Exercícios sobre zona rural
Com esta lista de exercícios sobre zona rural, você poderá revisar tudo o que estudou até aqui sobre as principais características físicas e produtivas desse recorte espacial.
Publicado por: Paloma GuitarraraQuestões
-
Questão 1
(Avança SP) São características pertinentes ao espaço rural, exceto:
a) destaque para atividades agropecuárias e de extrativismo.
b) área de baixo adensamento populacional.
c) há maior abrangência espacial.
d) há maior dinâmica econômica.
e) há dependência econômica do espaço urbano.
Alternativa D. Diferentemente do afirmado, a zona rural não apresenta maior dinâmica econômica, apesar de concentrar atividades importantes para um território. Até o presente, o dinamismo da economia é um aspecto da zona urbana.
-
Questão 2
(Funatec - Adaptada) Entre as diferenças técnicas entre zona rural e zona urbana, assinale corretamente uma das características da zona rural.
a) Maior rede de infraestrutura e oportunidades.
b) Densidade demográfica elevada.
c) Paisagem humanizada predominante.
d) Setor primário da economia.
Alternativa D. O setor primário da economia é predominante na zona rural. Entretanto, devemos lembrar que existem atividades dos setores secundário e terciário que são realizadas no campo.
-
Questão 3
(Prefeitura do Rio de Janeiro-RJ) No espaço rural, observam-se as atividades agrárias voltadas para a produção de alimentos e matérias-primas, e as não agrárias. Estas últimas correspondem:
a) aos arrendatários e meeiros
b) às reservas extrativistas e às reservas indígenas
c) aos sítios e pequenos assentamentos de trabalhadores rurais
d) aos hotéis-fazendas e parques ambientais de interesse turístico
Alternativa D. O turismo é uma atividade econômica praticada também no meio rural, e inclui empreendimentos como parques, reservas naturais e hotéis-fazenda.
-
Questão 4
(Enem) Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).
A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:
a) Expansão do mercado interno.
b) Valorização do manejo familiar.
c) Exploração de espécies nativas.
d) Modernização de métodos produtivos.
e) Incorporação de mão de obra abundante.
Alternativa D. A transformação regional descrita por Ab’Sáber é fruto da modernização das atividades realizadas na zona rural, contando com métodos de correção do solo, mecanização de processos e pacotes tecnológicos que revolucionaram a produção agrícola no país. Essa mudança foi notória no meio rural das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
-
Questão 5
(PUC-RS) Na organização do espaço rural e urbano do Brasil, são evidenciados pontos críticos de tensão social, política e ambiental. Esse contexto, difícil de ser solucionado, tem origem, entre outros fatores, na(s):
a) ocupações de áreas irregulares nas grandes cidades brasileiras.
b) produção agrária insuficiente para o abastecimento alimentar da população brasileira.
c) inexistência de unidades de conservação e de políticas ambientais nas cidades brasileiras.
d) estrutura fundiária com predominância de propriedades rurais com grandes dimensões.
Alternativa D. O Brasil tem uma estrutura fundiária caracterizada pela concentração de terras, o que significa que há a predominância de grandes propriedades rurais controladas por um pequeno número de pessoas. Esse é um dos principais problemas da zona rural no país.
-
Questão 6
(UNIT-SE) Os conhecimentos acerca do espaço rural brasileiro permitem afirmar:
a) A expansão do agronegócio provocou mudanças significativas no meio rural, uma vez que contribuiu para a desconcentração da renda e da terra.
b) A agricultura familiar de subsistência passou a se concentrar na Região Centro-Oeste, junto ao domínio natural do Cerrado e responde por grande parte da produção voltada para o mercado interno.
c) O processo de modernização do campo tem levado a mudanças nas relações de trabalho com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.
d) A agricultura itinerante com técnicas avançadas de cultivo apresenta-se como uma das mais importantes atividades do meio rural a impulsionar o crescimento do PIB nacional.
e) As maiores áreas de tensões e conflitos pela disputa da terra entre posseiros e grileiros estão localizadas na Região Sul, por ser esta a de maior concentração fundiária e de maior número de imóveis improdutivos.
Alternativa C. As transformações no espaço rural brasileiro acabaram condicionando transformações nas relações de trabalho no campo, tornando esse tipo de trabalho cada vez mais especializado e baseado em maior nível de qualificação.
-
Questão 7
A modernização da agricultura, proporcionada pelo advento da Revolução Verde em meados do século XX, resultou em profundas transformações no ordenamento espacial de muitos países, inclusive do Brasil. Considerando os fluxos demográficos desse período, podemos dizer que esse processo ocasionou, na zona rural:
a) o aumento da sua população, resultado do êxodo urbano.
b) o seu esvaziamento, resultado da migração pendular.
c) o aumento da sua população, resultado do êxodo rural;
d) a manutenção da sua população, visto que a Revolução Verde impactou exclusivamente as tecnologias usadas no campo.
e) o seu esvaziamento, resultado do êxodo rural.
