Exercícios sobre petróleo
Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre petróleo, que aborda a formação de reservas, a geopolítica e a exploração desse combustível fóssil.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(UTFPR)
As descobertas das reservas de petróleo no pré-sal brasileiro estão entre as mais importantes em todo o mundo nos últimos anos. Essa província é composta por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial. Uma realidade que coloca o Brasil em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial. Para descobrir essas reservas e operar com eficiência em águas ultraprofundas, foram desenvolvidas tecnologias nacionais em parceria com fornecedores, universidades e centros de pesquisas brasileiros. A exploração do pré-sal só é possível com a construção e desenvolvimento de sondas de perfuração, plataformas de produção, navios e submarinos com recursos que movimentam toda a cadeia da indústria de energia (PETROBRAS, 2023).
As partículas minerais se movimentam com o passar do tempo geológico, criando novas paisagens e compactando detritos inorgânicos de origem mineral e orgânicos originários de plantas e animais em decomposição. Todo esse material tem sua deposição dirigida para as grandes depressões no Planeta, que produzem estruturas geológicas favoráveis à formação de reservas de hidrocarbonetos, como as do pré-sal brasileiro.
Essas áreas favoráveis aos acúmulos de detritos são:
A) Os maciços estruturais antigos
B) Escudos cristalinos
C) As bacias sedimentares
D) Os dobramentos antigos
E) Os dobramentos modernos
Alternativa C.
Essas áreas são as bacias sedimentares, formações derivadas do acúmulo de detritos originários do processo de erosão de áreas mais elevadas. Por causa do soterramento de material orgânico que ocorre nessas bacias, é nelas em que são encontradas as reservas de petróleo, como o pré-sal.
-
Questão 2
(Fuvest - Adaptada) Contemporaneamente, pode-se definir a sociedade mundial como a do petróleo, devido à participação desta matéria-prima em inúmeros produtos e atividades humanas. A utilização deste recurso natural data de muitos séculos, mas sua exploração e beneficiamento se expandiram somente a partir do século XX. A respeito desse recurso natural, é correto afirmar:
A) Houve uma forte redução do preço do barril, no início da década de 1970, por conta dos resultados das pesquisas envolvendo novos procedimentos de extração e refino.
B) A estatização, no Brasil, do transporte e do refino de petróleo iniciou-se no final dos anos 1930 sob o governo de Juscelino Kubitschek.
C) O início de seu uso como fonte de energia se deu em 1920, na Inglaterra, com a descoberta de reservas pouco profundas.
D) No final dos anos 1920, sete empresas petrolíferas mundiais constituíram um cartel controlador da extração, transporte, refino e distribuição do petróleo.
E) Os Estados Unidos possuem reservas ilimitadas de petróleo, o que ocasiona independência em relação aos países participantes da Opep.
Alternativa D.
As primeiras décadas do século XX foram marcadas pela descoberta de novas jazidas de petróleo no Oriente Médio e pela escalada na demanda por esse combustível fóssil, o que fez com que as empresas que ficaram conhecidas como Sete Irmãs consolidassem a sua atuação, dominando a produção petrolífera até a criação da Opep - Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
-
Questão 3
(UFRGS) Leia o segmento abaixo.
Conflitos internacionais têm como pano de fundo as disputas por petróleo.
BARROS. E. V. A matriz energética mundial e a competitividade das nações: bases de uma nova geopolítica. Engevista, v. 9, n. 1, p. 47-56, junho 2007.
Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
As maiores reservas de petróleo na África estão localizadas _________, e as maiores da América do Sul estão localizadas _________.
A) na Nigéria – no Brasil
B) na Líbia – na Venezuela
C) na Nigéria – na Venezuela
D) no Sudão do Sul – na Colômbia
E) na Líbia – na Colômbia
Alternativa B.
A Líbia é o país que concentra as maiores reservas de petróleo do continente africano (48 milhões de barris), enquanto a Venezuela se destaca não somente na América do Sul, como no mundo. As reservas venezuelanas são de 303 milhões de barris.
-
Questão 4
(CPCON)
“Os combustíveis fósseis constituirão a maior parte de nosso suprimento de energia durante boa parte do século XXI. As estimativas sobre as quantidades dos recursos disponíveis são sempre tênues, especialmente para o petróleo e o gás natural. (...). As curvas de Hubbert sugerem que, pela metade do século XXI, a produção de petróleo será de 10% dos valores atuais.”
(Hinrichs,R.A. & Kleinbach, M. Energia e meio ambiente. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, página 168.)
Sobre o petróleo, assinale a alternativa que aponta CORRETAMENTE os fatores previstos para redução da sua produção ao longo do século XXI.
A) O petróleo é um combustível fóssil que leva milhões de anos para ser formado, logo, não é possível repor os seus estoques dentro do século XXI.
