Exercícios sobre a urbanização atual do Brasil

Estes exercícios sobre a urbanização atual do Brasil abordam os aspectos as tendências da expansão e do comportamento das cidades brasileiras e suas redes.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Questões

  1. Questão 1

     “As cidades brasileiras de porte médio, localizadas ao longo de rodovias, ganharam mais habitantes na última década do que as capitais de nove regiões metropolitanas, que anteriormente puxavam o avanço populacional.

    A afirmação foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do cruzamento dos porcentuais de crescimento da população dos municípios brasileiros de 2000 a 2010 com informações sobre a variação de renda no mesmo período. […]”.

    Revista Exame, 15 jul. 2011. Adaptado.

    O processo atual de crescimento das cidades médias no Brasil vem acompanhado:

    a) da aceleração do êxodo rural

    b) da relativa desmetropolização

    c) da expansão do modal rodoviário

    d) do decréscimo dos loteamentos metropolitanos

    e) do recrudescimento da industrialização urbana

  2. Questão 2

     “Dados recentes revelam que, na maioria das grandes metrópoles brasileiras, um maior número de pessoas leva mais tempo em seus deslocamentos cotidianos […]. Na região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, o percentual de pessoas que levavam mais de uma hora no trajeto casa trabalho passou de 13,5%, em 2001, para 16,5%, em 2008. Em São Paulo, o recorde de congestionamento, que foi batido por duas vezes no mesmo dia em 2009, chegou a 294 km. Para aqueles que utilizam o transporte público, entre todas essas dificuldades, soma-se ainda o alto preço das tarifas, complicador maior no caso de mercados de trabalhos organizados na escala metropolitana e que exigem deslocamentos cada vez mais distantes, baldeações e trocas intermunicipais.

    RIBEIRO, L. C. Q., RODRIGUES, J. M. Da crise de mobilidade ao apagão urbano. Observatório das metrópoles. Disponível em: < Observatório das metrópoles>. Acesso em: 17 abr. 2015.

    A problemática apontada pelo texto acima se relaciona com o conceito de:

    a) expansão das megacidades.

    b) periferização e favelização.

    c) incremento da mobilidade espacial.

    d) macrocefalia urbana.

    e) conurbação metropolitana.

  3. Questão 3

     “Dentro da rede urbana, as cidades são os nós dos sistemas de produção e distribuição de mercadorias e prestação de serviços diversos. Elas se organizam segundo níveis hierárquicos distribuídos de forma desigual pelo território”.

    SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2010. p.626.

    No contexto atual da rede urbana brasileira, a má distribuição dos níveis hierárquicos no território nacional mencionado no trecho acima se expressa corretamente em:

    a) Concentração industrial na região Norte e produção agropecuária no Centro-Oeste.

    b) Polarização econômica do Centro-Sul e desarticulação estrutural na Amazônia.

    c) Maior presença de metrópoles nacionais no litoral nordestino e subordinação econômica na região Sul.

    d) Subordinação econômica de todas as unidades territoriais ao poderio político da RIDE de Brasília.

    e) Desaceleração do crescimento urbano nas regiões Centro-Oeste e Norte e expansão territorial das capitais do Nordeste.

  4. Questão 4

    (UERJ/2014)

    Charge crítica sobre a questão urbana
    Charge crítica sobre a questão urbana

    A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados com o objetivo de promover sua renovação física e funcional.

    Considerando a charge, a nova dinâmica espacial pode ter a seguinte consequência sobre o processo de urbanização nessa região da metrópole carioca:

    a) mudança do perfil social

    b) degradação do setor comercial

    c) aumento da atividade industrial

    d) redução da acessibilidade viária

  5. Questão 5

    (ENEM/2013)

    Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

    MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Vozes, 2001.

    A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

    a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.

    b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.

    c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.

    d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.

    e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.