Exercícios sobre efeito estufa

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre efeito estufa.

Publicado por: Larissa Mesquita

Questões

  1. Questão 1

    O Sol emite luz para o planeta Terra. A luminosidade é transformada em calor na superfície terrestre. Uma parte desse calor é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos, outra parte é devolvida ao espaço. A parcela de calor que fica retida pela atmosfera terrestre decorre da presença de gases específicos. Esse fenômeno que consiste na retenção de parte do calor junto à superfície terrestre é denominado:

    A) camada de ozônio

    B) efeito estufa

    C) ilha de calor

    D) inversão térmica

    E) amplitude térmica

  2. Questão 2

    O efeito estufa é o nome do fenômeno natural que garante a manutenção da temperatura média do planeta Terra em 14 ºC. Graças a ele, é possível o desenvolvimento da biodiversidade em nosso planeta. Os gases responsáveis pela ocorrência do efeito estufa são conhecidos como GEE — Gases de Efeito Estufa. Marque a alternativa que NÃO indica um dos gases de efeito estufa:

    A) gás carbônico

    B) gás metano

    C) vapor de água

    D) óxido nitroso

    E) sulfato ferroso

  3. Questão 3

    Observe a imagem:

    Ilustração representando o efeito estufa.

    É possível associar a ilustração à qual fenômeno do planeta Terra?

    A) Aurora boreal

    B) Inversão térmica

    C) Buraco na camada de ozônio

    D) Efeito estufa

    E) Chuvas ácidas

  4. Questão 4

    O efeito estufa é resultado das ações dos GEE, os Gases de Efeito Estufa. São gases específicos da atmosfera terrestre que possibilitam a retenção de calor junto à superfície terrestre. Marque a alternativa que indica corretamente o papel dos GEE na formação do efeito estufa:

    A) reflexão da luminosidade proveniente do Sol.

    B) absorção da radiação infravermelha refletida pelo planeta Terra.

    C) reflexão das ondas sonoras propagadas pelos raios solares na atmosfera.

    D) absorção dos gases emitidos pelas águas oceânicas.

    E) absorção do vapor de água proveniente das massas de ar que circulam na baixa atmosfera.

  5. Questão 5

    O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera tem provocado mudanças irreversíveis na dinâmica climática do planeta. De acordo com dados do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, a temperatura da Terra aumentou cerca de 0,85 ºC nos continentes e 0,55 ºC nos oceanos em um período de cem anos. Quanto mais gases de efeito estufa são emitidos à atmosfera, mais o calor irradiado encontra dificuldades para dispersar-se no espaço, provocando o aumento anormal das temperaturas.

    SOUSA, Rafaela. Efeito estufa. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm.

    O texto indica o processo de formação de um grave problema ambiental que decorre da aceleração do efeito estufa. Qual é esse problema?

    A) Inversão térmica

    B) Ilha de calor

    C) Aquecimento global

    D) Buraco na camada de ozônio

    E) Chuvas ácidas

  6. Questão 6

    São ações humanas que aumentam o lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, exceto:

    A) queimadas de vegetação nativa.

    B) queima de combustíveis fósseis.

    C) produção de energias renováveis.

    D) substituição de florestas por pastagens para a pecuária.

    E) desmatamento de vegetação de grande porte.

  7. Questão 7

    A aceleração do fenômeno do efeito estufa abre as portas para um ciclo de eventos negativos para o planeta Terra e para todas as espécies vivas. Marque a alternativa que indica consequências da aceleração desse fenômeno:

    A) derretimento das calotas polares e aumento do volume de oxigênio na atmosfera terrestre.

    B) aumento do nível dos oceanos e redução das temperaturas médias do planeta.

    C) aumento das temperaturas médias e redução das regiões desérticas.

    D) derretimento das calotas polares e redução das temperaturas médias da Terra.

    E) aumento das temperaturas médias da Terra e derretimento das calotas polares.

  8. Questão 8

    As preocupações acerca do aquecimento global envolvem toda a sociedade. É, sem dúvida, o problema ambiental que mais pressiona governos e toda a sociedade civil por ser gerador de consequências variadas e que afetarão todas as regiões do planeta. Muitas ações podem ser praticadas e desenvolvidas para reduzir essa imensa quantidade de lançamentos de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre. Considere as alternativas e assinale aquela que NÃO representa uma ação contra o aquecimento global.

