Exercícios sobre mangue
Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre mangue, vegetação que forma os manguezais, importante ecossistema presente no litoral do Brasil.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(FGV / IBGE) A figura a seguir apresenta a paisagem típica dos manguezais que ocorrem nas áreas costeiras tropicais do território brasileiro.

Dentre as características do ambiente e da vegetação dos mangues, destacam-se, respectivamente:
A) a variação de salinidade pelo fluxo e refluxo das marés; as raízes respiratórias que compensam a falta de oxigênio no substrato;
B) a elevada acidez da água pela decomposição da matéria orgânica; as espécies adaptadas às variações sazonais de umidade;
C) o acentuado grau de erosão pela dinâmica das ondas; as espécies com folhas em forma de agulhas que evitam a perda de água;
D) os solos arenosos formados pelo intemperismo químico; a grande biodiversidade da flora que equilibra as restrições edáficas;
E) os solos com baixo teor de matéria orgânica; as raízes-escoras da vegetação que se fixam no substrato rochoso dos estuários.
Alternativa A.
Os mangues desenvolvem-se em uma área de transição entre a terra firme e o mar, estando sujeitos a condições de variação de salinidade e de movimento das marés. Pelo fato de estar permanentemente alagada, a vegetação do mangue é dotada de raízes aéreas que são adaptadas a esse tipo de ambiente.
-
Questão 2
(Consulpam) É uma vegetação típica de ambientes salinos, como os manguezais, onde se tem a presença de água salobra:
A) Mesófila.
B) Xerófila.
C) Tropófila.
D) Halófila.
Alternativa D.
A vegetação halófita é aquela que se adapta a ambientes superúmidos e de alta salinidade, como é o caso dos manguezais.
-
Questão 3
(UEL) Analise a figura a seguir.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre os manguezais, considere as afirmativas a seguir.
I. São formados em ambientes de transição das águas fluviais para as águas oceânicas, nas zonas de contato entre terra e mar.
II. Trata-se de um domínio morfoclimático que se desenvolve graças à biodiversidade ambiental que caracteriza as suas florestas.
III. Sua fauna representa importante fonte de alimentos para o habitante, que depende deste ecossistema para extrair seu meio de subsistência.
IV. A ausência de legislação de proteção aos manguezais resultou no seu desaparecimento em escala global.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e III são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Alternativa B.
As afirmativas I e III são corretas, enquanto as afirmativas II e IV são incorretas.
-
A afirmativa II está incorreta porque o manguezal não é um domínio morfoclimático, mas, sim, um ecossistema.
-
A afirmativa IV está incorreta porque há, sim, leis que protegem os manguezais, como é o caso do Decreto Nº 12.045, de 5 de junho de 2024, da Lei da Mata Atlântica, de resoluções do Conama e outros dispositivos legais brasileiros.
-
-
Questão 4
(Uece - CEV) Nas desembocaduras fluviais dos rios da região Nordeste do Brasil, ocorrem os ambientes estuários que abrigam um importante ecossistema costeiro conhecido como manguezal.
Considerando as características desse ecossistema, assinale a afirmação verdadeira.
A) Quando comparados a outras florestas tropicais, os manguezais do nordeste brasileiro são pobres em espécies, condição, em parte, relacionada à elevada salinidade que impede a ocorrência de espécies de água doce nestes ambientes.
B) Os solos indiscriminados de mangue, que são compostos majoritariamente por sedimentos finos, são ricos em oxigênio e representam um fator determinante para a distribuição abundante da vegetação nestes ambientes.
C) Estes ambientes ocorrem indistintamente em todo o litoral brasileiro, desde os estados da região Sul, no limite com o Uruguai, até o estado do Amapá onde apresentam maior porte e diversidade de espécies.
D) A distribuição da vegetação halófila adaptada a este tipo de ambiente, ocorre de forma uniforme, não obedecendo a critérios topográficos e oceanográficos como temperatura e salinidade.
Alternativa A.
Os manguezais da região Nordeste apresentam, sim, menor biodiversidade do que os manguezais das demais florestas tropicais, o que acontece pelo tipo de ambiente em que eles se desenvolvem.
-
Questão 5
(Fuvest)
“O Brasil possui a segunda maior área de cobertura de manguezais do globo. Esses ecossistemas proporcionam segurança alimentar às populações costeiras; habitat para espécies terrestres, aves e peixes; e sequestro de carbono. A conservação dos manguezais também é uma solução eficaz para o clima. No entanto, esses ecossistemas e seu vasto potencial natural de armazenamento de carbono são vulneráveis aos impactos causados por atividades antrópicas. No Brasil, aliás, os manguezais estão em perigo. Em 2020, o governo brasileiro aprovou legislação que eliminaria a proteção de manguezais em benefício do desenvolvimento imobiliário. Felizmente, em dezembro de 2021, o Supremo Tribunal Federal considerou essa legislação inconstitucional”.
