Exercícios sobre orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas

Esta lista de exercícios vai testar seu conhecimento sobre orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas. Tais orações podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais.

Publicado por: Warley Souza

Questões

  1. Questão 1

    (Ufla)

    Literatura ajuda a entender outros textos e o mundo

    Após o vestibular, o conhecimento de matemática cobrado será importante nas carreiras de exatas, assim com o de história, nas de humanas. Já a literatura, apesar de não ter um conteúdo que possa ser diretamente aplicado a algumas profissões, é importante para todas as carreiras.

    “Literatura não é importante porque cai no vestibular, mas cai no vestibular porque é importante. Ela melhora a sensibilidade, a compreensão do mundo. Habilita o leitor a ter uma percepção do meio social, histórico e até pessoal muito mais complexo do que sem essa experiência de linguagem”, disse Benedito Antunes, professor da Unesp de Assis.

    O mais importante na literatura, além dos fatos que são narrados, é a forma que o autor encontra para contar a história. A linguagem usada é normalmente mais complexa do que a de outros tipos de texto. Por isso, o estudante acostumado a ler obras literárias geralmente tem mais facilidade de interpretar outros textos, inclusive enunciados de questões.

    “Não lendo literatura, você fica com menos competência para perceber a matemática, para entender as relações físicas do homem. Interpretando um texto literário, você tem condições de perceber que uma palavra ou um período muitas vezes não têm sentido só”, disse Maria Thereza Fraga Rocco, vice-diretora-executiva da Fuvest e professora da Faculdade de Educação da USP.

    Por trabalhar a imaginação, a literatura desenvolve habilidades que são úteis até para a elaboração de um trabalho científico, por exemplo. “Ao ler literatura, o estudante vai ter uma habilidade mental, um alargamento de visões e possibilidades de interpretações. Isso fica indelevelmente na formação do sujeito”, disse o físico Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Vunesp.

    André Nicoletti — Folha de São Paulo — Educação — 24/4/2003.

    Sem alterar o sentido, as orações reduzidas, citadas a seguir, podem ser transformadas em orações desenvolvidas, fazendo-se as alterações necessárias e acrescentando-lhes as conjunções entre parênteses, EXCETO:

    A) “Por trabalhar a imaginação, a literatura [...]” — (Como).

    B) “Interpretando um texto literário, [...]”— (Ainda que).

    C) “Ao ler literatura, o estudante [...]” — (Quando).

    D) “Não lendo literatura, você [...]” — (Se).

    E) “[...] apesar de não ter um conteúdo [...]” — (Embora).

  2. Questão 2

    Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) A oração subordinada desenvolvida apresenta conectivo.

    ( ) A oração subordinada reduzida não apresenta conectivo.

    ( ) A oração subordinada substantiva é sempre desenvolvida.

    A sequência correta é:

    A) V, V, F.

    B) F, F, F.

    C) V, F, F.

    D) V, F, V.

    E) F, V, F.

  3. Questão 3

    Quais enunciados abaixo apresentam oração subordinada reduzida?

    I. É necessário ter consciência.

    II. Lembrou-se de correr.

    III. Tenho medo de que você me esqueça.

    Apresentam oração subordinada reduzida os enunciados:

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I, II e III.

  4. Questão 4

    As orações subordinadas reduzidas podem conter verbos nas seguintes formas nominais, exceto:

    A) infinitivo.

    B) gerúndio.

    C) particípio.

    D) genitivo.

  5. Questão 5

    Leia esta oração subordinada desenvolvida:

    Noto que seu filho dorme.

    Marque a alternativa que apresenta tal oração na forma reduzida:

    A) Noto seu filho dorme.

    B) Noto seu filho dormir.

    C) Noto que seu filho ainda está dormindo.

    D) Noto que seu filho também está dormindo.

    E) Noto seu filho embora esteja dormindo.

  6. Questão 6

    Sonho de um monista

    Eu e o esqueleto esquálido de Ésquilo
    Viajávamos, com uma ânsia sibarita,
    Por toda a pró-dinâmica infinita,
    Na inconsciência de um zoófito tranquilo.

    A verdade espantosa do Prótilo
    Me aterrava, mas dentro da alma aflita
    Via Deus — essa mônada esquisita —
    Coordenando e animando tudo aquilo!

    E eu bendizia, com o esqueleto ao lado,
    Na guturalidade do meu brado,
    Alheio ao velho cálculo dos dias,

    Como um pagão no altar de Proserpina,
    A energia intracósmica divina
    Que é o pai e é a mãe das outras energias!

    ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

    Em qual dos versos destacados abaixo é possível apontar uma oração subordinada reduzida?

    A) “Viajávamos, com uma ânsia sibarita,”

    B) “Me aterrava, mas dentro da alma aflita”

    C) “Coordenando e animando tudo aquilo!”

    D) “E eu bendizia, com o esqueleto ao lado,”

    E) “Que é o pai e é a mãe das outras energias!”

  7. Questão 7

    Garbo: novidades

    Um semanário francês publicou a biografia de Greta Garbo, e embora não conte nada de novo sobre esse fenômeno cinematográfico desconhecido da geração mais moça, atraiu a atenção dos leitores.

    A este humilde cronista, a publicação interessou sobretudo porque lhe abriu a urna das recordações; e ainda porque lhe permite desvendar um pequeno segredo velho de vinte e seis anos, e os senhores sabem como os segredos, à força de envelhecer, perdem a significação.

    Passado um quarto de século, considero-me desobrigado do compromisso assumido naquela tarde de outono, no Parque Municipal de Belo Horizonte, e revelarei uma página — meia página, se tanto — da vida particular de Greta Garbo.

    [...]

    DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Fala, amendoeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

    No fragmento da crônica de Carlos Drummond de Andrade, é possível identificar a seguinte oração subordinada reduzida:

    A) “embora não conte nada de novo sobre esse fenômeno cinematográfico desconhecido da geração mais moça”.

    B) “porque lhe abriu a urna das recordações”.

    C) “desvendar um pequeno segredo velho de vinte e seis anos”.

    D) “como os segredos, [...], perdem a significação”.

  8. Questão 8

    Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) O enunciado “O tempo, que derruba montanhas, não quer parar” apresenta oração desenvolvida.

    ( ) O enunciado “O tempo que derruba montanhas não quer parar” apresenta oração desenvolvida.

    ( ) O enunciado “O tempo derruba montanhas e não quer parar” apresenta oração subordinada reduzida.

    A sequência correta é:

    A) V, V, F.

    B) F, F, F.

    C) V, F, F.

    D) V, F, V.

    E) F, V, F.

  9. Questão 9

    Quais enunciados abaixo apresentam oração subordinada desenvolvida?

    I. Tomado por fúria inexplicável, agrediu a todos nós.

    II. Sorri como o amigo sorria.

    III. Ainda que cheguemos a tempo, não o encontraremos.

    Apresentam oração subordinada desenvolvida os enunciados:

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I, II e III.

  10. Questão 10

    Assinale a alternativa que apresenta oração subordinada reduzida.

    A) Só quero isto: que me dê dinheiro.

    B) O dinheiro que estava aqui pertencia à sua mãe.

    C) Contanto que me apoie, não me importo com nada.

    D) Era tão bonito, que despertava muita atenção.

    E) Estamos aptos a alugar o imóvel.

  11. Questão 11

    Leia esta oração subordinada reduzida:

    Não duvido de haver pessoas más no mundo.

    Marque a alternativa que apresenta tal oração na forma desenvolvida:

    A) Não duvido de que há pessoas más no mundo.

    B) Não duvido de quem são as pessoas más no mundo.

    C) Duvido de que existem pessoas más no mundo.

    D) Duvido de quem são as pessoas más no mundo.

    E) Não duvido de existirem pessoas más no mundo.

  12. Questão 12

    Preciso me encontrar

    Deixe-me ir
    Preciso andar
    Vou por aí a procurar
    Rir pra não chorar
    Deixe-me ir
    Preciso andar
    Vou por aí a procurar
    Sorrir pra não chorar

    Quero assistir ao sol nascer
    Ver as águas dos rios correr
    Ouvir os pássaros cantar
    Eu quero nascer
    Quero viver

    Deixe-me ir
    Preciso andar
    Vou por aí a procurar
    Rir pra não chorar
    Se alguém por mim perguntar
    Diga que eu só vou voltar
    Depois que me encontrar

    [...]

    CANDEIA. Preciso me encontrar. In: CARTOLA. Cartola II. São Paulo: Discos Marcus Pereira, 1976.

    Todos os versos abaixo, extraídos do fragmento da letra de música, apresentam oração subordinada reduzida, exceto:

    A) “Deixe-me ir”.

    B) “Rir pra não chorar”.

    C) “Quero assistir ao sol nascer”.

    D) “Ouvir os pássaros cantar”.

    E) “Diga que eu só vou voltar”.