Exercícios sobre a formação de blocos econômicos

Blocos econômicos são acordos comerciais entre os países-membros como estratégia cooperativa de desenvolvimento econômico perante a globalização.

Publicado por: Regis Rodrigues de Almeida

Questões

  1. Questão 1

    Discorra sobre a gênese e a importância da formação dos blocos econômicos.

  2. Questão 2

    Os blocos econômicos possuem distintos níveis de integração econômica e acordos comerciais. Alguns se preocupam em fazer acordos somente comerciais, outros de cunho político-econômico. Sendo assim, cite os níveis de integração dos blocos econômicos e explique-os.

  3. Questão 3

    Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as assertivas que seguem:

    (    ) A União Europeia (UE) foi criada no ano de 1991, a partir do Tratado de Maastricht, e implementada em 1993. Reúne, atualmente, 25 países do continente europeu. O seu nível de integração a configura como uma União Política, Econômica e Monetária.

    (    ) O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado em 1991 por meio do Tratado de Assunção. Os quatro países da América do Sul que fundaram o bloco - membros efetivos - são: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. 

    (    ) O NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) foi criado em 1988 com o objetivo de estreitar os laços políticos econômicos entre EUA, Canadá e México. Assim, o nível de integração desse bloco seria de um Mercado Comum.

    (     ) A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) configura-se como uma Zona de Livre Comércio, a maior de que se tem notícia. São 20 países-membros, sendo todos do continente asiático e/ou banhados pelo Oceano Pacífico.

  4. Questão 4

    (PUC – RJ) Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de blocos econômicos passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam, a partir de 1° de janeiro de 1995, uma zona de livre comércio – o Mercosul. Sobre este bloco regional, podemos afirmar:

    I - o Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a livre circulação, entre países membros, de bens, capitais, serviços e trabalhadores.

    II - a abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma reestruturação industrial e a adoção de novas estratégias de produção em razão da formação de um novo mercado de mais de 200 milhões de consumidores.

    III - a desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma mudança nos fluxos comerciais entre Brasil e Argentina.

    Está(ão) correta(s):

    (A) apenas a afirmativa I.

    (B) apenas a afirmativa III.

    (C) as afirmativas I e II.

    (D) as afirmativas II e III.

    (E) as afirmativas I, II e III.