Alternativa E. A modernização do campo resultou na perda de população da zona rural por causa da sua migração definitiva para a cidade, movimento esse denominado êxodo rural.
-
Questão 8
(Cetrede) “A área rural brasileira não se restringe mais àquelas atividades relacionadas à agropecuária e agroindústria. Nas últimas décadas, o meio rural vem ganhando novas funções – agrícolas e não-agrícolas – e oferecendo novas oportunidades de trabalho e renda para famílias. Agora, a agropecuária moderna e a agricultura de subsistência dividem espaço com um conjunto de atividades ligadas ao lazer, à prestação de serviços e até à indústria, reduzindo, cada vez mais, os limites entre o rural e o urbano no país”.
(Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-novo-rural-brasileiro/).
O trecho está relacionado ao que se convencionou designar de:
a) Ecologia rural.
b) Agroindústria rural.
c) Novo rural.
d) Agroecologia.
e) Agrorural.
Alternativa C. O trecho faz referência ao chamado novo rural, que diz respeito à refuncionalização da zona rural por meio das atividades e dos serviços que são realizados nesse espaço. O rural, hoje, não se restringe mais apenas à agricultura e à pecuária.
-
Questão 9
A agricultura familiar é uma das atividades econômicas e de subsistência praticadas na zona rural brasileira. Ela é uma das principais responsáveis pela produção de:
a) matérias-primas
b) commodities agrícolas
c) alimentos
d) bens de produção
e) papel e celulose
Alternativa C. A agricultura familiar brasileira é a responsável pela produção de alimentos no país, destacando-se em cultivos como arroz, feijão, verduras e café.
-
Questão 10
(Ufam) Sobre os problemas rurais no Brasil é INCORRETO afirmar:
a) A distribuição desigual de terras desencadeia uma série de conflitos no meio rural. Essa questão teve início com a criação das capitanias hereditárias e o sistema de sesmarias.
b) Os problemas no campo brasileiro são recentes: iniciam com a distribuição de grandes lotes de terras para grileiros e capitalistas das grandes indústrias de cana e café para a produção internacional.
c) Poucas pessoas adquiriram grandes extensões de terra, estabelecendo diversos latifúndios no país. Algumas famílias concentram grandes propriedades rurais, e os camponeses trabalham como empregados para os detentores de terra.
d) A grilagem é destinada à falsificação de documentos de posse da terra. O imóvel é vendido por meio desse documento falso, ocasionando a expulsão do proprietário, que normalmente é um pequeno agricultor.
e) A mecanização e a tecnologia no campo têm forçado os pequenos produtores a venderem suas propriedades e trabalharem como empregados ou migrarem para as cidades, fato que gera baixo rendimento e desvantagem no mercado.
Alternativa B. Os problemas na zona rural do Brasil não são recentes. Pelo contrário, eles tiveram início ainda na distribuição das capitanias hereditárias, concentrando extensas propriedades da terra nas mãos de poucas pessoas pertencentes a uma determinada classe econômica. Esse problema perpetua-se até hoje, gerando uma série de conflitos no campo.
-
Questão 11
Os problemas ambientais identificados na zona rural, tanto no Brasil quanto no mundo, são causados principalmente pela superexploração dos recursos naturais, como a água, as reservas minerais e os solos. Levando isso em consideração, assinale a alternativa que indica corretamente dois problemas ambientais rurais:
a) desmatamento e alagamentos
b) compactação do solo e ilha de calor
c) lixiviação do solo e inversão térmica
d) poluição da água e desmatamento
e) poluição atmosférica e chuva ácida
Alternativa D. A poluição hídrica, causada pelo despejo irregular de rejeitos da mineração e também pelo uso de defensivos agrícolas nas lavouras, assim como o desmatamento, gerado para a abertura de novas áreas produtivas, sobretudo para a agropecuária, são dois dos principais problemas ambientais da zona rural.
-
Questão 12
(Unioeste) Dos itens arrolados abaixo, são considerados problemas ambientais do meio rural brasileiro, EXCETO.
a) Poluição hídrica.
b) Degradação e contaminação do solo.
c) Queimadas.
d) Inversão térmica.
e) Desmatamento.
Alternativa D. A inversão térmica é um problema tipicamente urbano que acontece por causa da alta concentração de superfícies que absorvem calor, como o concreto. No caso da zona rural, os problemas observados no Brasil são a poluição (da água e do solo), as queimadas e, principalmente, o desmatamento.