Exercícios sobre a divisão regional brasileira

Resolva esta lista de exercícios sobre a divisão regional brasileira e teste seus conhecimentos sobre os principais critérios utilizados na sua delimitação.

Publicado por: Paloma Guitarrara

Questões

  1. Questão 1

    (Acafe) A respeito das Regiões Brasileiras, propostas oficialmente pelo IBGE, observe as afirmações abaixo:

    I. De acordo com a regionalização do IBGE, o Nordeste é a região mais extensa, bem como a com o maior número de unidades da federação.

    II. Apesar de a Região Sul ser a menos extensa, ela não é a que concentra menor população e menor densidade demográfica.

    III. A Região Sudeste é a que possui a maior população absoluta, além de uma alta concentração econômica. Possui três estados e o Distrito Federal.

    IV. A Região Norte do Brasil é a mais extensa entre as cinco, composta por sete unidades da federação, entre as quais estão os estados de Roraima, Amapá e Tocantins.

    V. No Nordeste brasileiro, o Ceará é o estado mais extenso, seguido de Pernambuco e Bahia.

    As afirmações CORRETAS são:

    A) II e IV

    B) I e II

    C) I, III e IV

    D) II, IV e V

  2. Questão 2

    (UFPR) A divisão oficial do Brasil em cinco Grandes Regiões foi instituída em 1967 para atender às atividades de planejamento estatal. Os critérios de regionalização consideraram características econômicas e sociais e também as divisões político-administrativas das Unidades da Federação, no sentido de que nenhum estado ou o Distrito Federal poderia ter parte de seu território classificado numa Grande Região e parte em outra.

    Sobre o tema, é correto afirmar:

    A) O Nordeste se define por ser uma região de perdas econômicas e crise social, posto que a participação percentual da região no PIB brasileiro vem declinando ao longo das últimas décadas, e os indicadores sociais nordestinos permaneceram estacionados.

    B) Os critérios de regionalização utilizados criam algumas distorções, como se vê no caso de Minas Gerais, dado que os municípios do Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte apresentam indicadores dentro da média dos municípios do Sudeste, e os municípios do Norte mineiro apresentam indicadores dentro da média dos municípios do interior do Nordeste.

    C) A divisão de um país continental como o Brasil em cinco regiões com milhares de municípios cada uma reflete a centralização do planejamento público sob regimes autoritários, posto que regimes democráticos utilizam divisões regionais baseadas em unidades homogêneas com dezenas de municípios.

    D) Antes de 1967, o Sudeste e o Sul faziam parte da Região Centro-Sul, a qual foi dividida nessas duas Grandes Regiões para que o planejamento estatal pudesse atender às especificidades de municípios que se definem pela industrialização ou pelo dinamismo agropecuário.

    E) Com a extinção da Sudam e da Sudene, essa regionalização perdeu sua funcionalidade para o planejamento, mas continua sendo utilizada por órgãos de pesquisa para a organização de dados estatísticos.

  3. Questão 3

    (PUC) O conhecimento acerca das características ambientais e socioeconômicas de um determinado território é de fundamental importância para a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social. Para tanto, propostas de regionalização visam agregar uma série de características e, assim, permitir a formulação de políticas voltadas ao planejamento territorial. Um exemplo é a proposta de regionalização do nordeste brasileiro em Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

    Considerando o exposto, marque a única alternativa que trata da sub-região econômica e sua correta descrição natural, econômica e social:

    A) Sertão: distribui-se em estreita faixa, onde ocorrem os maiores índices pluviométricos. Nela há o predomínio da monocultura da cana-de-açúcar, bem como maior quantitativo populacional.

    B) Agreste: caracterizado pela transição entre o clima litorâneo e semiárido, de policultura, onde se destacam cidades médias, consideradas polos de desenvolvimento regionais.

    C) Zona da Mata: marcada pela ocorrência de elevados índices pluviométricos, expressiva atividade agropecuária e onde se localizam 7 das 9 capitais nordestinas.

    D) Meio-Norte: ambiente muito semelhante à região amazônica, com o predomínio do extrativismo vegetal e onde se localiza a maior parte da atividade turística da região Nordeste.

