Exercícios sobre empresas transnacionais

Estes exercícios abordam as empresas transnacionais, que também são chamadas de empresas globais ou multinacionais.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Questões

  1. Questão 1

    Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma característica presente nas empresas multinacionais ou transnacionais:

    a) mobilidade territorial internacional.

    b) busca por redução nos custos de produção.

    c) emprego de mão de obra qualificada e cara.

    d) instalação de sedes, geralmente, em cidades globais.

  2. Questão 2

    Quando estudado o surgimento de qualquer multinacional típica, nota-se que primeiramente esta passou por um período de dominação do mercado interno. No seu caminho em direção a esta supremacia na sua área específica, uma determinada empresa - futura multinacional - se vale de todos os elementos possíveis para diminuir o número de concorrentes e, consequentemente, o número de participantes com quem terá que dividir as fatias do bolo "lucros".

    (Portal Economia.net. Multinacionais. Disponível em: http://www.economiabr.net/economia/5_multinacionais.html)

    Uma estratégia muito comum utilizada pelas empresas transnacionais para o controle dos mercados é:

    a) a baixa dos preços das mercadorias e serviços para aquém de seus custos de produção.

    b) a realização de políticas sociais que disseminam propagandas positivas para as grandes marcas.

    c) a organização de cartéis internacionais não regulamentados por organizações supranacionais.

    d) a fusão ou compra de empresas concorrentes ou até de setores diferentes (trustes).

    e) a difusão de produtos de maior qualidade em relação aos seus adversários no mercado.

  3. Questão 3

    A competição entre as principais companhias de países emergentes com atuação internacional e as multinacionais tradicionais está cada vez mais acirrada, aponta a pesquisa Global Challengers 2013, do Boston Consulting Group. […]

    Com 13 companhias como Petrobras, BRF, Embraer, Weg, Natura, JBS, Marcopolo, Votorantim, Gerdau, Camargo Corrêa e Odebrecht na lista, o Brasil ficou atrás apenas de Índia (20) e China (30). […]

    Batizadas de desafiantes globais, essas companhias emergentes gastaram em 2011 US$ 1,7 trilhão em bens e serviços e investiram US$ 330 bilhões em despesas de capital. O grupo também se destacou pela geração de 1,4 milhão de empregos entre 2006 e 2011.

    (Adaptado de: DURÃO, M. Brasil tem 13 empresas em lista de emergentes globais. Revista Exame, 18/01/2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 12/09/2014).

    O aumento do número de empresas globais oriundas de países emergentes justifica-se:

    a) pela expansão dos mercados consumidores internos desses países.

    b) pelo apelo crescente do BRICS entre os principais blocos econômicos.

    c) pela organização setorial dos mercados produtivos estrangeiros.

    d) pela recente crise econômica, que afetou somente as nações desenvolvidas.

    e) pelo crescente papel econômico desses países no mercado financeiro mundial.

  4. Questão 4

    Mapa da distribuição das empresas multinacionais
    Mapa da distribuição das empresas multinacionais

    A partir da observação da distribuição das multinacionais no espaço terrestre, pode-se afirmar que

    a) o continente americano apresenta uma distribuição equilibrada de localização das sedes das 500 maiores empresas multinacionais.

    b) a estratégia utilizada para localização das sedes é a redução das desigualdades mundiais.

    c) as sedes das empresas multinacionais concentram-se nos países desenvolvidos do chamado Norte.

    d) as empresas multinacionais estão presentes homogeneamente em todos os hemisférios.

    e) a maior presença ocorre nos países da África do Sul, Japão, Índia e Brasil, que compõem o BRICS.