Exercícios sobre florestas

Esta lista de exercícios sobre florestas medirá seus conhecimentos sobre as principais características desses amplos conjuntos vegetacionais presentes no espaço geográfico.

Publicado por: Mateus Campos

Questões

  1. Questão 1

    Qual a principal característica do estado pioneiro de formação de florestas?

    A) Hegemonia de espécies de troncos e galhos bastante tortuosos.

    B) Predomínio de árvores muito desenvolvidas, com alta estatura.

    C) Existência de vegetais altamente resistentes ao clima subárido.

    D) Presença de espécies de árvores com caules grandes e grossos.

    E) Ocorrência de vegetação rasteira, como gramíneas e herbáceas.

  2. Questão 2

    Como é chamada a fase de formação florestal caracterizada pela formação de um sub-bosque com o início da constituição de um dossel?

    A) Restinga.

    B) Clímax.

    C) Capoeirão.

    D) Capão.

    E) Capoeira.

  3. Questão 3

    Assinale uma característica climática das florestas tropicais:

    A) Clima quente e úmido, com ausência de uma estação seca.

    B) Clima quente e seco, com chuvas concentradas no verão.

    C) Clima frio e úmido, típico de zonas intertropicais terrestres.

    D) Clima frio e seco, encontrado em zonas climáticas áridas.

    E) Clima ameno e seco, devido à baixa presença de umidade.

  4. Questão 4

    Indique a alternativa correta sobre a distribuição geográfica das florestas temperadas:

    A) Ocorrem em zonas de latitudes medianas.

    B) Ocorrem somente nas latitudes elevadas.

    C) Predominantes na faixa equatorial global.

    D) Presentes nas regiões próximas ao polos.

    E) Existentes somente no hemisfério austral.

  5. Questão 5

    Qual é o nome do bioma onde encontram-se as chamadas florestas boreais?

    A) Tundra.

    B) Temperada.

    C) Taiga.

    D) Savana.

    E) Chaparral.

  6. Questão 6

    Marque a alternativa que apresenta um aspecto da Mata Atlântica:

    A) Pequena diversidade de espécies endêmicas.

    B) Restrito número de animais por hectare.

    C) Elevada influência da altitude e da umidade.

    D) Presença de árvores sem folhas perenes.

    E) Homogeneidade de espécies de flora e fauna.

  7. Questão 7

    Qual vegetação florestal NÃO ocorre no território brasileiro?

    A) Mata de Cocais.

    B) Amazônia.

    C) Mata Atlântica.

    D) Chaparral.

    E) Mata de Araucária.

  8. Questão 8

    Indique a alternativa que apresenta um impacto ambiental amplamente verificado nas florestas brasileiras:

    A) Elevado volume de queimadas.

    B) Implementação de gasodutos.

    C) Construção de polos industriais.

    D) Instalação de usinas nucleares.

    E) Acentuada produção de petróleo.

  9. Questão 9

    (Unesp 2021) A natureza predatória do desmatamento da Amazônia mostra-se no fato de que, com seus 750 mil km² de área desmatada, a região contribui com 14,5% do valor do produto agropecuário brasileiro. São Paulo tem área agrícola de 193 mil km² e entra com 11,3% da produção nacional.

    Ricardo Abramovay. Amazônia, 2019. Adaptado.

    Os dados apresentados no excerto contribuem para colocar em xeque

    A) o discurso segundo o qual o desmatamento da Amazônia é necessário para o crescimento econômico.

    B) a pretensa vocação agrária brasileira, que apresenta resultados econômicos artificiais.

    C) a concepção de unidade territorial que busca comparar áreas ambientalmente diversas.

    D) a proposta de geração de renda atrelada à preservação da floresta amazônica.

    E) o senso comum sobre a elevada fertilidade do solo paulista.

  10. Questão 10

    (Univesp 2019) “Os incêndios florestais no Brasil atingiram o seu pico desde pelo menos 2013, tendo aumentado 84% neste ano até 23 de agosto, comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Cientistas temem que a contínua destruição da Amazônia possa chegar a um ponto de não retorno [...]” (EXAME, 2019).

    O aumento das queimadas e dos desmatamentos na Amazônia pode levar a graves consequências à região e, de acordo com cientistas, também ao planeta Terra. No que se refere a estas consequências, assinale a alternativa incorreta.

    A) Redução da biodiversidade de espécies.

    B) Exposição dos solos aos processos erosivos.

    C) Potencialização do assoreamento de cursos d’água.

    D) Redução das emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

    E) Alteração do microclima na região.

  11. Questão 11

    (Unicentro 2019) Embora represente a metade do território brasileiro, a região Norte pode ser considerada uma área de exploração limitada. Apesar disso, a fronteira agrícola avança sobre essa região, podendo comprometer todo o seu ecossistema. Sobre esse avanço da agricultura, é correto afirmar:

    A) A região apresenta a maior produção de celulose do país.

    B) O maior rebanho bovino do país encontra-se nessa região.

    C) O cultivo da soja é o que mais tem incorporado áreas da Amazônia.

    D) As culturas irrigadas de fruticultura têm registrado uma forte expansão.

    E) A atual expansão da cultura de cana-de-açúcar é um fator preocupante, no que se refere à manutenção da floresta.

  12. Questão 12

    (UEA 2018) Na Amazônia, esse recurso sempre desempenhou papel central como um bem público. Além de suporte ao ecossistema, ele está diretamente associado ao modo de vida ribeirinho. Sua importância está ligada à formação territorial da região: caracterizou via de penetração que permitiu aos espanhóis e portugueses a incursão pelo interior da grande floresta.

    Bertha K. Becker e Claudio Stenner. Um futuro para Amazônia, 2008. Adaptado.

    O recurso problematizado no excerto corresponde à

    A) flora.

    B) água.

    C) borracha.

    D) madeira.

    E) fauna.