Exercícios sobre lixo urbano

Resolva esta lista de exercícios sobre lixo urbano e revise os pontos mais importantes acerca desse problema que é estudado por diferentes áreas da Geografia.

Publicado por: Paloma Guitarrara

Questões

  1. Questão 1

    (UFU)

    Charge “Brasil: de vento em popa” em um exercício da UFU sobre lixo urbano.

    Sobre a questão do lixo urbano, a análise da charge indica que, no Brasil:

    A) o crescimento econômico vivenciado nos últimos anos tem repercutido na inclusão de mais pessoas na classe média, o que incrementa a produção de mais lixo.

    B) o modelo de consumo adotado vem provocando o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

    C) a reciclagem tem sido uma alternativa sustentável e valorizada para reduzir a quantidade de lixo produzido.

    D) o lixo urbano, em sua maioria, está sendo reaproveitado ou vendido para empresas de reciclagem.

  2. Questão 2

    (Unioeste) Leia os versos a seguir.

    Tô enfiado na lama
    É um bairro sujo
    Onde os urubus têm casas
    E eu não tenho asas

    Mas estou aqui em minha casa
    Onde os urubus têm asas
    Eu vou pintando, segurando as paredes

    No mangue do meu quintal e manguetown

    Andando por entre os becos
    Andando em coletivos
    Ninguém foge ao cheiro sujo
    Da lama da manguetown (...)

    (...) Fui no mangue catar lixo
    Pegar caranguejo
    Conversar com urubu.

    “Manguetown” – Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. In: Afrociberdelia. Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. Rio de Janeiro: Chaos, 1996, CD, faixa 12, (3:15 min).

    O texto acima reporta trechos da canção intitulada “Manguetown”, e assim como demais canções, atividades, ou movimentos culturais e artísticos, muitas vezes expressam críticas sociais sobre diferentes problemáticas que atingem a sociedade.

    Sobre as temáticas que permeiam o espaço urbano e temas correlatos, assinale a alternativa CORRETA.

    A) No Brasil, inúmeras Cidades Médias ganharam destaque nos últimos anos, tornando-se centros de consumo e atração para novas indústrias e negócios. Por serem recentes e planejadas, não apresentam problemas como desigualdade econômica, política e cultural, comumente presentes na urbanização da América Latina.

    B) Os pressupostos do Planejamento Urbano garantem a prática de uma política urbana pautada em conhecimentos científicos que são utilizados pelos gestores públicos. Isso impede a geração de problemas urbanos como, por exemplo, o mau uso e ocupação do solo, bem como, a prática da especulação imobiliária.

    C) Embora excluídos ou marginalizados pela sociedade, os catadores de materiais recicláveis presentes comumente em áreas urbanas são importantes agentes para dar uma função ao lixo, como, por exemplo, inserindo o material coletado novamente no processo produtivo.

    D) A ampliação do espaço urbano no Brasil respeita as diretrizes ambientais e o Plano Diretor de cada município. Essas medidas impedem que a população esteja em situação de vulnerabilidade ambiental ou social. Com isso, não há ocupação de áreas inadequadas como o mangue ou o descarte de lixo em locais impróprios.

    E) A população urbana está em constante declínio em função da redução da taxa de natalidade. Com isso, problemas comuns relacionados à moradia, infraestrutura, saúde, educação, segurança alimentar, empregos, segurança pública, recursos naturais, dentre outros, estão em constante redução.

  3. Questão 3

    (FCC) A reciclagem do lixo urbano é avaliada como sendo:

    A) não vantajosa por aumentar o consumo de energia elétrica.

    B) não vantajosa por aumentar os custos de produção, decorrente do reaproveitamento dos produtos.

    C) não vantajosa por aumentar o custo geral da coleta de lixo urbano, mas vantajoso por diminuir o desperdício.

    D) vantajosa por diminuir o acúmulo de materiais que podem ser recuperados.

    E) vantajosa por aumentar a vida útil dos aterros sanitários, mas não vantajoso por aumentar o consumo de energia elétrica.

