil apresenta dois fusos horários;
B) A grande extensão territorial do país faz com que o Brasil apresente 5 fusos horários;
C) Apesar de sua extensão territorial, todos os Estados da Federação encontram-se em um único fuso horário, o de Brasília;
D) Por se localizar no hemisfério ocidental os fusos horários no Brasil encontram-se adiantados em relação ao meridiano de Greenwich;
E) Como o Brasil se encontra inteiramente situado no hemisfério ocidental, temos nossos horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich.
Alternativa E.
O Brasil está posicionado a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, no Hemisfério Ocidental (ou Hemisfério Oeste). Por causa disso, diz-se que as horas no país estão atrasadas com relação ao horário de Greenwich. Devido à sua ampla dimensão territorial, o Brasil apresenta 4 diferentes fusos horários, sendo o Horário de Brasília (GMT-3) considerado oficial para a contagem das horas no país.
-
Questão 4
(UFMS) Zuri é uma imigrante que habita a capital sul-mato-grossense, e sua família reside em Nairóbi, capital do Quênia. Para amenizar a saudade, a irmã de Zuri enviou um e-mail informando que telefonaria para ela às 20 horas de sexta-feira, no horário oficial queniano.
Sabendo que as respectivas cidades possuem fusos horários distintos, a que horas Zuri deve esperar que seu telefone toque, sendo chamado pela irmã?
-
Dados: Campo Grande UTC -4; Nairóbi UTC +3.
A) Às 17 horas de sexta-feira.
B) Às 16 horas de sexta-feira.
C) Às 13 horas de sexta-feira.
D) À 0 hora do sábado.
E) Às 3 horas do sábado.
Alternativa C.
Para calcularmos a hora que o telefone será chamado no Brasil, devemos compreender o seguinte:
-
Nairóbi está adiantado com relação a Greenwich em 3 horas.
-
Invertendo os fatores, podemos afirmar que o horário em Greenwich é 3 horas atrasado com relação à cidade queniana.
-
Campo Grande (MS) está atrasada com relação ao meridiano em 4 horas.
-
Campo Grande (MS) fica a oeste de Nairóbi, portanto, seu horário é atrasado com relação a essa cidade.
Assim, para sabermos qual horário será em Campo Grande (MS), devemos subtrair as 7 horas do horário local de Nairóbi. Portanto: 20 – 7 = 13 horas do mesmo dia (sexta-feira).
-
-
Questão 5
(Ufam) A referência de um fuso horário é 0º. Sendo assim, considere que, em Londres (GMT+0), um relógio marque 12 horas.
Logo, em Brasília (GMT-3) o relógio marcará:
A) 08 horas.
B) 09 horas.
C) 15 horas.
D) 16 horas.
E) 21 horas.
Alternativa B.
O Horário de Brasília está 3 horas atrasado em comparação ao Horário de Londres. Assim, para sabermos qual hora o relógio na capital brasileira marcará, basta subtrairmos 3 do Horário de Londres. Portanto: 12 – 3 = 9 horas no Horário de Brasília.
-
Questão 6
(IFMT) Um empresário do ramo de comunicação teve uma semana de trabalho muito intensa, marcada por compromissos em diferentes lugares. O mesmo saiu do aeroporto de Fortaleza às 10 horas do dia 22 de setembro rumo ao aeroporto de Rio Branco para uma reunião de trabalho. A viagem durou 10 horas, incluindo as escalas, e o mesmo empresário ficou 7 horas em Rio Branco, pegando em seguida outro voo rumo a Fernando de Noronha, viajando por mais 18 horas.
Diante desse itinerário de viagens, pergunta-se: A que horas o empresário chegou a Rio Branco e a Fernando de Noronha, respectivamente?
A) Às 20 horas do dia 22 de setembro em Rio Branco e às 21 horas do dia 23 de setembro em Fernando de Noronha.
B) Às 18 horas do dia 22 de setembro em Rio Branco e às 21 horas do dia 23 de setembro em Fernando de Noronha.
C) Às 18 horas do dia 22 de setembro em Rio Branco e às 22 horas do dia 23 de setembro em Fernando de Noronha.
D) Às 18 horas do dia 23 de setembro em Rio Branco e às 22 horas do dia 24 de setembro em Fernando de Noronha.
E) Às 20 horas do dia 23 de setembro em Rio Branco e às 21 horas do dia 24 de setembro em Fernando de Noronha
Alternativa C.