B) O petróleo é um combustível fóssil altamente poluente e, por isso, está sendo substituído por outras fontes de energia. A diminuição na demanda gerará a diminuição na sua produção.
C) O petróleo é um combustível fóssil difícil de ser encontrado na natureza e ainda não se tem tecnologia suficiente para sua extração em larga escala.
D) O petróleo é um combustível fóssil em extinção e as principais potenciais mundiais já estão deixando de utilizar.
E) O petróleo é um combustível fóssil migratório e tende a se deslocar para camadas cada vez mais superficiais da crosta terrestre, tornando difícil sua extração.
Alternativa A.
O petróleo é um combustível considerado não renovável. Seu processo de formação demora até milhões de anos para se completar, o que significa que as atuais reservas não serão recuperadas até o final do século XXI.
-
Questão 5
(Udesc) Analise a figura.

Com base na Figura, assinale a alternativa correta sobre a produção de petróleo mundial.
A) Por causa das condições climáticas favoráveis, os Estados Unidos destacam-se como maior produtor de petróleo.
B) O Oriente Médio detém cerca de 50% da produção de petróleo no mundo, fato que explica a grande importância econômica e estratégica da região.
C) O Oriente Médio é uma região de interesse estratégico no cenário geopolítico internacional. Esse interesse aumentou quando os maiores produtores de petróleo do Oriente Médio criaram, em 1960, a Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), com o objetivo de manter o controle da exploração desse produto.
D) Os cinco maiores produtores – Estados Unidos, Arábia Saudita, Rússia, Canadá e Iraque – foram responsáveis por um terço da produção mundial total de petróleo.
E) Grande parte do petróleo explorado nos países do Oriente Médio abastece o mercado local, especialmente as importantes potências econômicas e demais países dependentes dessa fonte energética.
Alternativa C.
Dos 15 maiores produtores de petróleo do mundo, 9 deles estão localizados no Oriente Médio. A região também é detentora de grandes reservas desse combustível fóssil, tendo ganhado importância estratégica na cadeia produtiva dessa commodity principalmente a partir da década de 1960, com a criação da Opep - Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
-
Questão 6
(Uece) No que tange à exploração de petróleo como matéria-prima e como recurso energético, assinale a afirmação verdadeira.
A) Ocorre um processo controlado de extração de jazidas na terra e no mar, porém, os acidentes com escape de material radioativo para a atmosfera causam distúrbios socioambientais imediatos e a longo prazo.
B) A produção de energia e de matéria-prima é limpa, mas há impactos ambientais marcantes, tais como a emissão de ruído, o impacto visual e as interferências eletromagnéticas em pessoas.
C) Possui alto potencial de impactos ambientais que são resultantes de sua exploração e produção industrial, sendo capaz de causar a morte de animais e plantas, além de comprometer a qualidade do solo, do ar e das águas.
D) Esse tipo de exploração não acumula resíduos poluentes e o potencial de produção é igual em todos os tipos de formação geológica.
Alternativa C.
A produção e o transporte de petróleo são atividades que estão sujeitas a vazamentos e a derramamentos, o que impacta os ambientes marinhos e terrestres. Além da poluição que pode ser ocasionada na sua produção, a queima do petróleo emite gases poluentes na atmosfera, contribuindo com a degradação da qualidade do ar.
-
Questão 7
(Secplan)
“As exportações de petróleo brasileiro corresponderam a 31% da produção nacional entre 2005 e 2022. No mesmo período, as importações chegaram a 14%, em média. Em 2020, durante a pandemia, esses números chegaram a alcançar 47% e 5%, respectivamente. Desde 2013, quando a produção nacional de petróleo apresentou um crescimento acentuado, o volume exportado já aumentou quase 5 vezes e o importado caiu aproximadamente 30%. Apesar de ser considerado uma só commodity, cada tipo de petróleo tem qualidades distintas, sendo necessário importar uma parcela para compor um blend mais otimizado para cada perfil de refinaria existente no país.”
Fonte: https://www.ibp.org.br/observatorio-do-setor/producaoimportacao-e-exportacao-de-petroleo/. Acesso em 01 fev. 2025.
Sobre essa importante fonte energética brasileira, considerando seu processo de extração e produção, pode-se assegurar o seguinte:
A) A Petrobras, empresa estatal brasileira, é a principal responsável pela exploração e produção de petróleo no país, não atuando no pré-sal, apenas na produção do pós-sal.
B) A camada pré-sal, descoberta e divulgada no final da década de 1980, é uma das principais fontes de petróleo no Brasil, localizada abaixo de uma extensa camada de sal no fundo oeste do Oceano Atlântico.
C) A maior parte da produção de petróleo no Brasil está concentrada nas Bacias de Santos e Campos, representando, aproximadamente, 95% da produção de petróleo e gás no país.