  4. Questão 4

    (Ufam) Leia as seguintes afirmativas sobre a questão do lixo nas cidades:

    I. Em 2018, o país produziu 79 milhões de toneladas de lixo – pouco menos de 1% com relação ao ano anterior. Este dado transforma o Brasil em campeão da produção de lixo na América Latina. Se essa tendência continuar o país irá atingir 100 milhões de toneladas de lixo até 2030.

    II. Os brasileiros não possuem o costume ou a cultura de reciclar o lixo, muito menos de fazer a coleta seletiva. Essa atitude resulta em efeitos negativos, como a elevada produção de lixo, que, ao ser descartada em locais inadequados, contamina os solos e os rios, atraindo insetos e aves, vetores de doenças.

    III. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que no Brasil os lixões tinham prazo para extinção até julho de 2014. Assim, até o ano passado, o país já tinha eliminado todos esses espaços que funcionavam a céu aberto.

    IV. No Brasil, existem várias políticas de incentivo ao avanço da coleta e à redução da produção de lixo, onde os programas socioambientais de reciclagem, logística reversa, sustentabilidade e apoio socioeconômico aos catadores constituem prioridades básicas do governo.

    A) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

    B) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

    C) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

    D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

    E) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

  5. Questão 5

    (Unitins) Os resíduos sólidos têm aumentado de forma descontrolada e seus efeitos sobre a sociedade são desastrosos. Embora a produção e a disposição do lixo seja uma preocupação crescente, pouco se tem feito para reverter o quadro existente.

    Diante disso, qual a alternativa seria um efeito do aumento de resíduos sólidos gerados?

    A) Produção de produtos em baixa e média escala.

    B) Uso de recursos naturais abaixo da capacidade de suporte e de resiliência.

    C) Áreas rurais que contribuem para grande a produção de lixo.

    D) Baixo consumo na busca de satisfação de desejos humanos ilimitados.

    E) Contaminação dos lençóis freáticos pela disposição do chorume.

  6. Questão 6

    (PUC)

    “Muitos aterros não têm tratamento adequado para o chorume derramado, que se infiltra no solo e, provavelmente, chega aos lençóis freáticos. Além disso, nem todo lixo coletado está sob o controle das autoridades públicas. Muitos aterros sanitários das cidades, quando existentes, estão no limite da sua capacidade operacional e nem toda a coleta está sob o controle das autoridades públicas. Os depósitos clandestinos representam um problema muito sério nas metrópoles.”

    Adaptado de JACOBI, Pedro. Impactos socioambientais urbanos – do risco à busca de sustentabilidade. In: MENDONÇA, F. (org.). Impactos Socioambientais Urbanos. Curitiba: UFPR, 2004.

    A falta de espaços apropriados para o despejo do lixo:

    A) reeducou a população da maioria das cidades brasileiras que, atualmente, separa o lixo reciclável do lixo orgânico e consome conscientemente, acabando com a necessidade de novos aterros.

    B) tem, como principal agravante, a poluição visual, em especial nos bairros onde vivem as populações de mais alta renda, das grandes metrópoles brasileiras.

    C) reflete a negligência de boa parte da população em saber se o lixo gerado recebe destino adequado, favorecendo, dessa forma, a contaminação das águas e do solo em muitas regiões do país.

    D) é resultado da ausência de políticas públicas que determinem onde devem ser instalados novos aterros, o que independe da participação popular em todo o processo, pois os riscos de contaminação do solo são pequenos.

    E) independe de campanhas que estimulem a redução do desperdício e a coleta seletiva.

  7. Questão 7

    (Uerj)

    Charge sobre mudança de hábitos do Gilmar em exercício da Uerj sobre lixo urbano.

    O lixo gerado especialmente nas cidades mais populosas se tornou, no último século, um dos fatores causadores de impactos ambientais nem sempre reversíveis a curto prazo. Um dos problemas e uma das soluções relativos ao acúmulo do lixo em áreas urbanas estão apresentados em:

    A) poluição de ecossistemas fluviais − coleta seletiva.