-
Trajeto 1: Fortaleza (GMT-3) a Rio Branco (GMT-5) → Considerando que a capital acriana está 2 horas atrasada com relação à capital cearense (subtração) e que o tempo de voo foi de 10 horas, basta fazermos um cálculo simples:
-
10 (horário de saída) + 10 (tempo de voo) – 2 (fuso) = 18 horas. Portanto, ele chegou em Rio Branco às 18 horas do dia 22 de setembro, isto é, no mesmo dia.
-
-
Trajeto 2: Rio Branco (GMT-5) a Fernando de Noronha (GMT-2) → Se o empresário ficou aguardando 7 horas em Rio Branco até o seu voo, temos que ele decolou somente à 1 hora da manhã do dia 23 de setembro. Lembre-se que, ao analisarmos o trajeto 1, concluímos que ele chegou no Acre às 18 horas do dia 22. Para sabermos o horário local que ele pousou no arquipélago, temos que considerar, além do tempo de voo, o fato de que Fernando de Noronha está 3 horas adiantado com relação a Rio Branco. Então:
-
Avião partiu à 1 hora da manhã;
-
Tempo de voo: 18 horas;
-
Fuso horário: 3 horas;
-
1 + 18 + 3 = 22 horas. Portanto, ele chegou em Fernando de Noronha às 22 horas do dia 23 de setembro.
-
-
-
Questão 7
(Vunesp – MPE/SP) Um avião sai da cidade de São Paulo com destino a Manaus às 22h do dia 2 de dezembro de 2015. Sabendo-se que a longitude de São Paulo é 46° 38’ oeste, a longitude de Manaus é 60° 0’ oeste, a duração do voo é de 2 horas e que Manaus não adota horário de verão, qual o horário local na chegada do voo?
A) 21h do dia 2 de dezembro de 2015.
B) 22h do dia 2 de dezembro de 2015.
C) 23h do dia 2 de dezembro de 2015.
D) 0h do dia 3 de dezembro de 2015.
E) 1h do dia 3 de dezembro de 2015.
Alternativa B.
Para encontrarmos essa resposta, precisamos levar em conta o seguinte:
-
Manaus está localizada no fuso GMT-4, e São Paulo está no fuso GMT-3 (Horário de Brasília). Assim, a cidade amazonense está uma 1 atrasada com relação à cidade paulista (-1). Por isso, devemos fazer uma subtração para encontrar o horário em Manaus.
-
No ano de 2015, parte do Brasil ainda adotava o horário de verão, quando os relógios eram adiantados em 1 hora. No período da viagem considerada, essa mudança estava vigente em São Paulo, mas não em Manaus. Devemos, então, subtrair mais 1 hora para calcularmos corretamente o horário local de Manaus.
-
O tempo de voo deve ser sempre somado: +2 horas.
Como queremos saber o horário em Manaus, fazemos o seguinte cálculo:
22 horas + 2 horas (voo) - 1 hora (fuso) – 1 horas (diferença do horário de verão) = 22 horas. Portanto, eram 22 horas do dia 2 de dezembro quando o avião pousou em Manaus.
-
-
Questão 8
(Furb) Devido as suas dimensões continentais, o Brasil possui, ao todo, quatro fusos horários e, diante disso, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras. Porém, essa realidade nem sempre esteve presente no País, pois, em outros tempos, quando o território brasileiro não era muito povoado, sobretudo nos tempos em que população se concentrava na região litorânea, o País contava apenas com um fuso. Dito de outra forma, podemos falar que existem regiões mais adiantadas e atrasadas em relação ao horário oficial de Brasília. Diante do exposto, pode-se afirmar que o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas, em relação à capital Brasília, estão:
A) Duas horas adiantados.
B) Uma hora atrasados.
C) Duas horas atrasados.
D) Uma hora adiantados.
E) Três horas atrasados.
Alternativa C.
O estado do Acre e parte do estado do Amazonas estão inseridos no fuso GMT-5, que fica a 2 horas do fuso GMT-3, mais conhecido como Horário Oficial de Brasília. Portanto, eles estão 2 horas atrasados com relação à capital.
-
Questão 9
(IFTO - Adaptada)
O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km², tendo uma principal – a maior de todas também chamada "Fernando de Noronha" –, como única ilha habitada. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do Ibama.
Disponível em: http://www.ilhadenoronha.com.br. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).
Em relação ao Horário Oficial de Brasília, o Arquipélago apresenta:
A) localização em fuso diferente e acréscimo de 2 horas.
B) localização no mesmo fuso e mesmo horário.
C) localização em fuso diferente e acréscimo de 1 hora.
