Exercícios sobre garimpo

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre garimpo.

Publicado por: Larissa Mesquita

Questões

  1. Questão 1

    É possível identificar diferenças entre duas atividades econômicas: garimpo e mineração. Marque a alternativa que indica corretamente a definição de cada uma dessas atividades.

    A) Garimpo: evolve a exploração de minérios por meio de um processo de pesquisa prévia, em grandes áreas. / Mineração: é a exploração de minérios em pequenas áreas, de forma direta, buscando o mercado consumidor imediatamente.

    B) Garimpo: envolve a exploração e o beneficiamento industrial dos minérios. / Mineração: é desenvolvida em grandes áreas, e a produção é vendida de forma imediata ao consumidor.

    C) Garimpo: é praticado em rios de pequeno porte, em regiões onde a liberação ocorre mediante licenciamento ambiental. / Mineração: exploração de minérios em pequenas e restritas áreas, onde se busca, essencialmente, minérios de alto valor.

    D) Garimpo: praticado em pequenas áreas e em pequenos volumes. A venda ocorre de forma imediata e direta ao consumidor. / Mineração: envolve os processos de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento dos minérios.

  2. Questão 2

    A história dessa atividade econômica no Brasil está diretamente ligada à colonização portuguesa e às expedições dos bandeirantes, intensificadas a partir do século XVII. A busca pelos recursos promoveu a interiorização da ocupação territorial. As regiões que mais desenvolviam a atividade eram os territórios dos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

    O enunciado faz referência a qual atividade econômica?

    A) Exploração do pau-brasil

    B) Ciclo da borracha

    C) Garimpo

    D) Pecuária de bovinos

    E) Cultivos de cana-de-açúcar

  3. Questão 3

    Maior área de garimpo a céu aberto do mundo, amplamente explorada ao longo da década de 1980 no Brasil. Qual é essa área?

    A) Serra dos Carajás, no estado do Pará.

    B) Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

    C) Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.

    D) Serra da Contamana, no estado do Amazonas.

    E) Serra Pelada, no estado do Pará.

  4. Questão 4

    Segundo as determinações da ANM (Agência Nacional de Mineração), a atividade é considerada ________ quando praticada no interior de Terras Indígenas ou em áreas com superfície maior do que 50 hectares (0,5 km²), no caso de requerimentos individuais, ou 1000 hectares (10 km²), no caso de cooperativas de garimpeiros.

    GUITARRARA, Paloma. Garimpo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/garimpo.htm. (Adaptado)

    Para que o enunciado seja completo de forma correta, marque a alternativa que indica a expressão esperada:

    A) ilegal

    B) legalizada

    C) sustentável

    D) moderna

    E) industrial

  5. Questão 5

    Um dos impactos ambientais mais comuns em regiões de garimpo de ouro é a contaminação dos recursos hídricos e dos solos. O fato está ligado à utilização de uma substância altamente tóxica no processo de identificação e extração do ouro.

    Qual é a substância?

    A) Iodo

    B) Mercúrio

    C) Chumbo

    D) Níquel

    E) Amianto

  6. Questão 6

    O garimpo é uma atividade presente no território e na história do Brasil. Atualmente, quais são as regiões brasileiras por onde o garimpo mais avança?

    A) Sudeste e Sul

    B) Nordeste e Norte

    C) Sul e Centro-Oeste

    D) Norte e Centro-Oeste

    E) Centro-Oeste e Sudeste

  7. Questão 7

    O garimpo é uma atividade econômica que se enquadra em qual setor da economia?

    A) Setor primário

    B) Setor secundário

    C) Setor terciário

    D) Setor quaternário

  8. Questão 8

    São impactos ambientais produzidos pela garimpagem, exceto:

    A) desmatamento

    B) poluição da água

    C) poluição do solo

    D) poluição visual

    E) assoreamento

  9. Questão 9

    (FGV)

    Xamã Yanomami durante a subida para o pico da Neblina, fotografado por Sebastião Salgado, em questão da FGV sobre garimpo.

    A exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, no Sesc Pompeia (São Paulo, 2022), tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica e das comunidades indígenas brasileiras em uma fase de aumento do desmatamento do bioma amazônico, que foi 56,6% maior entre agosto de 2018 e julho de 2021 do que entre agosto de 2015 e julho de 2018, segundo estudo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

    A respeito do aumento do desmatamento do bioma amazônico em anos recentes, é correto afirmar que está relacionado:

    A) à extinção de órgãos de fiscalização, como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e a Funai (Fundação Nacional do Índio).