    A) Incentivo à utilização de veículos particulares, principalmente carros de passeio.

    B) Substituição dos derivados do petróleo por combustíveis produzidos de forma renovável.

    C) Incentivo à utilização de energia solar e eólica.

    D) Redução do desmatamento de regiões florestais.

    E) Diminuição da utilização de carvão mineral.

  9. Questão 9

    (UPE) Alguns dos gases presentes naturalmente na atmosfera, entre eles o vapor d’água, o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), são chamados de gases de efeito estufa, porque

    A) são responsáveis diretos pelo funcionamento de estufas empregadas amplamente, em países tropicais para a produção agrícola.

    B) indiretamente acarretam transformações climáticas em espaços geográficos temperados, ocasionando rarefação e resfriamento do ar atmosférico na alta troposfera.

    C) retêm na atmosfera, por algum tempo, o calor irradiado pela superfície do planeta.

    D) produzem o aumento considerável do fluxo de radiação de ondas curtas e, consequentemente, da temperatura mundial da atmosfera.

    E) diretamente respondem pelas variações significativas da pressão atmosférica, sobretudo em locais florestados temperados, gerando anticiclones.

  10. Questão 10

    (Unesp) Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná vêm testando o emprego de uma substância que impede a formação de óxido nitroso (N2O). A dicianodiamida (DCD) bloqueia as reações que levam à formação desse gás ao inibir o processo de nitrificação que age sobre o amônio liberado no solo pela urina. Além de minimizar a formação do gás, o inibidor ainda apresenta outra vantagem: impede a formação de nitrato no solo.

    (https://cienciahoje.org.br, 08.12.2014. Adaptado.)

    Ao inibir a formação do gás N2O e do nitrato no solo, o emprego da DCD poderá reduzir, respectivamente,

    A) a geada e a salinização.

    B) a chuva ácida e a calagem.

    C) o efeito estufa e a poluição de mananciais.

    D) o albedo e a ressurgência.

    E) a evapotranspiração e a laterização.

  11. Questão 11

    (Famerp) Na atmosfera, os gases apresentam particularidades em relação à energia radiativa. Ao interceptarem parte dessa energia, com comprimentos de onda específicos, esses gases contribuem para

    A) o efeito estufa.

    B) a La Niña.

    C) a inversão térmica.

    D) as ilhas de calor.

    E) o El Niño.

  12. Questão 12

    (Colégio Naval) Desde a Revolução Industrial, a geração de energia possibilita imenso desenvolvimento tecnológico, social e econômico, diferenciando e valorizando os lugares na medida em que proporciona distintos usos aos territórios. Mas, além de desenvolvimento, a geração de energia pode causar muitos danos ambientais.

    Silva, Edilson Adão Cândido da. Geografia em rede. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014, pg. 160.

    O crescimento da oferta e do consumo energético no Brasil possibilitou conforto à boa parte da sua população, no entanto, também acabou gerando alguns problemas de cunho ambiental. Nesse sentido, assinale a opção correta.

    A) O petróleo, fonte de energia primária, renovável e a mais consumida no país, tem no Estado do Rio de Janeiro a sua maior produção. A utilização crescente desse recurso energético tem contribuído para agravar o fenômeno das Ilhas de calor em vários centros urbanos.

    B) O gás natural é considerado uma fonte energética primária e não renovável, cujo consumo vem sendo estimulado no país. Ao contrário do petróleo, aquela fonte energética é considerada mais limpa, pois sendo mais leve que o ar se dissipa mais facilmente na atmosfera.

    C) O carvão mineral é considerado uma rocha sedimentar de origem fóssil, fonte energética renovável e altamente poluidor. A maior parte de sua produção ocorre no Estado do Pará, na Serra dos Carajás, sendo a sua utilização uma das maiores responsáveis pela formação do chamado efeito estufa.

    D) A hidroeletricidade é uma fonte energética muito utilizada no Brasil, dadas as particularidades físicas de nosso território. Atualmente, essa matriz energética vem se destacando, uma vez que, além de ser considerada uma fonte limpa, não acarreta problemas socioambientais.

    E) O uso da biomassa, fonte de energia renovável e que não causa poluição e desequilíbrio ambiental, vem crescendo no país. No entanto, o seu elevado custo ainda é um forte empecilho à sua produção, fato que a torna viável apenas em grandes centros urbanos, como nas Regiões Metropolitanas da Região Sudeste.