    B) aumento da emissão de gases − remodelação de áreas de risco.

    C) destruição de reservas florestais − reciclagem de resíduos tóxicos.

    D) diminuição dos reservatórios de água − redistribuição de núcleos populacionais.

  8. Questão 8

    (UEG) A expansão cada vez maior da sociedade de consumo implica o crescimento elevado da produção de lixo, cuja destinação vem se tornando crucial na medida em que se agravam os problemas ambientais urbanos.

    Sobre essa temática, é CORRETO afirmar:

    A) A coleta de resíduos sólidos inibe a contaminação do solo e das águas, evitando a produção de chorume e, consequentemente, do chamado lixo cadavérico.

    B) A construção de aterros sanitários é uma das soluções adequadas à destinação final do lixo, pois elimina as possibilidades de contaminações do lençol freático.

    C) Através da coleta de lixo é feita a compostagem, importante para ser utilizada como adubo nas plantações de hortaliças.

    D) Nos locais onde a coleta de lixo é irregular ou inexiste, há uma probabilidade maior de transmissão de doenças, uma vez que os microrganismos proliferam rapidamente.

  9. Questão 9

    (Uece) Atente ao que se diz a seguir sobre a relação entre meio ambiente e expansão dos espaços urbanos/metropolitanos no Brasil.

    I. Nas capitais brasileiras, o desenvolvimento tecnológico permitiu que os habitantes consumissem menor quantidade de recursos naturais, reduzindo os custos com o tratamento de resíduos sólidos e com o reaproveitamento do lixo urbano.

    II. Nos grandes centros urbanos brasileiros, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos indivíduos pertencentes aos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

    III. Em duas décadas, a motorização individual se ampliou consideravelmente nas pequenas, médias e grandes cidades do Brasil, e isso justifica o aumento dos congestionamentos e a redução da qualidade no transporte urbano.

    Está correto o que se afirma somente em:

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) III.

    D) II.

  10. Questão 10

    (Codevasf) Com base nos conhecimentos sobre impactos ambientais em sistemas urbanos brasileiros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) As cidades brasileiras têm crescido sem planejamento adequado, agravando os impactos urbanos em nosso país.

    ( ) Os levantamentos realizados mostram que, os setores de saneamento básico e coleta de lixo, são eficientes no Brasil.

    ( ) Nas grandes metrópoles brasileiras, além do lixo e do saneamento básico, as cidades enfrentam problemas de ocupação desordenada em áreas de mananciais e de risco, de desabamentos e enchentes.

    ( ) Um problema gravíssimo de muitas de nossas cidades, é a poluição dos rios e córregos que as atravessam.

    A sequência está correta em:

    A) F, F, V, V

    B) V, V, F, V

    C) V, F, V, V

    D) F, V, V, F

    E) V, F, F, V

  11. Questão 11

    (Enem)

    Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.

    GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).

    A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

    A) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.

    B) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.

    C) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.

    D) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.

    E) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

  12. Questão 12

    (UFU) Atualmente, muitos artesãos usam materiais recicláveis em suas criações. Há diversos produtos disponíveis no mercado fabricados com garrafas PET, caixas de papelão, latas de alumínio, entre outros. Além da produção de peças decorativas, esses materiais têm sido utilizados na confecção de bancos, vassouras, luminárias e até roupas.

    O uso de materiais recicláveis em novos produtos é importante porque:

    A) possibilita a reutilização de materiais que seriam jogados fora e que seriam depositados em lixões, contribuindo para a redução do acúmulo de resíduos sólidos de difícil decomposição no ambiente.

    B) reduz a quantidade de resíduos orgânicos voláteis no ambiente, evitando a dengue e outras doenças tropicais.

    C) permite uma melhor utilização de materiais que seriam transformados em resíduos nucleares e que poderiam contaminar milhares de pessoas que tivessem contato com o produto.

    D) leva à redução do consumo de embalagens e impede que os resíduos sólidos sejam decompostos no ambiente, evitando a produção de chorume.