Exercícios sobre movimento de rotação

Esta lista de exercícios sobre movimento de rotação medirá seus conhecimentos sobre as principais características e consequências desse movimento realizado pela Terra.

Publicado por: Mateus Campos

Questões

  1. Questão 1

    O movimento de rotação é um dos principais do planeta. Uma das suas consequências é a

    A) ocorrência das estações do ano.

    B) sucessão dos dias e das noites.

    C) elevação da temperatura global.

    D) inclinação do eixo planetário.

    E) frequência das chuvas de verão.

  2. Questão 2

    Qual a duração aproximada do movimento de rotação terrestre?

    A) 10 horas.

    B) 12 horas.

    C) 15 horas.

    D) 24 horas

    E) 48 horas.

  3. Questão 3

    Qual a direção do movimento de rotação terrestre?

    A) Leste para oeste.

    B) Nordeste para sudeste.

    C) Norte para sul.

    D) Noroeste para sudeste.

    E) Oeste para leste.

  4. Questão 4

    O sistema de fusos horários é derivado do movimento de rotação terrestre. Os fusos horários são definidos por linhas imaginárias chamadas de

    A) paralelos.

    B) isolinhas.

    C) meridianos.

    D) trópicos.

    E) círculos.

  5. Questão 5

    A diferença de iluminação solar dos hemisférios está relacionada ao movimento de rotação e ocorre devido à

    A) frequência dos raios magnéticos.

    B) proximidade com satélites.

    C) atuação de sistemas climáticos.

    D) inclinação do eixo terrestre.

    E) atratividade dos polos terrestres.

  6. Questão 6

    Uma consequência da rotação facilmente percebida pelos seres humanos é o

    A) processo de aproximação solar.

    B) elevado volume de precipitação.

    C) aumento da temperatura terrestre.

    D) fenômeno dos eclipses solares.

    E) movimento aparente do Sol.

  7. Questão 7

    Assinale a alternativa que apresenta uma consequência da rotação nos meios físicos do planeta:

    A) O aumento do nível dos oceanos.

    B) O processo de formação de tsunamis.

    C) A interferência na formação de chuvas.

    D) A diferença de movimento das marés.

    E) A elevação da temperatura terrestre.

  8. Questão 8

    Como é corretamente chamado o movimento realizado pela Terra em torno do Sol?

    A) Precessão.

    B) Nutação.

    C) Mutação.

    E) Rotação.

    E) Translação.

  9. Questão 9

    (IF/BA 2013)

    Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

    Geografia atualidades 2014, p. 46.

    Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que:

    A) o fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a lua e o Sol exercem sobre as massas de água.

    B) os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados de mares abertos, continentais e fechados.

    C) as correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, dentre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.

    D) toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.

    E) os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambientes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.

  10. Questão 10

    (Unemat 2015)

    [...] A trajetória escapa o risco nu... As nuvens queimam o céu, nariz azul... Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu. Na lua o lado escuro é sempre igual... No espaço a solidão é tão normal... Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu. [...].

    (STEIN, Carlos; Hömrich, Sady; Bowie, David. O astronauta de mármore. In: Nenhum de Nós. Cardume, 1989. (CD).

    O que faz com que, daqui da Terra, vejamos sempre a mesma face da lua, deve-se ao fato de:

    A) o seu movimento de rotação e de translação em volta da Terra terem a mesma duração.

    B) a Terra e a lua girarem em torno do Sol.

    C) os movimentos de rotação da Terra e da lua terem a mesma duração.

    D) os movimentos de rotação da Terra e da lua serem em sentidos contrários.

    E) a lua estar sempre entre o Sol e Terra.

  11. Questão 11

    (UFRR 2016) A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta, pois graças a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante a rotação, que é de, aproximadamente, 24 horas. Essas diferenças de horários criaram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar a hora local. Assim, foi definido um sistema de 24 fusos horários. No Brasil, no que se refere ao sistema de fusos horários, podemos afirmar que:

    A) por possuir territórios no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, o Brasil apresenta dois fusos horários.

    B) a grande extensão territorial do país faz com que o Brasil apresente cinco fusos horários.

    C) apesar de sua extensão territorial, todos os estados da federação encontram-se em um único fuso horário, o de Brasília.

    D) por se localizar no Hemisfério Ocidental, os fusos horários no Brasil encontram-se adiantados em relação ao meridiano de Greenwich.

    E) como o Brasil se encontra inteiramente situado no Hemisfério Ocidental, temos nossos horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich.

  12. Questão 12

    (UFJF 2016)

    Faça parte desta experiência:

    Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande. A experiência deve ser realizada à noite.

    Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna e posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.

    Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.

    Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p. 29.

    Qual processo a experiência está representando?

    A) Movimento de translação.

    B) Precessão do equinócio.

    C) Movimento de rotação.

    D) Pôr do sol.

    E) Estações do ano.