    B) à criação do Fundo Amazônia, para financiar iniciativas extensivas de exploração dos recursos naturais da região, em articulação com o mercado externo.

    C) ao avanço da urbanização de regiões do Centro-Oeste, cujo adensamento populacional expandiu o arco do desmatamento.

    D) à redução de ações de combate e controle a atividades ilegais, como o garimpo fluvial de ouro com uso de mercúrio no rio Madeira.

    E) ao desequilíbrio na relação população-território, em função do ingresso desordenado de refugiados, como os imigrantes venezuelanos.

  10. Questão 10

    (UFG) As atividades de extração de recursos minerais são fundamentais para o desenvolvimento econômico brasileiro. Especificamente, com referência às áreas de garimpo de ouro em Goiás, identifica-se diversos impactos ambientais advindos dessas atividades, dentre eles a

    A) por isótopos radioativos e a poluição por resíduos orgânicos nas nascentes fluviais.

    B) alteração atmosférica pela inversão térmica e a intensificação das chuvas ácidas.

    C) proliferação de pragas na vegetação e a salinização de recursos hídricos.

    D) contaminação dos recursos hídricos por metais pesados e a modificação da configuração do terreno.

    E) destruição da camada atmosférica de ozônio e a contaminação das águas subterrâneas por chorume.

  11. Questão 11

    (FGV)

    A trágica herança do garimpo se reflete nos números levantados pelo projeto da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce). A taxa de analfabetismo entre os moradores adultos da vila é de 25% — numa população cuja maioria tem entre 40 e 70 anos. Além disso, 48% dos homens vivem sozinhos. O ouro da Amazônia, em vez de servir para pagar a dívida externa brasileira, acabou gerando um débito interno muito maior.

    Fonte: adaptado de “Problemas Brasileiros”, setembro/outubro de 2003.

    As consequências mencionadas no texto resultaram, principalmente,

    A) da mecanização da exploração do ouro e do ferro em Carajás e na vila de Parauapebas, a partir da década de 1980, com a entrada de grandes empresas mineradoras que deixaram milhares de garimpeiros autônomos, chamados “faiscadores”, sem trabalho.

    B) das frentes de ocupação na Amazônia baseadas na superexploração dos recursos naturais, como o garimpo de ouro em Serra Pelada, levando milhares de garimpeiros para o sul do Pará no início da década de 1980.

    C) do abandono, pelo governo federal, dos projetos de colonização da Amazônia em função da crise da dívida na década de 1980, inviabilizando os projetos de ocupação baseados no garimpo de ouro, nos arredores de Carajás.

    D) das restrições ambientais para a ocupação da Amazônia, a partir da década de 1990, que obrigaram o fechamento da maioria dos garimpos de ouro nos moldes de Serra Pelada, isto é, com garimpeiros autônomos.

    E) do pouco conhecimento sobre a riqueza mineral na Amazônia, que se esgotou rapidamente em Serra Pelada e Parauapebas, expulsando milhares de homens e mulheres que buscaram um eldorado na região, na década de 1970.

  12. Questão 12

    (Uerj)

    Guerreiros e lideranças da etnia Munduruku em expedição para expulsar os garimpeiros da Terra Indígena Munduruku.

    Os 225,8 km de água enlameada que cruzam a Floresta Amazônica anunciam a tragédia adiante: mega garimpos ilegais encravados na Terra Indígena Munduruku e na Floresta Nacional do Crepori, no sudoeste do Pará. Mas, ao contrário do rio Doce, a destruição do remoto rio das Tropas acontece de forma oculta — menos para os índios. Cansados de esperar uma intervenção do Estado, guerreiros e lideranças da etnia, incluindo o cacique geral, Arnaldo Kaba, organizaram uma expedição para expulsar os garimpeiros não indígenas do local. Em seis lanchas, dezenas viajaram armados com flechas e espingardas de caça, incluindo mulheres, crianças e idosos.

    Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2018.

    A reportagem aborda conflitos que simbolizam as muitas diferenças culturais entre grupos na região amazônica, como indígenas e garimpeiros, em especial no que diz respeito à relação com o ecossistema.

    O uso da terra e de seus recursos nas sociedades indígenas é baseado no seguinte princípio:

    A) estabilidade climática

    B) preservação ambiental

    C) hierarquização produtiva

    D) sustentabilidade comercial