  4. Questão 4

    (Univesp) Elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atual regionalização do território brasileiro objetiva:

    A) resgatar a formação socioespacial brasileira.

    B) auxiliar no planejamento das ações estatais.

    C) valorizar a biodiversidade dos espaços naturais.

    D) explicitar as contradições no acesso à terra.

    E) reestabelecer a soberania do Estado sobre o território.

  5. Questão 5

    (Unicentro) A mudança da divisão regional, que ocorre periodicamente, pode ser resultado de um novo modo de interpretar o espaço geográfico ou das próprias transformações na sua organização derivadas da dinâmica social. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 24).

    É uma característica comum a todas as regiões brasileiras:

    A) o IDH inferior a 0,5.

    B) o uso predatório da energia eólica.

    C) o crescimento vegetativo uniforme.

    D) a industrialização clássica com uso de capital estatal.

    E) uma grande parcela do PEA atuando no setor terciário.

  6. Questão 6

    (Acafe) A respeito da regionalização do espaço geográfico brasileiro realizada pelo IBGE e algumas políticas de desenvolvimento regional, assinale a alternativa correta.

    A) Entre as cinco regiões brasileiras delimitadas pelo IBGE existem casos limítrofes entre uma e outra. O Noroeste do Maranhão possui características pré-amazônicas, apesar da classificação dentro da região Nordeste.

    B) A regionalização atual do IBGE, em cinco regiões, apresenta antes de tudo um caráter transitório, já que ao longo do tempo passou por transformações em número de regiões e na disposição das unidades da federação. Desde os anos 1940, o estado da Bahia esteve integrado ao Nordeste.

    C) Apesar de as áreas limítrofes que, em algumas regiões brasileiras, assumem características de suas vizinhas, a SUDENE, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, inclui apenas as nove unidades da federação consideradas pelo IBGE como pertencentes ao Nordeste brasileiro.

    D) Do ponto de vista da densidade demográfica, historicamente o Norte e o Centro-Oeste foram as regiões menos povoadas, mas a criação da SUDAM, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, além da expansão da fronteira agrícola, fez com que as duas regiões igualassem as densidades demográficas do Sul e do Sudeste do Brasil, nas últimas três décadas.

  7. Questão 7

    (UPF) Analise as afirmativas sobre a regionalização e regiões do Brasil, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    ( ) O IBGE, criado em 1938 pelo governo federal, além de coordenar a produção de dados cartográficos e do meio ambiente do território nacional, realiza periodicamente o levantamento estatístico de informações socioeconômicas que subsidiam órgãos governamentais federal, estaduais e municipais no planejamento e implementação de políticas públicas adequadas a cada realidade regional.

    ( ) Em 1967, o geógrafo Milton Santos criou uma divisão regional não oficial. Essa divisão respeitava os limites estaduais e subdividia o Brasil em três complexos: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia.

    ( ) A região Norte está constituída por extensas áreas com elevadas altitudes e recobertas pela floresta amazônica. É uma região altamente populosa; tem o indígena como presença marcante na composição étnica da população.

    ( ) Nas terras mais baixas da região Sul, predominam os campos; essa região, a partir do século XIX, recebeu imigrantes europeus, principalmente, alemães, italianos e eslavos que influenciaram étnica e culturalmente a região; na economia regional, a agropecuária tem o maior destaque.

    ( ) Na região Nordeste, a população apresenta altos índices socioeconômicos, concentrada no meio rural; a região Sudeste, a menos populosa do país, tem na atividade extrativista sua grande riqueza; a região Centro-Oeste apresenta sua base econômica no setor comercial e no extrativismo mineral.

    A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – F – V – F.

    B) F – F – V – F – V.

    C) V – V – V – F – F.

    D) F – F – V – V – F.

    E) V – F – V – F – V.

  8. Questão 8

    (PUC) Assinale a alternativa que se identifica com a regionalização abaixo.

    Mapa do Brasil com regiões divididas em várias cores em exercício da PUC sobre divisão regional brasileira.

    A) Megacidades e cidades globais são definições utilizadas, sobretudo no estudo da geografia urbana. O Brasil possui 12 complexos com capacidade urbana que suportam essas demarcações. As megacidades apresentam uma característica quantitativa, enquanto as cidades globais oferecem características de ordem qualitativa.