D) o Brasil é autossuficiente em petróleo, ou seja, produz todo o petróleo que consome, não necessitando de importações.
Alternativa C.
As bacias de Campos e de Santos são as duas principais áreas de exploração petrolífera do Brasil, e respondem pela maior parte do petróleo e do gás natural que são obtidos em território brasileiro. Aliás, fica nessa região o pré-sal, onde atuam empresas como a Petrobras.
-
Questão 8
(FGV) Localizado em uma área de aproximadamente 149 mil quilômetros quadrados no mar territorial entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, o Polígono do Pré-Sal está entre as mais importantes descobertas de petróleo e gás natural dos últimos anos. Em relação ao assunto, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) O pré-sal é uma formação rochosa localizada no subsolo da costa brasileira, que se estende entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, atingindo uma área de cerca de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura. Tal conjunto de rochas, com potencial para a formação de petróleo, está localizado sob uma extensa camada de sal que atinge espessuras de até 2 mil metros, formando uma espécie de selo e garantindo, assim, a geração de óleo de ótima qualidade.
( ) A Bacia de Campos foi a primeira descoberta, com grande potencial de exploração e com o desafio de alcançar águas profundas. Sua formação aconteceu há 100 milhões de anos, a partir do processo de separação dos continentes Sul-Americano e africano, tornando-se um tipo de “aterro natural” formado por sedimentos liberados no Oceano Atlântico ao longo desse tempo. Sob variados níveis de pressão e temperatura, entraram em decomposição originando as reservas de petróleo e gás natural dentro de rochas porosas no subsolo marinho.
( ) Hoje, a produção em águas ultraprofundas já é uma realidade consolidada no Brasil e assume um papel importante na transição energética global, uma vez que os poços do pré-sal são de altíssima produtividade e seu petróleo tem a menor emissão de gases poluentes do setor. Em 2023, o pré-sal alcançou uma produção acumulada de 5,5 bilhões de barris de petróleo – puxada pelos 3 maiores campos em operação dessa camada: Tupi, Búzios – o maior do mundo em águas ultraprofundas – e Mero.
As afirmativas são, respectivamente,
A) V – V – V.
B) V – F – V.
C) V – F – F.
D) F – F – V.
E) F – V – V.
Alternativa A.
Todas as afirmativas contêm informações verdadeiras sobre a produção de petróleo no Brasil e sobre a camada do pré-sal, que consolidou o papel do país na transição energética global devido às altas qualidade e produtividade dos combustíveis fósseis encontrados nessa região.
-
Questão 9
(Unicamp) O petróleo continua sendo a fonte de energia mais importante do mundo. A posse de reservas, o transporte e a capacidade de refino figuram como elementos de soberania nacional e estratégicos em um mundo extremamente competitivo. Em relação ao petróleo no Brasil, é correto afirmar:
A) As descobertas das reservas nacionais ocorreram a partir dos anos 1980 e a Bacia de Campos (RJ) é hoje a principal produtora do país.
B) A extração nacional é cada dia maior, mas a inexistência de oleodutos exige que o transporte seja realizado por meio rodoviário.
C) A maior produção em terra provém do Estado do Rio Grande do Norte e, em mar, do pré-sal situado entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
D) Apesar de possuir grandes reservas, especialmente com as descobertas do pré-sal, não há refino no país, por isso os derivados são importados.
Alternativa C.
O Rio Grande do Norte lidera a produção de petróleo em plataformas onshore, isto é, em terra firme. Por sua vez, a produção offshore concentra-se nas bacias de Campos e de Santos, entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
-
Questão 10
(Unitau)
Em 2022 e 2023, a América Latina teve o maior percentual de novas descobertas de petróleo no mundo, segundo o relatório mais recente dos pesquisadores do Global Energy Monitor. Foram 37,3% das novas reservas de petróleo no mundo, na Guiana, Colômbia, Cuba e Suriname. De acordo com o Global Energy Monitor, são mais de 980 campos de exploração de petróleo operacionais hoje na região.
Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/04/13/onde-ha-petroleo-na-america-latina-lider-no-mundo-em-reservas-descobertas-nos-ultimos-anos.ghtml. Acesso 15 abr 2024.

Sobre a produção de petróleo na América Latina, analise as afirmativas abaixo:
I. A Guiana foi o país com maior descoberta de reservas de petróleo em 2022 e 2023 e se junta aos únicos produtores de petróleo da América Latina, que são México, Venezuela e Brasil.
II. No Brasil, quase 95% os recursos petrolíferos estão localizados no mar, sendo que 80% deles encontram-se na costa da Bahia.
III. Na Bacia de Santos, no Brasil, encontra se a camada pré-sal. Sua localização se estende desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina.
Está CORRETO o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, II e III.
Alternativa C.
