Exercícios sobre lixiviação
Avalie seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre lixiviação e aprofunde seus estudos sobre o processo de degradação química dos solos e suas consequências.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(Cesgranrio) O desmatamento é uma das mais preocupantes práticas que impactam ecossistemas naturais, especialmente em regiões quentes e úmidas como a Amazônia. Dentre as consequências do desmatamento, nessas regiões, pode-se mencionar o processo de lixiviação.
O processo de lixiviação se caracteriza pelo:
A) acúmulo de seixos na superfície dos solos, em razão do volume pluviométrico.
B) assoreamento do leito fluvial provocado por sedimentos carreados pela erosão dos solos.
C) desmoronamento de elevado volume de terra, em decorrência da força da gravidade.
D) empobrecimento dos solos em função da perda de nutrientes levados pelas águas pluviais.
E) enrijecimento das camadas superficiais do solo, devido à formação de uma canga laterítica.
Alternativa D.
A lixiviação é caracterizada pelo processo de retirada dos nutrientes do solo a partir da infiltração da água da chuva, causando o seu empobrecimento.
-
Questão 2
(UPE) No mundo tropical, os estudos geográficos relacionados aos solos se voltam, em geral, para um tema básico, a “lixiviação”, que:
A) consiste na retirada dos nutrientes dos solos provocados pelas raízes dos vegetais, sobretudo de florestas ombrófilas e de matas ciliares.
B) é um processo pedogenético que se restringe às áreas mais elevadas dos ambientes quentes e secos do mundo tropical e se caracteriza pelo acréscimo de velocidade do desenvolvimento dos solos.
C) aumenta consideravelmente o poder de reestruturação dos solos, enriquecendo-os; esse fato é comum nas áreas de matas ciliares que não foram degradadas.
D) é um processo pedogenético comum nas áreas equatoriais que favorece o empobrecimento dos solos, à medida que diminui os nutrientes minerais.
E) é um fator pedogenético típico do trópico semiárido que interfere nos processos erosivos das encostas ocupadas por caatingas hiperxerófilas densas.
Alternativa D.
A lixiviação empobrece os solos por meio da remoção de seus nutrientes, o que é ocasionado pela ação das águas pluviais. Dessa forma, climas úmidos como aqueles encontrados nas áreas equatoriais favorecem esse processo.
-
Questão 3
(Ibade) Acerca da lixiviação do solo, julgue as frases abaixo.
I. A quantidade de água que infiltra no solo é um dos principais fatores que influenciam a lixiviação.
II. A matéria orgânica no solo ajuda a reter nutrientes e água, aumentando a lixiviação.
III. A aplicação excessiva de fertilizantes pode aumentar a lixiviação, especialmente de nitratos e fosfatos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
A) Apenas, III.
B) Apenas, I e III.
C) Apenas, II e III.
D) Apenas, II.
E) Apenas, I.
Alternativa B.
A única proposição incorreta é a de número II. Diferente do afirmado, a presença de matéria orgânica e a maior retenção de nutrientes no solo ajudam a diminuir a lixiviação, e não a aumentá-la.
-
Questão 4
(Igeduc) Em regiões tropicais, especialmente aquelas com clima quente e úmido, ocorre um processo geológico que resulta na formação de uma camada endurecida de solo, rica em óxidos de ferro e alumínio, conferindo ao solo uma cor avermelhada característica. Esse processo envolve a intensa lixiviação de minerais solúveis e a concentração de compostos de ferro e alumínio. Qual é o nome desse processo?
A) Laterização.
B) Podsolização.
C) Desertificação.
D) Salinização.
Alternativa A.
A laterização é uma das consequências da lixiviação e consiste na formação de uma camada enrijecida no solo, formada por minerais metálicos que são depositados pela ação da água nos horizontes superiores.
-
Questão 5
(Enem)
O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.
LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).
A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:
A) Elevação da acidez.
B) Ampliação da salinidade.
C) Formação de voçorocas.
D) Remoção da camada superior.
E) Intensificação do escoamento superficial.
Alternativa A.
Uma das consequências da lixiviação é a diminuição do pH do solo devido à retirada de componentes básicos. Acontece, portanto, a elevação da acidez do substrato.
-
Questão 6
A lixiviação é um problema ambiental que causa o empobrecimento dos solos e que pode, a longo prazo, torná-lo inviável para o cultivo. Qual é o principal agente causador desse problema?
