Exercícios sobre era da informação

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre a era da informação.

Publicado por: Larissa Mesquita

Questões

  1. Questão 1

    A chamada era da informação pode ser entendida como:

    A) período histórico atrelado à ocorrência da Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, em função do desenvolvimento da máquina a vapor.

    B) período histórico marcado pelo surgimento da tecnologia do telégrafo, no início do século XX.

    C) período histórico que se caracteriza pela introdução dos princípios fordistas na produção industrial.

    D) período histórico iniciado com a Segunda Guerra Mundial e marcado pelo desenvolvimento da corrida armamentista.

    E) período histórico marcado pelo avanço das comunicações e informações, na segunda metade do século XX.

  2. Questão 2

    Pensando nas características marcantes das Revoluções Industriais, marque a alternativa que indica um fator exclusivo da Terceira Revolução Industrial.

    A) Modelo fordista

    B) Modelo toyotista

    C) Eletricidade

    D) Era da informação

    E) Corrida espacial

  3. Questão 3

    Marque a alternativa que indica corretamente a denominação para o espaço geográfico do momento da era da informação:

    A) espaço natural

    B) espaço humanizado

    C) meio técnico-científico informacional

    D) meio tecnológico

    E) espaço modificado

  4. Questão 4

    São características da era da informação, exceto:

    A) maior integração dos diferentes espaços terrestres em função do avanço tecnológico, sobretudo nas comunicações.

    B) aumento da circulação de mercadorias devido à facilidade da comercialização através dos sistemas de comunicações.

    C) maior fluidez na circulação de informações por diferentes plataformas, tendo como ponto central a internet.

    D) percepção de que as distâncias se encontram em redução, devido à facilidade para a circulação de informações.

    E) concentração da produção industrial, principalmente nos espaços dos países desenvolvidos, que possuem infraestrutura energética e de transportes.

  5. Questão 5

    A era da informação, momento atual da história humana, possui elementos que podem ser considerados positivos e negativos. Considerando as características marcantes desse período, marque a alternativa que indica, respectivamente, um aspecto positivo e um negativo dele.

    A) Automação industrial e aumento do desemprego estrutural.

    B) Aumento dos preços das mercadorias e avanço tecnológico.

    C) Redução dos impactos ambientais e aumento da desigualdade econômica.

    D) Diminuição da pobreza absoluta e aumento da natalidade.

    E) Aumento na utilização de combustíveis fósseis e redução da pobreza plena.

  6. Questão 6

    Os avanços tecnológicos que marcam e determinam a ocorrência da era da informação são aqueles verificados em quais setores?

    A) Saneamento básico e farmacêutico

    B) Transportes e comunicações

    C) Agricultura e pecuária

    D) Bélico e comunicações

    E) Aeroespacial e bélico

  7. Questão 7

    Assinale a alternativa que indica uma consequência negativa da era da informação verificada no campo econômico:

    A) redução na circulação de capitais entre os países.

    B) diminuição da renda média da população.

    C) aumento dos impostos nos países.

    D) aumento das desigualdades entre pessoas e países.

  8. Questão 8

    O marco histórico que define o início da era da informação é:

    A) Primeira Revolução Industrial

    B) Segunda Revolução Industrial

    C) Terceira Revolução Industrial

    D) Guerra Fria

    E) fim da Segunda Guerra Mundial

  9. Questão 9

    (Enem)

    Uma nova economia surgiu em escala global no último quartel do século XX. Chamo-a de informacional, para identificar suas características global e em rede fundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque depende basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque seus componentes estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. É rede porque é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais.

    CASTELLS, M. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

    Qual mudança estrutural é resultado da forma de organização econômica descrita no texto?

    A) Fabricação em série.

    B) Ampliação de estoques.

    C) Fragilização dos cartéis.

    D) Padronização de mercadorias.

    E) Desterritorialização da produção.

  10. Questão 10

    (UFJF) O espaço mundial da era da informação caracteriza-se, em um certo sentido, pela supressão da distância. Os sistemas de computadores, telefonia e satélites de comunicações possibilitaram a troca de informações — sob as formas de textos, dados, voz e imagem — em tempo real através do mundo inteiro. Nesse espaço, as atividades econômicas são estruturadas em redes virtuais.

    Marque a alternativa CORRETA:

    A) A abrangência espacial das redes revela o poder econômico dos países que detêm reservas de recursos naturais renováveis.

    B) O espaço geográfico se diferencia pelas condições técnicas e organizacionais presentes em cada área.

    C) As redes virtuais são acessadas exclusivamente pelos governantes e empresários dos países desenvolvidos.

    D) O espaço mundial da era da informação não é polarizado, devido à homogeneização econômica promovida pelas redes.

    E) O espaço mundial da era da informação não favorece o desenvolvimento de blocos econômicos supranacionais.

  11. Questão 11

    (UFG) Leia o texto a seguir.

    [...] os valores e interesses predominantes são construídos sem referência ao passado ou ao futuro no panorama intemporal das redes de computadores e da mídia eletrônica, em que todas as expressões ou são instantâneas, ou não apresentam sequência previsível. […] Essa virtualidade é nossa realidade porque está na estrutura desses sistemas simbólicos intemporais desprovidos de lugar cujas categorias construímos e cujas imagens, também por nós evocadas, modelam o comportamento, influenciam a política, acalentam sonhos e provocam pesadelos.

    CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 3. p. 411; 439.

    Nos últimos anos, tem crescido de forma acentuada a utilização das redes sociais na internet, principalmente pelos mais jovens. Os protestos agora se difundem globalmente, e abaixo-assinados e petições públicas se reproduzem pelas redes, dando um novo significado ao conceito de cidadania.

    Com base no texto e nas informações apresentadas, conclui-se que, com o uso da internet,

    A) as redes sociais têm contribuído para tornar o mundo mais humano e tolerante.

    B) as redes sociais levam as pessoas a tornarem-se mais ativas na luta pela distribuição das riquezas.

    C) os jovens encontram nas redes sociais um instrumento real para transformar a sociedade.

    D) as redes sociais potencializam revoltas e manifestações, mas carecem de organização e limitam-se no tempo.

    E) os questionamentos críticos nas redes sociais têm mudado o comportamento consumista da juventude.

  12. Questão 12

    (IBMECRJ) Uma malha digital que cresce em velocidade vertiginosa está cobrindo nosso planeta: é a Internet, a rede mundial de computadores. Considerando essa importante inovação tecnológica contemporânea, analise a informação:

    A integração econômica global é facilitada pelo uso das mesmas técnicas, contudo, integrar não significa incluir a todos.

    Com base nas informações e em seus conhecimentos, escolha a alternativa que melhor explica a afirmativa apresentada.

    A) A era da informação e da revolução científica prioriza a qualificação da mão de obra e a incorporação de novas habilidades, reconhecendo a diferença existente entre ricos e pobres.

    B) A velocidade da informação é o benefício apresentado pela Internet para a globalização, pois reduz o espaço mundial a um espaço virtual, sem a necessidade de integrar a todos os internautas.

    C) A internacionalização da rede e a incorporação de centenas de milhões de usuários por todo o planeta excluem as diferenças culturais e econômicas devido à mundialização dos padrões de consumo.

    D) A Internet dinamizou e tornou imediatas transações e negociações em escala mundial, evitando a exclusão digital pelas parcerias com empresas e investimentos em inovações tecnológicas.

    E) Ao mesmo tempo em que a Internet facilita o processo de integração econômica global, é também responsável pela chamada exclusão digital, pois acentua a distância entre os usuários e aqueles que já viviam em situação de marginalidade econômica e social.