Somente a afirmativa III está correta. Diferente do que é afirmado em I, não existem somente quatro produtores de petróleo na América Latina. Argentina, Colômbia, Equador e Peru também são países que produzem petróleo, embora em menor escala do que Brasil, México e Venezuela. A afirmativa II é incorreta porque a maioria dos recursos petrolíferos brasileiros não fica na Bahia, mas, sim, entre os estados do Espírito Santo e de São Paulo.
-
Questão 11
A transição energética é um dos temas mais debatidos em todo o mundo atualmente, em especial durante as reuniões sobre o clima e o meio ambiente, como é o caso da Conferência de Partes (COP). Veja como esse processo é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):
“O conceito de transição energética está associado ao processo de substituição da base de recursos e/ou tecnologias usada para gerar energia por outros(as). Esse processo pode ocorrer por diversas razões, como a escassez de um recurso energético ou o aparecimento de tecnologias mais eficientes.”
ANEEL. A transição energética no Brasil. ANEEL, 06 mai. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/transicao-energetica/a-transicao-energetica-no-brasil.
Nesse contexto, o petróleo:
A) ganhará mais espaço na matriz energética como uma fonte alternativa aos combustíveis fósseis.
B) tende a ser completamente extinto da matriz energética mundial em poucos anos.
C) será substituído apenas nos países emergentes, sobre os quais recai a maior pressão para a realização da transição energética.
D) terá seu uso gradualmente reduzido, sendo substituído por fontes renováveis de energia.
E) não terá seu consumo mundial afetado pela transição energética.
Alternativa D.
O petróleo tende a ser substituído aos poucos por outras fontes de energia na transição energética que se impõe devido à emergência climática, causada principalmente pelas emissões de poluentes derivadas da queima de combustíveis fósseis.
-
Questão 12
(Urca)
Mais de 40 dias depois que apareceram as primeiras manchas de óleo no litoral nordestino, foram recolhidas somente nesta sexta-feira, em seis praias pernambucanas, 20 toneladas de óleo, cuja origem segue desconhecida. O vazamento, que já atingiu 2,1 mil quilômetros dos nove estados da região, foi classificado pelo Ministério Público Federal (MPF) como o maior desastre ambiental da costa brasileira. Pressionado pelas autoridades locais, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, virá ao Estado na próxima terça-feira. Na praia dos Carneiros, onde foi retirado metade do volume detectado, a população se mobilizou num esforço para despoluir os corais, a areia e os estuários dos rios afetados. Enquanto os impactos ainda são analisados, o trabalho está longe de acabar.
https://www.folhape.com.br/noticias/desastre-que-vem-do-mar-saiba-mais-sobre-o-oleo-que-chega-as-praias-do/120312/.
O derramamento de petróleo é um problema sério que ameaça várias espécies de animais marinhos, pois o petróleo é menos denso que a água, ele boia. Isso faz com que se formem grandes manchas: as chamadas marés negras – e é aí que os problemas começam. Essas grandes manchas de petróleo impedem que a luz passe, prejudicando a fotossíntese dos seres produtores marinhos, bem como, a camada de petróleo sobre a água impede trocas gasosas da água com o ar, levando muitos seres vivos à asfixia.
Sobre a questão ambiental exposta no texto podemos especificar corretamente:
A) A questão alerta para a necessidade de se criar plataformas de exploração de petróleo mais segura, pois todas já construíram foram responsáveis pelos intensos derramamentos de óleo no mar.
B) O processo de transporte do petróleo através de navios petroleiros é totalmente seguro, não se tem conhecimento, até hoje, de nenhum acidente que tenha causado danos aos seres vivos muito menos a vida marinha.
C) A utilização de combustíveis fósseis não gera poluição no mar, pois é apena com a queima desses combustíveis que se liberam gases como CO2, SO2 e SO3, relacionados exclusivamente com o aquecimento global e chuva ácida e não com acidentes marinho.
D) O transporte marítimo do álcool que é uma substância sintetizada a partir dos derivados do petróleo, quando derramados em grandes quantidades no mar, libera quantidades significativa de metano e monóxido de carbono, que são os principais gases responsáveis pela mortandade da vida subaquática
E) O petróleo forma uma película na superfície da água prejudicando as trocas gasosas da atmosfera com a água desfavorecendo assim a realização da fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica, contribuindo para o envenenamento de diversas espécies e afetando também a atividade pesqueira.
Alternativa E.
O transporte de petróleo por navios está sujeito a acidentes e a vazamentos em alto-mar. A liberação de petróleo sobre as águas é altamente prejudicial para os ecossistemas marinhos, pois cria uma película sobre a água que dificulta as trocas gasosas e limita a atividade biológica de algas e outros organismos marinhos. Além disso, a contaminação afeta diretamente a pesca.