Exercícios sobre mobilidade urbana

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre mobilidade urbana.

Publicado por: Larissa Mesquita

Questões

  1. Questão 1

    Trata-se de um conceito bastante trabalhado no âmbito da Geografia urbana e aplicado principalmente no planejamento urbano e nas políticas voltadas às cidades, referindo-se ao conjunto de condições normativas e infraestruturais, bem como individuais, que permitem a circulação de pessoas e também de cargas nas cidades, garantindo a fluidez do espaço urbano.

    GUITARRA, Paloma. Mobilidade urbana. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana.htm.

    O enunciado trata de qual assunto?

    A) Evolução dos transportes

    B) Mobilidade urbana

    C) Espaço urbano

    D) Macrocefalia urbana

    E) Infraestrutura urbana

  2. Questão 2

    Os problemas ligados à mobilidade urbana afetam cidades em todo o mundo, especialmente as grandes cidades que passaram por um processo acelerado de urbanização. O fator que justifica a deficiência de mobilidade em grandes centros é:

    A) o relevo, que pode influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento dos meios de transportes nas cidades.

    B) o número de habitantes, pois cidades com mais de um milhão de pessoas necessariamente apresentam problemas com a mobilidade.

    C) a idade das cidades, uma vez que as cidades mais antigas, fundadas entre os séculos XIV e XIX, apresentam problemas de mobilidade na atualidade.

    D) o nível econômico da população, que, nas cidades grandes, é elevado, levando à utilização de veículos particulares de forma predominante, o que gera o problema da mobilidade.

    E) o crescimento desordenado, verificado na maioria das grandes cidades, sem planejamento que possa preparar o espaço para a intensificação dos fluxos de maneira geral.

  3. Questão 3

    São elementos que levam aos problemas de mobilidade no espaço urbano, exceto:

    A) baixa cobertura das redes de transporte público, que não atendem toda a cidade.

    B) falta de integração dos diferentes modais urbanos.

    C) baixa qualidade do transporte público e tarifas elevadas.

    D) cobertura eficaz de transporte público na cidade.

    E) falta de acessibilidade e ausência de ciclofaixas.

  4. Questão 4

    Considere as afirmativas sobre a mobilidade urbana e marque a alternativa correta.

    A) A mobilidade urbana é um aspecto fundamental apenas nas cidades grandes onde a população supera um milhão de habitantes. Em cidades onde a população é inferior a um milhão, não são verificados problemas de mobilidade, pois o acesso aos diferentes espaços da cidade é facilitado.

    B) A existência de uma estrutura de transporte eficiente é importante nos ambientes urbanos, especificamente para o trânsito de mercadorias, o que favorece a economia. A circulação de pessoas, mesmo deficiente, não influencia nas questões econômicas.

    C) A mobilidade urbana é uma questão importante, pois ela viabiliza o que se chama de acesso à cidade, proporcionando aos cidadãos a locomoção entre diferentes bairros e localidades. A mobilidade urbana é parte essencial das políticas públicas que são desenvolvidas pensando no bem-estar da população e nos fluxos econômicos dessa cidade.

    D) O problema da mobilidade urbana é resolvido, de forma mais eficiente, por meio dos incentivos à utilização dos veículos particulares. Quando a população não depende dos meios de transporte públicos, a questão do deslocamento pelo espaço urbano deixa de ser um problema.

    E) Os constantes congestionamentos, comuns em grandes cidades e símbolos do problema de mobilidade, são resolvidos por meio de políticas públicas que incentivam a utilização de carros de passeio em substituição aos ônibus, de grande porte.

  5. Questão 5

    São consequências diretas da falta de mobilidade urbana para a população das cidades, exceto:

    A) dificuldade na locomoção na cidade.

    B) elevados gastos com transporte.

    C) dificuldade para desfrutar de atividades e serviços do espaço urbano.

    D) redução da qualidade de vida em função do excesso de tempo gasto nos deslocamentos.

    E) oferta de diversificados modais de transporte no espaço urbano.

  6. Questão 6

    A hegemonia do automóvel ou demais veículos particulares é uma realidade em cidades de todos os tamanhos e na maioria dos países. Normalmente essa é uma realidade verificada nos espaços urbanos onde os meios de transporte público e coletivo não atendem a necessidade da população em seus deslocamentos. A utilização maciça de veículos particulares pela população de uma cidade produz:

    A) congestionamentos constantes no espaço urbano pelo maior número de veículos que circulam.

    B) maior conforto à população, que se desloca com mais facilidade pelo espaço urbano.

    C) redução da poluição atmosférica, uma vez que os veículos particulares poluem menos que ônibus e trens.

    D) benefícios econômicos à população, que gasta menos recursos financeiros com o transporte particular.

    E) maior fluidez nos deslocamentos em longas distâncias no espaço urbano.

  7. Questão 7

    Algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a mobilidade urbana nas cidades no médio e longo prazos. Marque a alternativa que NÃO indica uma dessas medidas:

    A) diversificação dos modais de transporte utilizados na cidade.

    B) ampliação da cobertura das redes de transporte urbano, aumentando a integração do espaço urbano.

