Exercícios sobre população mundial

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as principais características geográficas relacionadas ao cenário demográfico da população mundial.

Publicado por: Mateus Campos

Questões

  1. Questão 1

    A população mundial apresentou um aumento significativo ao longo da história. Um conjunto de mudanças está atribuído ao crescimento da população do mundo, entre elas está:

    A) a atenuação do crescimento vegetativo entre países economicamente mais pobres do planeta.

    B) a substituição da mão de obra mecanizada nas grandes fazendas de produção de alimentos.

    C) o deslocamento de refugiados de países subdesenvolvidos para nações mais industrializadas.

    D) o estabelecimento de unidades industriais nas zonas rurais dos países menos desenvolvidos.

    E) o processo de urbanização ocorrido por meio do êxodo da população do campo para a cidade.

  2. Questão 2

    O crescimento da expectativa de vida é um fator determinante para a ampliação da população mundial. Os dados positivos desse indicador demográfico estão diretamente relacionados com

    A) a melhoria da oferta de saneamento básico.

    B) a mecanização das atividades agrícolas.

    C) a concentração de rendimentos financeiros.

    D) o consumo de alimentos industrializados.

    E) o desenvolvimento de cidades inteligentes.

  3. Questão 3

    Os indicadores demográficos são ferramentas importantes para avaliar a geografia da população mundial. No contexto global, houve, ao longo dos últimos séculos, um constante crescimento populacional, verificado por meio da

    A) retração do crescimento vegetativo.

    B) elevação da distribuição de renda.

    C) ampliação da razão entre os sexos.

    D) diminuição da mortalidade infantil.

    E) expansão do processo de imigração.

  4. Questão 4

    O crescimento da população mundial é demarcado por diferenças entre as regiões do globo. O continente europeu, por exemplo, tem como características demográficas a

    A) concentração de população no meio rural e o saldo migratório negativo.

    B) elevação da expectativa de vida e a diminuição da taxa de fecundidade.

    C) atenuação do processo de imigração e a queda da qualidade de vida.

    D) expansão do número de filhos por mulher e a melhoria na oferta de saúde.

    E) retração do processo de imigração e o expressivo aumento populacional.

  5. Questão 5

    Na atualidade, o ritmo de crescimento da população mundial tem diminuído. Um dos elementos que contribuem para o referido cenário, entre outros, é a

    A) ausência de políticas públicas de planejamento familiar.

    B) oferta de condições sanitárias igualitárias para a população.

    C) queda do índice de natalidade nos países mais desenvolvidos.

    D) diminuta participação das mulheres no mercado de trabalho.

    E) elevação da mortalidade infantil nos países emergentes.

  6. Questão 6

    Os indicadores populacionais globais têm apresentado uma tendência de queda nos últimos anos. Contudo, determinadas regiões do planeta ainda registram índices de crescimento populacional muito elevados. Qual continente possui o crescimento demográfico mais intenso na atualidade?

    A) África

    B) América

    C) Ásia

    D) Europa

    E) Oceania

  7. Questão 7

    A distribuição da população mundial é desigual ao longo das regiões do planeta. Em relação ao contexto da distribuição populacional em nível global, marque a alternativa correta:

    A) A Oceania é continente mais densamente povoado e populoso do mundo.

    B) A Mongólia é um país classificado como muito povoado e pouco populoso.

    C) O sul da Europa é uma região geográfica muito populosa e pouco povoada.

    D) O sudeste asiático é considerado uma das regiões mais povoadas do planeta.

    E) O Canadá é a única nação da América do Norte tida como muito povoada.

  8. Questão 8

    Qual o país mais populoso do mundo?

    A) Brasil

    B) Índia

    C) China

    D) Rússia

    E) Angola

  9. Questão 9

    (Enem 2015) A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes.

    DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.

    No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:

    A) Orientação política de governos locais.

    B) Composição religiosa de povos originais.

    C) Tamanho desigual dos espaços ocupados.

    D) Distribuição etária dos habitantes do território.

    E) Grau de modernização de atividades econômicas.

  10. Questão 10

    (Unicentro 2016) Os conhecimentos sobre a população mundial e brasileira possibilitam afirmar:

    A) Os Estados Unidos adotaram uma política restritiva à imigração porque, na última década, ocorreu uma explosão demográfica no país.

    B) O Japão estimula a imigração porque a população local está envelhecendo e falta mão de obra no país, o que já inviabiliza as atividades econômicas.

    C) A pirâmide etária brasileira vem se modificando e, atualmente, ela é igual à francesa.

    D) A transumância, maior movimento da população brasileira, está relacionada à implantação da agroindústria.

    E) Os movimentos xenofóbicos, nas últimas décadas, estão se ampliando nos países centrais, principalmente na Europa.

  11. Questão 11

    (UEG 2019) Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente.

    ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256.

    Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:

    A) após a Segunda Guerra Mundial, acentuou-se o processo de desconcentração industrial, quando as indústrias abandonaram áreas tradicionais nas grandes cidades e deslocaram-se para outras localidades.

    B) a produção em larga escala resultante do processo de industrialização permitiu a expansão das atividades agrícolas e uma maior distribuição da população urbana para o espaço rural.

    C) os primeiros núcleos urbanos surgiram em virtude da instalação de pequenas indústrias, denominadas manufaturas, que necessitavam de grande quantidade de mão de obra para a produção.

    D) o período relativo à industrialização dos países desenvolvidos que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, chamado industrialização tardia ou retardatária, não impactou na urbanização desses países.

    E) durante a Segunda Revolução Industrial, várias cidades industriais surgiram próximo às regiões carboníferas na Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e Polônia.

  12. Questão 12

    (UPE 2021) A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

    (LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)

    Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

    A) A primeira megalópole, BosWash, foi identificada na década de 1980, nos Estados Unidos, com uma população de 50 milhões de habitantes; a segunda foi a México DC, com 20 milhões de habitantes em 1990.

    B) As transformações socioespaciais provocadas pelos avanços do meio técnico-científico informacional, além de corresponderem às bases estruturais do processo de globalização, dão origem às megalópoles. São nesses espaços denominados megalópoles que se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais. No Brasil existe uma megalópole.

    C) As cidades globais podem apresentar uma menor densidade populacional, no entanto são centros urbanos com grande concentração de poder (político e econômico) e influência mundial. Por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York são megacidades e cidades globais.

    D) De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, os centros urbanos que possuem mais de 10 milhões de habitantes são identificados como megalópoles ou megacidades, mas com influências econômicas restritas ao país de origem.

    E) A China é o país com maior número de megalópoles do mundo. Pequim deverá ser a cidade mais populosa do mundo em 2030, com função administrativa, ultrapassando Tokyo, que atualmente é a cidade mais populosa da Eurásia.