Exercícios sobre terremotos

Esta lista de exercícios permitirá medir os seus conhecimentos sobre as principais características da formação e da ocorrência de um terremoto na superfície do planeta Terra.

Publicado por: Mateus Campos

Questões

  1. Questão 1

    Os terremotos são fenômenos naturais que geram grande impacto nas atividades humanas. Eles são gerados por meio da

    a) lava oriunda de vulcões ativos na superfície terrestre.

    b) pressão entre placas tectônicas que formam a litosfera.

    c) movimentação planetária em torno do seu próprio eixo.

    d) diminuição dos níveis de gravidade ao redor do globo.

    e) camada de magma localizada no núcleo do planeta.

  2. Questão 2

    Como é chamado o ponto geográfico onde se inicia o tremor de terra?

    A) epicentro.

    B) magma.

    C) hipocampo.

    D) cota.

    E) núcleo.

  3. Questão 3

    Além dos terremotos, o choque entre placas tectônicas gera formações de relevo, como os

    a) dobramentos modernos.

    b) chapadões erodidos.

    c) planaltos sedimentares.

    d) morros de planalto.

    e) leitos dos vales fluviais.

  4. Questão 4

    Qual o nome da principal escala utilizada para a medição da força do tremor de terra?

    a) Escala Geográfica.

    b) Escala Richter.

    c) Escala Geológica.

    d) Escala Física.

    e) Escala Cartográfica.

  5. Questão 5

    São consequências, em termos de estruturas civis, causadas pelos terremotos, as alternativas listadas abaixo, com exceção de:

    a) destruição de residências.

    b) rompimento de barragens.

    c) incêndios na fiação elétrica.

    d) elevação do nível dos rios.

    e) deslizamentos de encostas.

  6. Questão 6

    Os terremotos acontecem, geralmente com grande intensidade, em determinadas regiões do globo. São países que registram abalos de grande magnitude, com exceção de

    a) Japão.

    b) Brasil.

    c) Itália.

    d) Turquia.

    e) Indonésia.

  7. Questão 7

    Em qual placa tectônica está localizado o território brasileiro?

    a) Placa Norte-Americana.

    b) Placa Africana.

    c) Placa de Nazca.

    d) Placa de Scotia.

    e) Placa Sul-Americana.

  8. Questão 8

    Qual é o nome do fenômeno natural caracterizado pela ocorrência de sismos no fundo dos oceanos?

    a) Maremoto.

    b) Tsunami.

    c) Tufão.

    d) Ciclone.

    e) Vulcanismo.

  9. Questão 9

    (PUC-RS 2010) Uma sequência de eventos naturais aconteceram no mundo recentemente, como, por exemplo, os terremotos no Haiti, no Chile, no México, na China e nas Filipinas, e, ainda, a erupção de um vulcão na Islândia. Quanto à formação do terremoto no Chile e à erupção do vulcão na Islândia, pode-se afirmar que ambos estão ligados a fenômenos que têm como causa, respectivamente,

    a) o encontro de duas placas oceânicas — a subducção de uma placa continental com uma placa oceânica.

    b) o encontro da Placa de Cocos com a Placa Sul-Americana — a abertura da Dorsal Mesoatlântica.

    c) a subducção da Placa Pacífica — a obducção da Placa Atlântica.

    d) o encontro da Placa Pacífica com a Placa de Nazca — a abertura da Dorsal Atlântica.

    e) o encontro da Placa de Nazca com a Placa Sul-Americana — a formação da Dorsal num limite divergente de placas tectônicas.

  10. Questão 10

    (Fatec 2010) A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas

    a) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.

    b) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.

    c) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.

    d) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.

    e) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.

  11. Questão 11

    (UERR 2015) “Um forte terremoto, de 8,4 graus na escala Richter, sacudiu nesta quarta-feira a região central do Chile, balançando prédios, provocando um alerta de tsunami e deixando a população em pânico.”

    (Correio Brasiliense 16/09/2015).

    A situação descrita é consequência da dinâmica tectônica convergente entre as placas tectônicas:

    A) Placa Sul-Americana e Placa Norte-Americana.

    B) Placa Africana e Placa Sul-Americana.

    C) Placa Euro-Asiática e Placa Sul-Americana.

    D) Placa de Nazca e Placa Sul-Americana.

    E) Placa Sul-America e Placa Índica.

  12. Questão 12

    (Famerp 2016) Os terremotos e os tsunamis são eventos que passaram a ser melhor compreendidos com o estudo da estrutura interna da Terra, especialmente a partir da

    a) verificação da alta densidade dos materiais que compõem a crosta terrestre, cuja composição, rica em magnésio, ferro e silício, promove falhas e rupturas.

    b) descoberta do campo magnético gerado pelo núcleo terrestre, cuja interferência provoca instabilidade na consolidação do embasamento rochoso.

    c) identificação das espessuras de cada camada, cuja proporcionalidade explica a fragilidade da porção mais externa.

    d) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.

    e) coleta de amostras ao longo das diferentes camadas, cujos materiais permitiram identificar graus de porosidade e resistência distintos.