    B) O bioma do Cerrado, que ocupa praticamente a quarta parte do território brasileiro, é o principal responsável pela formação da bacia hidrográfica São Franciscana e também contribui na formação e manutenção das grandes bacias hidrográficas Amazônica e Paraná/Paraguai.

    C) A espacialização territorial industrial pode ser analisada através de uma série de fatores que atraem, ou, em sua ausência, repelem a instalação e renovação de complexos industriais. Atualmente um fator locacional decisivo são os incentivos fiscais, chamados popularmente de “Guerra Fiscal”.

    D) O mapa de biomas do Brasil, elaborado pelo IBGE, é resultado de uma cooperação firmada em 2003 entre esse Instituto e o Ministério do Meio Ambiente. Sem dúvida, a sociedade passou a contar com um poderoso instrumento na elaboração de políticas públicas de monitoramento e preservação da flora e fauna.

  9. Questão 9

    (Enem PPL)

    Figura com dois mapas do Brasil divididos por regiões em exercício do Enem PPL sobre divisão regional brasileira.

    No planejamento das ações governamentais, a segunda forma de regionalização apresenta a vantagem de:

    A) respeitar a divisão político-administrativa.

    B) reconhecer as desigualdades sociais.

    C) considerar as identidades culturais.

    D) valorizar a dinâmica econômica.

    E) incorporar os critérios naturais.

  10. Questão 10

    (UPF) Com base em seus conhecimentos sobre divisões regionais do território brasileiro, correlacione os mapas às afirmativas que seguem:

    Figura com três mapas do Brasil divididos em regiões distintas em exercício da UPF sobre divisão regional brasileira.

    ( ) Critério de regionalização baseado na difusão do meio técnico-científico-informacional e nas heranças do passado, proposto por Milton Santos e Maria Laura Silveira.

    ( ) Proposto pelo IBGE, critério de regionalização baseado na ordem natural, considerando ainda os aspectos socioeconômicos.

    ( ) Pedro Pinchas Geiger propôs como critério de regionalização as características socioeconômicas; reflete os arranjos espaciais resultantes da industrialização do País.

    ( ) Regionalização, segundo a qual considera a robotização das indústrias; a tecnologia usada no setor agropecuário; existência de instituições de pesquisa aplicada aos setores produtivos.

    ( ) Corresponde à divisão oficial do território brasileiro; é utilizada principalmente para fins estatísticos e didáticos.

    ( ) Cada complexo regional tem aspectos importantes comuns que ultrapassam as divisões político-administrativas estaduais.

    A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 3, 3, 1, 1, 2, 2.

    B) 2, 2, 1, 3, 3, 1.

    C) 3, 1, 2, 3, 1, 2.

    D) 1, 2, 3, 1, 2, 3.

    E) 1, 1, 3, 2, 2, 3.

  11. Questão 11

    (UFGD)

    Mapa retratando uma divisão regional do Brasil em exercício da UFGD sobre divisão regional brasileira.

    Analise o mapa e assinale a alternativa correta.

    A) O Brasil está dividido, de acordo com o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia.

    B) O Brasil está dividido, de acordo com a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cinco Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

    C) O Brasil está dividido, de acordo com a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em quatro regiões: Amazônia, Centro-Oeste, Concentrada e Nordeste.

    D) O Brasil está dividido, de acordo com a proposta do geógrafo Milton Santos, em quatro regiões: Amazônia, Centro-Oeste, Concentrada e Nordeste a partir das diferenças na difusão do meio técnico-científico-informacional.

    E) O Brasil está dividido, de acordo com o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, em quatro regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Amazônia, Centro-Oeste, Concentrada e Nordeste a partir das diferenças históricas e econômicas.

  12. Questão 12

    (Unesp) Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões — Centro-Sul, Nordeste e Amazônia — segundo critérios relacionados

    A) aos limites estaduais e às características morfoclimáticas.

    B) à formação socioespacial e aos limites estaduais.

    C) às características morfoclimáticas e aos aspectos socioeconômicos.

    D) aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado.

    E) às características naturais e à formação socioespacial.