Exercícios sobre o Canal de Suez

A partir destes exercícios, testaremos seus conhecimentos acerca do Canal de Suez e sua importância para o comércio marítimo mundial.

Publicado por: Hugo Mota

Questões

  1. Questão 1

    A construção do Canal de Suez, na Península do Sinai, no Egito, representou uma redução expressiva nos custos com o transporte de cargas entre a Ásia e a Europa. Contudo, atualmente, sua utilização tem sido reconsiderada em função dos seguintes fatores:

    a) Os altos custos cobrados pela administração do Canal de Suez para a realização da travessia / A reduzida capacidade de cargas do Canal, que se tornou obsoleto em relação ao porte dos atuais navios de carga / A convenção de Constantinopla (1888) consolidou uma extensa burocracia a ser cumprida para a travessia no Canal de Suez.

    b) Com a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, as empresas de transporte naval passaram a considerar essa rota em vez da passagem pelo Canal de Suez / Os custos com a travessia em Suez são muito maiores que o gasto com combustível para o transporte pelo Cabo da Boa Esperança / Alguns países são considerados “não gratos” e estão proibidos de utilizar o canal como passagem.

    c) Redução significativa no preço do combustível naval / Com a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, as empresas de transporte naval preferem essa rota ao Canal de Suez / A reduzida capacidade de cargas do Canal, que se tornou obsoleto em relação ao porte dos atuais navios de carga.

    d) Os custos com a travessia em Suez são muito maiores que o gasto com combustível para o transporte pelo Cabo da Boa Esperança / Com a inauguração da ampliação do Canal do Panamá, as empresas de transporte naval passaram a considerar essa rota em vez da passagem pelo Canal de Suez.

  2. Questão 2

    O francês Ferdinand Lesseps foi o idealizador e posteriormente o responsável pela construção do Canal de Suez. Sua determinação na construção do canal tornou-o referência nesse tipo de construção. Assim, ele também foi o responsável pela construção do:

    a) Canal de São Lourenço, nos Estados Unidos

    b) Canal do Panamá, na cidade do Panamá

    c) Canal de Bósforo, na Turquia

    d) Canal da Mancha, Grã-Bretanha

  3. Questão 3

    Ao longo de sua história, o Canal de Suez sofreu algumas interferências de Governos, tanto do Egito quanto de países estrangeiros, e, em decorrência disso, enfrentou alguns momentos de inatividade. A convenção de Constantinopla (1888) definiu que:

    a) O Canal de Suez somente poderia ser fechado com a autorização do Rei do Egito.

    b) Em um prazo de 10 anos, o controle do Canal de Suez passaria do Governo egípcio para um colegiado de países, que seria responsável por sua administração.

    c) Ficará sempre aberto à navegação, em tempo de guerra e de paz, a todos os navios de todos os Estados, indistintamente.

    d) Estará aberto a todos os países que desejarem fazer a travessia, contudo, países não muçulmanos pagarão 20% a mais para indenizar a perseguição contra os muçulmanos.

  4. Questão 4

    Objetivando reduzir as perdas com as novas possibilidades de rotas de transporte marítimo de cargas, a administração do Canal de Suez ofereceu vantagens às companhias que fizessem a utilização do canal desde que:

    a) As empresas realizassem, no mínimo, cinco travessias ao ano pelo canal.

    b) As empresas tivessem no seu plano de navegação tanto a opção de utilizarem a travessia pelo Canal de Suez quanto pelo Cabo da Boa Esperança.

    c) O transporte de mercadorias fosse realizado nas embarcações “Suezmax”, que são maiores e reduzem os impactos no leito do canal.

    d) Aceitassem a imposição de medidas restritivas aos países com algum conflito contra o Egito.