Exercícios sobre Conflitos Étnicos

Os conflitos étnicos se espalham pelo mundo por conta das divisões territoriais dos Estados-nações.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Questões

  1. Questão 1

    “Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”.

    (Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005 p.390.)

    Sobre o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta:

    a) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.

    b) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica.

    c) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.

    d) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.

  2. Questão 2

    (UENP) Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira.

    I. A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões.

    II. Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira.

    III. A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto.

    IV. Os muçulmanos são maioria na região e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.

    Estão corretas:

    a) todas as assertivas

    b) apenas I e II

    c) apenas II e III

    d) apenas III e IV

    e) apenas I e IV

  3. Questão 3

    Explique a origem histórica comum dos principais conflitos separatistas e guerras civis do continente africano.

  4. Questão 4

    Dentre os principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, um deles se caracteriza pela luta para a criação de um Estado Nacional que abrigaria aquela que é a maior nação sem pátria do mundo. O texto se refere:

    a) aos Curdos, que lutam pela criação do Curdistão.

    b) aos Turcos, que tiveram seu território perdido desde a dissolução do Império Turco-Otomano.

    c) aos povos da Mesopotâmia, que lutam em uma guerra civil sem trégua para a criação de seu território.

    d) aos povos bascos, que liderados pelo grupo terrorista ETA buscam a independência de seu território.

    e) aos palestinos, que até hoje não possuem seu Estado e território reconhecidos pela comunidade internacional.

  5. Questão 5

    (FATEC) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”

    (MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)

     Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:

    a) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.

    b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.

    c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.

    d) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.

    e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.