Exercícios sobre planetas gasosos

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre os planetas gasosos.

Publicado por: Larissa Mesquita

Questões

  1. Questão 1

    Considerando o grupo dos planetas gasosos do nosso Sistema Solar, marque a alternativa que NÃO indica um desses planetas.

    a) Júpiter.

    b) Saturno.

    c) Urano.

    d) Netuno.

    e) Plutão.

  2. Questão 2

    É uma característica marcante dos planetas gasosos:

    a) possuem atmosferas constituídas por gases variados, seguindo o mesmo padrão da atmosfera da Terra.

    b) apresentam as menores dimensões entre os planetas do Sistema Solar.

    c) são marcados pela presença de gases tóxicos associados às estruturas rochosas da superfície.

    d) suas posições próximas ao Sol garantem maior luminosidade e temperatura.

    e) forte presença de satélites naturais e sistemas de anéis formados por gelo e fragmentos de rochas.

  3. Questão 3

    Além de não possuírem uma superfície sólida e contínua, os planetas gasosos possuem outras semelhanças que os aproximam. Marque a alternativa que indica uma característica comum ao grupo dos planetas gasosos.

    a) Pequena dimensão.

    b) Baixas temperaturas.

    c) Proximidade do Sol.

    d) Ausência de Luas.

    e) Inexistência de atmosfera.

  4. Questão 4

    A imagem destaca quatro planetas do Sistema Solar:

    Planetas gasosos do Sistema Solar

    O que esses planetas têm em comum?

    a) Foram os primeiros planetas do Sistema Solar.

    b) São planetas que possuem condições para o desenvolvimento da vida.

    c) Desenvolvem órbita circular em torno do Sol.

    d) São planetas gasosos, ou seja, sem superfície consolidada.

    e) Não atraem satélites naturais.

  5. Questão 5

    Leia as afirmações abaixo:

    • Não possui superfície consolidada.

    • Possui cerca de 70 satélites naturais (luas).

    • Sua translação equivale a 12 translações da Terra – doze anos.

    • É o maior planeta do Sistema Solar: se fosse oco, caberiam 1.300 Terras dentro dele.

    Os itens indicam características de qual planeta do Sistema Solar?

    a) Netuno.

    b) Saturno.

    c) Júpiter.

    d) Mercúrio.

    e) Vênus.

  6. Questão 6

    As alternativas abaixo trazem características do planeta Urano, apenas uma NÃO está correta. Assinale-a.

    a) Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e o terceiro maior do Sistema Solar, depois de Júpiter e Saturno.

    b) Assim como Netuno, recebe a alcunha de Gigante de Gelo em função da temperatura superficial média de -197º C.

    c) O planeta Urano não possui uma superfície sólida. É, portanto, um planeta gasoso.

    d) Urano possui várias luas. São 27 satélites naturais conhecidos.

    e) A coloração verde-azulada que é observada nas imagens feitas pelos telescópios é resultado da composição da superfície rochosa do planeta Urano.

  7. Questão 7

    A imagem ilustra o planeta Saturno:

    Planeta Saturno

    Saturno é um planeta gasoso do Sistema Solar. Sua grande característica é a presença de seus famosos “anéis” que circundam seu imenso corpo. Sobre a constituição dos anéis de Saturno, marque a alternativa correta.

    a) Os anéis são formados por fragmentos de rochas e gelo.

    b) Os anéis foram observados pelas investigações do telescópio Hubble, no século XX.

    c) Os anéis se originaram de outro planeta que foi fragmentado ao se chocar com Saturno.

    d) Os anéis, por serem fragmentos de outros corpos celestes, não são dotados de brilho.

  8. Questão 8

     “É um planeta gasoso pertencente ao Sistema Solar classificado como um gigante de gelo. Trata-se do oitavo planeta a partir do Sol, sendo, portanto, o planeta mais distante do Sol. Em decorrência disso, o tempo que leva para dar uma volta completa em torno dessa estrela é muito grande: 165 anos.”

    GUITARRARA, Paloma. "Planeta Netuno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/netuno-2.htm. Acesso em 26 de outubro de 2022.

    O fragmento de texto faz referência a qual planeta do Sistema Solar?

    a) Plutão.

    b) Júpiter.

    c) Netuno.

    d) Urano.

    e) Saturno. 

  9. Questão 9

    (Ifsul 2016) Observe a representação abaixo:

    Representação da órbita dos planetas ao redor do Sol.

    A imagem faz referência ao esquema ilustrativo do modelo heliocêntrico, proposto por

    a) René Descartes.

    b) Santo Agostinho.

    c) Cláudio Ptolomeu.

    d) Nicolau Copérnico.

  10. Questão 10

    (UFPE) Analise as proposições a seguir:

    1. O Sol é uma estrela de 5a grandeza que fornece luz e calor ao Sistema Solar.

    2. Os astros do Sistema Solar mantêm um equilíbrio harmonioso em função do mecanismo explicado pela Lei da Gravitação Universal.

    3. Os planetas descrevem órbitas circulares e concêntricas em torno do Sol.

    4. Os planetoides ou asteroides são pequenos astros que gravitam entre Júpiter e Saturno.

    Estão corretas:

    a) 1, 2 e 4.

    b) 2, 3 e 4.

    c) Apenas 3 e 4.

    d) Apenas 1 e 2.

    e) Apenas 2 e 3.

  11. Questão 11

    (PUCPR 2017) A maioria dos livros didáticos não possui uma escala definida para representar o Sistema Solar. A consequência é uma provável compreensão distorcida sobre as reais dimensões e distâncias entre os astros que o compõem.

    Quadro com diâmetros dos planetas do Sistema Solar e suas distâncias em relação ao Sol.

    Um livro didático convencional que respeite, simultaneamente, a proporcionalidade dos tamanhos e distâncias do Sistema Solar é

    a) impossível, pois um modelo fiel a essa realidade implica a utilização de grandes escalas;

    b) possível, desde que a escala utilizada seja muito grande;

    c) inviável, pois, mesmo com uma escala muito pequena, uma representação das distâncias e tamanhos proporcionais ao real extrapolaria as dimensões da folha;

    d) viável, se a escala adotada for milhões de vezes maior que as escalas utilizadas nos mapas que representam a Terra;

    e) possível, considerando-se que a ampliação pode gerar mais distorções sobre a realidade representada.

  12. Questão 12

    (UCPEL 2017) Cientistas dizem ter evidências da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Desde o rebaixamento de Plutão, o Sistema Solar passou a contar com oito planetas. Entretanto, com a suposta existência de um novo planeta, voltaria a ter nove. Em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas demonstram, por meio de modelos matemáticos e simulações de computadores, as conclusões de sua pesquisa. Entretanto, ainda não foi possível a observação direta do chamado “Planeta Nove”.

    Com relação aos planetas integrantes do Sistema Solar, é correto afirmar que:

    a) Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela D’alva ou estrela da manhã; por causa da sua característica brilhante, pode ser visto durante o dia.

    b) Júpiter é o último (a partir do Sol) dos planetas rochosos, aparece como uma “estrela de fogo” à noite, possui calotas polares que contêm água.

    c) Netuno, assim como a Terra, também é conhecido como o “planeta azul” por causa da grande presença de água na composição de sua atmosfera.

    d) Saturno é outro dos planetas rochosos, composto basicamente de hidrogênio e hélio, caracterizado pela existência de anéis formados por seus satélites.

    e) Mercúrio é o menor e o mais interno, tem uma aparência similar à da lua com crateras de impacto e planícies lisas; não possui satélites naturais.