D) mesmo horário e localização com diferença de cinco fusos.
E) seis fusos de diferença e duas horas a menos.
Alternativa C.
Fernando de Noronha fica no fuso GMT-2, que está à frente do Horário Oficial de Brasília em 1 hora. Portanto, o arquipélago apresenta localização diferente com acréscimo de 1 hora.
-
Questão 10
(Fundatec - Adaptada) Analise a imagem abaixo do mapa do Brasil – Fuso horário civil:

Fonte: Atlas Escolar do IBGE.
Acerca dos fusos de nosso país, representados na imagem anterior, assinale a alternativa correta.
A) A padronização dos horários brasileiros foi introduzida em 1º de janeiro de 1914, após decreto publicado no ano anterior. Desde então esse padrão de fusos, com quatro horas diferentes para o território brasileiro, é mantido inalterado.
B) Em 24 de abril de 2008, foi aprovada uma nova legislação que eliminou o antigo fuso de –5 horas em relação a Greenwich e reduziu a quantidade de fusos brasileiros para três. Essa alteração dos fusos não foi mais modificada e vigora até os dias atuais.
C) O Acre realizou em 31 de outubro de 2010 (junto ao segundo turno da eleição presidencial) um referendo que alterava a mudança nos fusos feita pela lei criada em abril de 2008. Com este referendo foi decidido, pela maioria dos eleitores acrianos, que o estado deveria voltar ao antigo horário, voltando a ter –2 horas em relação ao Horário de Brasília.
D) Desde o ano de 1985, de maneira ininterrupta, os estados mais ao sul do Brasil realizam o chamado horário de verão. Isso faz com que estados do sul, como o Rio Grande do Sul, fiquem parte do ano com uma hora adiantada, em relação aos estados do nordeste que, normalmente, apresentam a mesma hora do sul do país.
E) Atualmente, devido a algumas mudanças no sistema de fusos do país, nenhum estado da federação apresenta mais de um fuso horário.
Alternativa C.
Os fusos horários brasileiros foram estabelecidos no ano de 1913, mas passaram por mudanças importantes no decorrer do tempo. Em 2008, por exemplo, o Acre havia sido integrado ao fuso GMT-4. No entanto, mediante o apelo popular, um referendo foi realizado em 2010, e a população decidiu voltar para o fuso GMT-5, 2 horas atrasado com relação ao Horário de Brasília. A efetivação dessa mudança aconteceu em 2013.
-
Questão 11
(Ibade - Adaptado) Os países com grande extensão territorial normalmente possuem diferentes faixas de fuso horário. Um voo direto entre Rio Branco, capital do Acre, e a cidade de Brasília, capital federal, dura 3 horas. Sendo assim, um voo que decolou de Rio Branco às 16:00 do dia 03 de julho de 2025 chegou em Brasília no seguinte horário:
A) 18:00
B) 19:00
C) 20:00
D) 21:00
E) 22:00
Alternativa D.
A cidade de Brasília está no fuso GMT-3, enquanto a cidade de Rio Branco está no fuso GMT-5. Portanto, Brasília está 2 horas adiantada com relação a Rio Branco (+2). Considerando o horário de saída de Rio Branco, o tempo de voo (+3) e o fuso horário (+2), temos o seguinte cálculo: 16 + 3 + 2 = 21. Portanto, o avião chegou a Brasília às 21 horas.
-
Questão 12
(IBFC - Adaptada)
Os fusos horários podem ser definidos como as zonas delimitadas por dois meridianos consecutivos da superfície terrestre, cuja hora legal, por convenção, é a mesma.
(FITZ, 2008)
Considerando que no Horário de Brasília são 12:00 horas e que não se está no horário de verão, assinale a alternativa correta.
A) No Maranhão são 10:00 h.
B) No Acre são 13:00 h.
C) Em Manaus são 14:00 h.
D) Em Minas Gerais são 11:00 h.
E) Na Bahia são 12:00 h.
Alternativa E.
Analisemos o horário nos estados e nas cidades acima de acordo com o fuso horário.
-
Acre (GMT-5) está 2 horas atrasado com relação à Brasília. Assim, será 10 horas no estado.
-
Manaus (GMT-4) está 1 hora atrasada com relação à Brasília. Lá, o relógio marca 11 horas.
-
Maranhão, Minas Gerais e Bahia estão no mesmo fuso que Brasília (GMT-3). Portanto, também será 12 horas nessas localidades. A alternativa E indica a hora correta no estado da Bahia.
-