Exercícios sobre Hierarquia das Cidades

A rede urbana estrutura-se a partir da Hierarquia das Cidades, que se configura a partir dos diferentes níveis de centralidades urbanas.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Questões

  1. Questão 1

     As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e meios de comunicação, formando uma rede onde se estabelecem fluxos de mercadorias, pessoas e informações. As relações nessa rede urbana são hierárquicas, pois algumas cidades exercem papel de comando, estando no topo da hierarquia urbana”.

    LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005.p.518-520.

    Os tipos de cidades a que o autor se refere, responsáveis pelo comando geral do funcionamento econômico da globalização, são as:

    a) capitais desenvolvidas, a exemplo de Brasília.

    b) megacidades, a exemplo do Rio de Janeiro.

    c) cidades industriais, a exemplo do ABC paulista.

    d) cidades tecnológicas, a exemplo de Manaus.

    e) cidades globais, a exemplo de São Paulo.

      

  2. Questão 2

    “Quanto mais amplo o leque de serviços oferecidos, maior será a influência econômica, política e cultural da cidade, que pode chegar a polarizar toda a rede urbana local, regional ou até mesmo nacional. O grau dessa influência é que determina a existência de uma hierarquia urbana [...]”.

    <SILVA, V. G. Geografia do Brasil e Geral: povos e territórios. São Paulo: Escala Educacional, 2005. p.70>.

    Sobre a temática abordada pelo texto, assinale a alternativa correta:

    a) a hierarquia urbana estrutura-se a partir do grau de complexidade das economias regionais, de forma que se encontram em um maior nível nessa composição aquelas cidades que possuem uma elevada integração apenas com o seu entorno.

    b) não é possível pensar em hierarquia urbana em países muito periféricos, uma vez que neles não há um coeficiente mínimo de urbanização que garanta a estruturação de uma rede de cidades.

    c) existem centros regionais e até nacionais que, apesar de contarem com serviços e estruturas sofisticados, não apresentam qualquer influência sobre outras cidades no país, como é o caso de muitas capitais brasileiras.

    d) a tendência atual em curso no Brasil é uma diminuição nas disparidades da hierarquia urbana, uma vez que se encontra em curso no país um processo de descentralização das atividades produtivas.

  3. Questão 3

    Tabela caracterizando a hierarquia das centralidades urbanas brasileiras
    Tabela caracterizando a hierarquia das centralidades urbanas brasileiras

    Fonte: IPEA; IBGE. Caracterização e tendências da rede urbana do Brasil: estudos básicos para caracterização da rede urbana. Brasília: IPEA, 2001, p.42 [adaptado].

    Conforme os dados fornecidos pela tabela e o tema a ela referente, considere as informações abaixo:

    I. O número pequeno de cidades com padrão metropolitano no Brasil explica-se pelo caráter concentrador da história econômica no país.

    II. São Paulo pode ser considerada um exemplo de cidade com padrão metropolitano, enquanto Cuiabá enquadra-se na categoria de capital regional.

    III. Uma cidade com nível de centralidade fraco, com padrão tendendo a centro local, não é capaz de exercer influência a qualquer outra aglomeração urbana.

    IV. As chamadas capitais regionais no país não possuem grande relevância no contexto econômico brasileiro, uma vez que suas funções praticamente limitam-se ao setor de serviços.

    Sobre essas informações, podemos afirmar que:

    a) I e II estão corretas.

    b) I e III estão incorretas.

    c) II e IV estão incorretas.

    d) I, II e III estão corretas.

    e) Todas estão corretas

  4. Questão 4

    (VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):

    a) centros regionais

    b) cidades-dormitórios

    c) metrópoles nacionais

    d) capitais regionais

    e) metrópoles regionais

  5. Questão 5

    (UFJF-MG)

    As figuras a seguir representam dois esquemas de relações entre as cidades: o clássico e o atual.

    Esquema conceitual da hierarquia urbana

    Por que a concepção tradicional de hierarquia urbana está sendo substituída pela atual?

    a) Porque muitos distritos, vilas e até mesmo bairros se emanciparam e foram elevados à categoria de município.

    b) Porque o êxodo rural leva ao desaparecimento de muitas vilas e cidades pequenas, localizadas distantes das metrópoles.

    c) Porque o avanço tecnológico dos transportes e comunicações e a disponibilidade de renda encurtam as distâncias.

    d) Porque a queda de regimes totalitários não permitiu maior mobilidade da população e favoreceu a migração interurbana.

    e) Porque as atuais diretrizes do planejamento urbano promoveram a concentração das indústrias de base nas metrópoles.