BEZERRA et al. 2022. “Brazil’s mangroves: Natural carbon storage”. Science, 375(6586): 1239. Adaptado.
Com base no texto, o processo biológico e a atividade socioeconômica sustentável que explicam a importância dos manguezais são, respectivamente,
A) a alta reciclagem de matéria orgânica e os acúmulos de nutrientes para a exploração de fertilizantes.
B) o alto sequestro de carbono e o extrativismo por comunidades costeiras tradicionais.
C) a alta produtividade ecossistêmica e o potencial de exploração para a indústria madeireira.
D) um estágio intermediário da sucessão ecológica litorânea e a proteção para as áreas costeiras.
E) o alto armazenamento de carbono e as áreas planas que permitem expansões imobiliárias.
Alternativa B.
Além da promoção do sequestro do carbono da atmosfera, que garante importância aos mangues, as comunidades tradicionais litorâneas praticam o extrativismo animal e o extrativismo vegetal nos manguezais, obtendo parte do seu sustento desse ecossistema.
-
Questão 6
(Fuvest) Leia o seguinte texto.
O quilombola Francisco Sales Coutinho Mandira até tentou sair da lama, mas logo percebeu que o mangue era o seu lar. Tivesse investido em continuar como ajudante de pedreiro, quando ficou dois anos fora do quilombo que leva seu sobrenome, certamente hoje não conheceria África do Sul, Dinamarca e Itália. Tudo porque organizou os quilombolas para fazer uso racional dos recursos naturais. Fez tão bem que virou exemplo internacional (...). A mudança começou em 1993, quando pesquisadores da USP e órgãos do governo passaram a divulgar o conceito de reserva extrativista, em que populações tradicionais continuam retirando seu sustento da natureza, mas deforma planejada.
Revista Unesp Ciência, maio de 2014.
Sobre o ecossistema manguezal, é correto afirmar:
A) É formado por uma rica biodiversidade vegetal, com presença principal de coníferas e nele vivem sobretudo crustáceos, os quais servem de alimento e renda para populações costeiras.
B) Define-se como formações rasteiras ou herbáceas que atingem até 60 cm, constituindo ambiente propício à reprodução de espécies marinhas e favorável à pesca artesanal, fonte de renda para populações tradicionais.
C) É constituído de solo predominantemente lodoso, deficiente em oxigênio, com espécies vegetais adaptadas à flutuação de salinidade, onde se reproduzem espécies de peixes, moluscos e crustáceos, fonte de alimento e renda para populações tradicionais.
D) Corresponde a cordão arenoso coberto por vegetação rasteira, rico em nutrientes, onde se alimentam mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos, constituindo-se fonte de alimento e renda para populações costeiras.
E) Caracteriza-se por vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes muito profundas e galhos retorcidos, abrigando o mineral ferro, com grande valor de mercado, o qual constitui fonte de renda para populações tradicionais.
Alternativa C.
Os manguezais são caracterizados pelo solo lodoso influenciado pela umidade do ambiente em que eles se desenvolvem. Soma-se a isso a variação da salinidade das águas, e o fato de os manguezais serem áreas de reprodução de espécies tornam esse um ecossistema único e muito importante para o equilíbrio do meio ambiente.
-
Questão 7
(Uema) Os mangues, representados na Figura pelo número 1, são a espinha dorsal das costas dos oceanos tropicais, sendo muito mais importantes para o equilíbrio da Biosfera do que anteriormente se supunha. Embora essa floresta lamacenta e de cheiro característico não tenha o encantamento de florestas tropicais ou recifes de corais, elas formam um importante habitat, berçário para inúmeras espécies permanentes (2) ou temporárias (3) de peixes, crustáceos, aves, insetos e mamíferos. Os fragmentos da vegetação (4), a energia solar (5) e a chuva (6) favorecem uma ciclagem de nutrientes muito eficientes e cadeias alimentares extremamente complexas.
A figura, a seguir, representa o ecossistema manguezal.

Tomando como base o texto verbal e a figura, é correto afirmar, em relação ao ecossistema manguezal, que:
A) os manguezais, com condições que limitam bastante a variedade de vegetação, como alagamento periódico, fundo lodoso, salobro e mal arejado, não apresentam espécies típicas de plantas.
B) o status do manguezal como Área de Preservação Permanente (APP) é suficiente para garantir sua proteção contra os impactos causados pelo homem.
C) as cadeias alimentares e os ciclos de nutrientes que ocorrem nos manguezais são exclusivamente marinhos.
D) a fauna, a exemplo do caranguejo, vive permanentemente no manguezal, embora a maioria seja migratória.
E) o fluxo e o refluxo da maré provocam assoreamento do manguezal, independente da presença do mangue.
Alternativa D.
