Exercícios sobre Modos de Produção

Os modos de produção são as estratégias utilizadas na produção capitalista visando ao aumento da produção de lucros.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Questões

  1. Questão 1

    Leia o texto abaixo e responda às questões subsequentes:

    O assalariado ideal segundo o gerenciamento pós-moderno

    De seus assalariados, as empresas esperavam antigamente que eles simplesmente estivessem presentes. Agora, as empresas exigem deles que se mostrem transparentes. [...] Agora, são os valores dos colaboradores, suas crenças, sua interioridade, sua personalidade que são cobiçadas. Uma evolução sociológica de monta. Sob a influência do gerenciamento pós-moderno, a fronteira entre a esfera privada e a esfera pública torna-se o alvo de uma luta histórica, como o programa "Big Brother" que expõe midiaticamente o que antes se escondia, sua intimidade.

    Os gerentes procuram a "eficiência total", lançando mão de organização matricial, de lógica de rede, de escritório virtual, de team, de task force, de incentive e mais fringe benefit.

    A este modelo gerencial corresponde um colaborador mutante, espécie de super-homem cujas qualidades pessoais (o "saber-ser") tornam-se tão importantes para sua carreira quanto o seu talento profissional (o "savoir-faire") [...].

    Le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em: Diplomatique.org. Acesso em: 17/14/2013.

    1. O texto acima assinala o atual momento da produção capitalista, marcado pela transição:

    a) do modo de produção taylorista para o fordista.

    b) do modo de produção volvista para o taylorista

    c) do modo de produção fordista para o toyotista

    d) do modo de produção toyotista para o volvista.

    1. Explique a frase do texto que diz que “De seus assalariados, as empresas esperavam antigamente que eles simplesmente estivessem presentes”, citando o nome e as características do modo de produção descrito.
  2. Questão 2

    Explique o que significa a expressão just in time no contexto da produção econômica e aponte as suas características.

  3. Questão 3

    Explique o que é volvismo e quais as suas características.

  4. Questão 4

    (UFU-2006)

    Após a Revolução Industrial foram desenvolvidas diferentes formas de gerenciamento científico da produção, no interior do sistema capitalista, como o taylorismo, o fordismo e o toyotismo, as quais, entre as suas finalidades, objetivaram aumentar a capacidade produtiva e baratear os custos com mão de obra das empresas.

    Dentre as alternativas apresentadas a seguir, assinale apenas aquela que descreve corretamente as características das três modalidades de gerências científicas anteriormente especificadas.

    a) O taylorismo, o fordismo e o toyotismo são denominações clássicas para as posturas gerenciais adotadas respectivamente pela Volkswagen, na Alemanha; pela Ford, nos Estados Unidos; e pela Toyota, no Japão. Suas principais inovações estão associadas à ocupação dos postos gerenciais por executivos portadores de cursos superiores.

    b) O taylorismo, desenvolvido pela Volkswagen na Alemanha, está associado à introdução da esteira rolante, enquanto as tecnologias desenvolvidas pelo fordismo e pelo toyotismo são patentes registradas, respectivamente, pelas empresas Ford (nos Estados Unidos) e Toyota (no Japão).

    c) Taylorismo, fordismo e toyotismo são procedimentos gerenciais modernos que têm como principal finalidade motivar os trabalhadores para a produção, aumentando sua participação nos processos decisórios e nos lucros das empresas.

    d) O taylorismo propôs a separação entre a concepção e a execução dos processos produtivos e a apropriação dos conhecimentos dos trabalhadores pelas empresas; o fordismo implementou a linha de montagem, buscando controlar o ritmo de trabalho mecanicamente e o toyotismo busca flexibilizar o sistema produtivo capitalista, ao capacitar as empresas para responder com agilidade e diversificação às demandas do mercado.