A) Matéria orgânica.
B) Defensivos agrícolas.
C) Água pluvial.
D) Vegetação.
E) Agentes biológicos.
Alternativa C.
A lixiviação é provocada pela ação da água das chuvas, ou água pluvial, no solo. Ela é, portanto, o agente responsável pela remoção dos nutrientes do solo.
-
Questão 7
A lixiviação é um processo químico que ocorre em solos expostos, isto é, descobertos. Embora possa acometer qualquer tipo de substrato, existem condições naturais que tornam a lixiviação mais provável em uma área do que em outra. Considerando os climas listados abaixo, em qual deles a chance de lixiviação é mais alta?
A) Clima semiárido.
B) Clima subtropical úmido.
C) Clima temperado continental.
D) Clima desértico.
E) Clima frio de montanha.
Alternativa B.
De todos os climas apresentados, o clima subtropical úmido é o único que apresenta alta umidade e pluviosidade elevada, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Por causa disso, a probabilidade de lixiviação, causada pela ação da água das chuvas, é maior em solos expostos a esse clima.
-
Questão 8
Qual dos aspectos listados abaixo pode acentuar a lixiviação de um solo?
A) Predomínio de baixas temperaturas.
B) Baixa declividade do terreno.
C) Escassez de chuvas.
D) Excesso de minerais ferrosos.
E) Alta porosidade do solo.
Alternativa E.
A elevada porosidade dos solos permite a maior infiltração de água e, portanto, acentua a lixiviação em solos descobertos e expostos aos agentes intempéricos. Com exceção da alternativa D, que não interfere nesse processo, as demais alternativas mostram aspectos que reduzem a lixiviação.
-
Questão 9
O processo de lixiviação química de um solo é o resultado de uma combinação de fatores que atua de modo a fragilizar o substrato e a acelerar a sua degradação. Dentre esses fatores, estão algumas ações antrópicas que podem ser apontadas como causa da lixiviação. Uma delas é:
A) o desmatamento.
B) a rotação de culturas.
C) o plantio de espécies nativas.
D) o excesso de defensivos agrícolas
E) a construção de curvas de nível.
Alternativa A.
O desmatamento acelera a degradação do solo por deixá-lo exposto à ação de agentes como as chuvas, que causam a lixiviação.
-
Questão 10
Enquanto ocasiona a retirada de nutrientes importantes do solo, a lixiviação também provoca:
A) a intemperização da rocha-mãe.
B) a fragilização da estrutura do solo.
C) a formação de novos horizontes superficiais.
D) o maior acúmulo de matéria orgânica.
E) a alteração na granulação do solo.
Alternativa B.
A retirada dos nutrientes do solo e a maior infiltração de água pelos seus horizontes podem ocasionar a fragilização da estrutura desse substrato, tornando-o mais suscetível à erosão.
-
Questão 11
O esgotamento dos nutrientes do solo que é provocado pela lixiviação pode tornar aquele substrato impróprio para futuros cultivos agrícolas, impedindo, ainda, o retorno natural da vegetação. A essa consequência da lixiviação, dá-se o nome de:
A) arenização.
B) laterização.
C) desertificação.
D) salinização.
E) erosão.
Alternativa C.
A lixiviação pode, a longo prazo, deixar solos completamente improdutivos, o que é conhecido como desertificação.
-
Questão 12
(Idecan) Entre os diversos problemas que afetam os solos brasileiros, estão os seguintes: erosão, esgotamento, laterização e lixiviação. Analise os tipos de técnicas agrícolas a seguir.
I. Rotação de solos e culturas.
II. Adubação.
III. Terraceamento.
IV. Curva de nível.
V. Reflorestamento.
VI. Associação de culturas.
VII. Calagem.
São técnicas que podem combater a erosão e o esgotamento do solo:
A) I, II, III e IV, apenas.
B) I, IV, V e VI, apenas.
C) I, II, III, IV, V, VI e VII.
D) I, II, III, IV, V e VI, apenas.
Alternativa C.
Todas as técnicas apresentadas podem ser empregadas para combater a erosão e a lixiviação, visto que elas alteram o impacto da água sobre as camadas superficiais, aumentam o seu potencial de absorção e também a carga de nutrientes presente no solo.