Os manguezais são repletos de espécies típicas de plantas, e, pela sua importância para a contenção do assoreamento, para a reprodução das espécies e para a manutenção do meio ambiente, são protegidos por leis ambientais no Brasil. Além disso, apresenta uma fauna própria, que é composta por animais como os caranguejos, que são representativos do mangue.
-
Questão 8
O manguezal é um ecossistema presente no litoral brasileiro, sendo ele parte do bioma Mata Atlântica. Com base em seus conhecimentos sobre a composição natural dos estados do Brasil, quais são aqueles que concentram a maior parcela dos manguezais do país?
A) Maranhão e Pará
B) São Paulo e Rio de Janeiro
C) Espírito Santo e Bahia
D) Paraná e Santa Catarina
E) Amapá e Amazonas
Alternativa A.
O Maranhão e o Pará são os dois estados brasileiros que conservam a maior extensão dos manguezais do território nacional. Em conjunto, sua área representa quase 65% dos manguezais brasileiros, segundo informa o ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
-
Questão 9
Os manguezais são ecossistemas que apresentam inúmeras particularidades conferidas pelas condições do ambiente em que eles se desenvolvem. Além da salinidade variável, da constante influência das marés e da presença de áreas permanentemente alagadas, o clima é de grande contribuição para a manutenção dos mangais, como também são chamados. Quais são as principais características do clima dos manguezais?
A) Baixa umidade relativa do ar e longos períodos de estiagem
B) Acentuada amplitude térmica diária e alta umidade do ar
C) Pluviosidade elevada e ao menos uma estação quente
D) Acentuada amplitude térmica anual e pluviosidade elevada
E) Calor intenso e baixa umidade relativa do ar
Alternativa C.
O clima dos manguezais tem como aspectos principais volumes elevados de chuva e manutenção de alta umidade do ar, com ao menos uma estação quente durante o ano.
-
Questão 10
(Furb) Os manguezais desempenham papéis ecológicos e econômicos fundamentais, especialmente para comunidades costeiras que dependem da pesca e do turismo sustentável. Considerando a importância da restauração ecológica em áreas degradadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A restauração ecológica de manguezais contribui para a recuperação da biodiversidade e para a melhoria dos serviços ecossistêmicos, fortalecendo a economia local baseada em recursos naturais renováveis.
II. A degradação dos manguezais pode resultar em perda da capacidade de amortecer eventos extremos, como enchentes e tempestades, aumentando os custos econômicos com desastres naturais.
III. A exploração econômica imediata e intensiva dos manguezais, sem medidas de conservação, assegura crescimento econômico sustentável a longo prazo.
IV. A implementação de projetos de restauração ecológica pode gerar emprego e renda, além de aumentar a resiliência dos ecossistemas frente às mudanças climáticas.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) IV, apenas.
D) I, II, III e IV.
E) II e III, apenas.
Alternativa A.
Todas as afirmativas estão corretas, com exceção daquela de número III. Diferente do que é dito, a exploração econômica intensiva não assegura o crescimento econômico sustentável, já que não respeita os ciclos naturais do ecossistema e pode, inclusive, prejudicar a economia local que gira em torno dos manguezais.
-
Questão 11
(FDF) No rol de problemas ambientais enfrentados pelo Brasil, a deterioração dos manguezais decorre:
A) da implantação de projetos de requalificação, que modificam o equilíbrio ambiental com a construção de corredores ecológicos e de reservas extrativistas.
B) do fenômeno de predação e especiação gênica, que altera os espaços com a chegada de espécies exóticas nos ambientes costeiros.
C) da intervenção antrópica, que modifica e compromete o ecossistema com a construção de aterros e o despejo de resíduos.
D) do processo de fragmentação de terras devolutas, com a distribuição de lotes nos programas públicos de assentamento de famílias sem moradia.
E) da inversão dos fluxos endorreicos dos rios litorâneos, com a transposição destinada ao abastecimento de cultivos no interior do país.
Alternativa C.
A intervenção dos seres humanos na natureza, com a sua exploração intensiva, é o maior problema ambiental enfrentado, hoje, nos manguezais.
-
Questão 12
(Enem)
Em Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do barreiro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho.
TRISTÃO, M. A educação ambiental e o pós-colonialismo. Revista de Educação, n. 53, ago. 2014.
Uma característica de práticas tradicionais como a exemplificada no texto é a vinculação entre os recursos do mundo natural e a:
A) manutenção dos modos de vida.
B) conservação dos plantios da roça.
C) atualização do modelo de gestão.
D) participação na sociedade de consumo.
E) especialização nas etapas de produção.
Alternativa A.
Para além da importância ecológica e ambiental, os manguezais são ecossistemas que garantem o sustento de comunidades e representam parte da sua cultura. Com isso, o texto mostra a relação entre os recursos do mundo natural e a manutenção dos modos de vida.