    C) adoção de melhorias nas vias e na infraestrutura urbana, gerando maior grau de fluidez.

    D) adoção de um mesmo horário para o funcionamento das atividades e dos serviços urbanos.

    E) integração das diferentes vias e dos modais de transporte.

  8. Questão 8

    Um dos maiores desafios das cidades brasileiras é a mobilidade urbana. As cidades cresceram, de forma rápida e sem planejamento, e são cenários de trânsito caótico e de grandes contingentes populacionais, que padecem ao se deslocar pelo espaço urbano. Um problema comum verificado nas cidades brasileiras e que prejudica a mobilidade urbana é:

    A) predomínio de transportes coletivos nas cidades.

    B) predomínio de transportes individuais.

    C) vias de transportes integradas.

    D) diversificação dos modais de transportes.

    E) transporte público de alta qualidade.

  9. Questão 9

    (Fuvest)

    Nos últimos anos, ganhou destaque na paisagem urbana das grandes cidades a presença maciça de motoboys; parte expressiva deles são entregadores por aplicativos. Além deles, motoristas de aplicativos já haviam ganhado espaço como responsáveis por mais uma forma de mobilidade urbana. Muitos autores acreditam que esteja ocorrendo um processo geral denominado “uberização” do trabalho, como argumenta Ludmila Abílio: “A uberização evidencia o presente e as tendências da gestão e subordinação do trabalho, que operam na indistinção entre vigilância, controle e gerenciamento do trabalho. Envolve a possibilidade de extração, processamento e gerenciamento de dados em dimensões gigantescas e ao mesmo tempo centralizadas, contando com as possibilidades contemporâneas de mapeamento integral do processo produtivo. Esse mapeamento e gerenciamento hoje incorporam, de novas maneiras ainda pouco conhecidas, a vida cotidiana de trabalhadores, usuários, consumidores”.

    ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização: a era do trabalhador just-in-time? Estudos Avançados, 34 (98).

    Nesse texto há uma definição de uberização. Assinale a alternativa que, segundo essa definição, está correta. A uberização do trabalho

    A) é um fenômeno restrito ao trabalho de entregadores e motoristas de aplicativos.

    B) representa maior autonomia dos trabalhadores nos seus postos de trabalho.

    C) apoia-se no desenvolvimento tecnológico de mapeamento de grande quantidade de dados para gerenciar os processos de trabalho.

    D) significa que todos os trabalhos, no futuro, serão gerenciados por grandes empresas de aplicativos.

    E) é um processo que não depende das informações da vida cotidiana dos usuários, consumidores e trabalhadores.

  10. Questão 10

    (UEG) Observe a imagem a seguir.

    Congestionamento em uma avenida, evidenciando a problemática mobilidade urbana existente no Brasil.

    A questão da mobilidade urbana no Brasil, apresentada na imagem, é decorrente:

    A) do incipiente investimento em transporte coletivo, como metrôs, trens urbanos e corredores de ônibus.

    B) do planejamento urbano e da evolução dos transportes coletivos nas grandes cidades brasileiras.

    C) das políticas de mobilidade que atendem as áreas centrais e periféricas das cidades.

    D) da flexibilidade no horário das atividades urbanas, distribuindo-as ao longo do dia.

    E) do incentivo ao uso de ciclovias, caronas coletivas e rodízios de carros.

  11. Questão 11

    (UFRGS) Considere as afirmações abaixo sobre a mobilidade urbana no Brasil.

    I. A mobilidade aumenta com a renda e varia em função das características econômicas e sociais das pessoas, além de vir acompanhada de diferenças no uso dos modos de transporte.

    II. O modo “a pé” ainda representa parcela significativa dos deslocamentos urbanos no Brasil, apesar do aumento de uso do transporte individual (carro).

    III. O investimento em trens, nas grandes metrópoles brasileiras, tem transformado essa modalidade na maior transportadora de passageiros.

    Quais estão corretas?

    A) Apenas I

    B) Apenas II

    C) Apenas III

    D) Apenas I e II

    E) I, II e III

  12. Questão 12

    (Fuvest) Considere que a motorização de um país constitui um importante indicador para o planejamento dos transportes e da mobilidade urbana. Esse indicador pode ser obtido, por exemplo, com base na relação entre o número de habitantes e o de autoveículos, tal como expresso no gráfico abaixo. Destaca-se o fato de que, quanto menor essa relação, maior a motorização de um país.

    Gráfico indicando a quantidade de habitantes por autoveículo em alguns países.

    Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a motorização

    A) aumentou, discretamente, na Alemanha, graças à estabilidade econômica do país.

    B) diminuiu, sensivelmente, no Brasil, em função das altas taxas de juros para o financiamento de autoveículos.

    C) manteve-se alta nos Estados Unidos, no Japão e na França, apesar da reconhecida qualidade do transporte público desses países.

    D) diminuiu na Argentina e na Coreia do Sul, em decorrência da recessão econômica que atingiu esses países.

    E) manteve-se baixa na Itália, apesar de fortes investimentos na indústria automobilística.