Exercícios sobre concordância verbal
Resolva esta lista de exercícios sobre concordância verbal e teste seus conhecimentos sobre a situação em que o verbo se adapta ao número e à pessoa do sujeito.
Publicado por: Talliandre MatosQuestões
-
Questão 1
(Vunesp) A frase que está em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal se encontra na alternativa:
A) Quando precisamos nos adaptar a novos ambientes, existe mais possiblidades de sucesso se evitarmos o isolamento.
B) Predação e falta de recursos foram ameaças aos primatas, fato que os levaram a perceber que era mais vantajoso permanecer em grupo.
C) Se houver boas conexões sociais, teremos chances de ampliar nossa qualidade de vida e não sucumbir ao sofrimento agravado pela solidão.
D) Já se tomou algumas medidas contra os efeitos nocivos da solidão, a exemplo da criação de órgãos públicos que tratem desse tema.
E) Devido à extrema solidão, pode surgir problemas graves para algumas pessoas, como doenças cardiovasculares e depressão.
Alternativa C.
A alternativa C não apresenta nenhum erro de concordância verbal. Na alternativa A, o verbo “existe” está em discordância com o sujeito “mais possibilidades de sucesso”. Na alternativa B, o verbo “levaram” está em discordância com o sujeito “fato”. Na alternativa D, o verbo “tomou” está em discordância com o sujeito passivo “algumas medidas contra os efeitos nocivos da solidão.” Na alternativa E, o verbo auxiliar da locução verbal “pode surgir” está em discordância com o sujeito “problemas graves [...]”.
-
Questão 2
(Ibam - Adaptada) Leia o texto a seguir para responder à questão:
A Sogra estava Certa
Ao casar, ela encontrava charme nas manias dele. Nascida no interior e com seis irmãos, a vida sempre foi cheia de surpresas. Morar na cidade grande era um sonho antigo e apaixonada, ignorava essas manias. Afinal, quem é perfeito?
O apartamento era bonito e aconchegante. Se a saia era deixada no segundo cabide, lá ela estaria. Se o perfume estava na primeira prateleira, também. Mas logo ela aprendeu que na vida tudo é uma questão de troca.
Ela percebeu que, além das manias iniciais, outras surgiram. A pior delas era ele não gostar de fechar coisas: remédios, portas, vidros. E ela precisava revisar tudo diariamente. Mais tarde, soube que a sogra brincava, trancando-o fora de casa quando ele era criança. Talvez essa fosse a raiz da mania.
Pegando um vidro de xampu e derramando-o no box do banheiro, e de madrugada, quase quebrando as canelas em gavetas abertas. Até o cúmulo de bandidos abrirem facilmente a porta do carro.
A gota d'água foi descobrir que ele tinha uma rival: a televisão. Ela era quadrada, atrasava qualquer homem e falava mais que todas as mulheres da família juntas.
Cinco anos de casamento e uma mania de televisão eram o suficiente para questionar tudo. Foi aí que ela repensou: talvez a sogra tivesse razão. Pensando bem, surpresas demais cansam. A sogra, que sempre a alertou, estava certa.
Cissa de Oliveira - Texto Adaptado
https://www.casadacultura.org/Literatura/Cronicas/gr01/sogra_certa_cis sa.htm
No trecho "Cinco anos de casamento e uma mania de televisão eram o suficiente para questionar tudo.", a concordância verbal está de acordo com as regras da gramática normativa. Analise as alternativas e identifique a justificativa correta para a concordância do verbo "ser".
A) O verbo "ser" concorda com o núcleo do sujeito "cinco anos", sendo opcional o uso do singular ou do plural.
B) O verbo "ser" concorda com o predicativo "o suficiente", determinando a concordância verbal.
C) O verbo "ser" concorda com o sujeito composto "Cinco anos de casamento e uma mania de televisão", que exige a forma plural "eram".
D) O verbo "ser" concorda com o núcleo do sujeito "uma mania", o que exigiria a forma singular "era".
Alternativa C.
O verbo “ser” está conjugado na 3ª pessoa do plural, pois possui um sujeito composto, o qual apresenta dois núcleos: “Cinco anos de casamento e uma mania de televisão”.
-
Questão 3
(Igeduc) "O que há são minúsculas bolhas d”água em que a luz se fragmenta, como em um prisma."
A concordância do verbo “haver” depende de seu uso como verbo pessoal ou impessoal, conforme o contexto em que está inserido. No trecho, ele foi empregado como impessoal, por isso não foi flexionado. Analise o emprego dele nos enunciados a seguir e identifique aquele em que a concordância está INCORRETA:
A) Houve muitas festas.
B) Não havia por que continuar ali.
C) Da penitenciária, os bandidos havia fugido.
D) Há alguém de bom coração.
Alternativa C.
Na alternativa C, o verbo “havia” está flexionado de forma incorreta, pois ele atua como verbo auxiliar da locução verbal “havia fugido”, sendo assim, deve concordar com o núcleo do sujeito “bandidos”, que está no plural, logo, o correto seria “haviam fugido”.
-
Questão 4
(Ibam - Adaptada) Leia o texto a seguir para responder à questão:
A onça vegana e o galo machista
Imagino que, daqui a milhares de anos, quando a Terra for um deserto, exploradores de outras galáxias estudarão nossa história. Descobrirão que, entre os séculos XX e XXI, o planeta foi inundado por desinformação e conceitos fantasiosos. A mídia da época propagou equívocos e a estupidez tomou conta de lares, escolas e discursos políticos. Essa avalanche afetou a inteligência e o discernimento, marcando o declínio da civilização terráquea. Um triste registro de nossa decadência.
Vivemos sob uma onda de ingenuidade e arrogância. Exemplo disso é a reação a uma cena natural no Pantanal: uma onça devorando uma anta. Algo comum, já que onças estão no topo da cadeia alimentar, gerou censura e revolta online. Outro caso inusitado foi um vídeo de adolescentes portuguesas denunciando o comportamento de um galo como machista e opressor ao bicar e copular com as galinhas. Alegavam que o ato configurava "estupros machistas" e exigiam reação humana.
Surpreendentemente, as reações eram sérias, o que me levou a refletir sobre o afastamento da realidade. Muitos escolhem viver em uma bolha idealizada, onde o mal não existe e tudo é fofinho. Essa visão ignora a complexidade do mundo natural, onde conflitos e relações predador-presa são essenciais e deveriam ser estudados, não censurados.
O planeta, a natureza e suas configurações originais existem há 4,5 bilhões de anos. Já nós, humanos, chegamos aqui há apenas 300 mil. Se a nossa lamentável sina se resume a interferir na ordem natural com arrepios e arrogâncias intempestivas disfarçadas de "ações para o bem do planeta e da humanidade", já vamos indo bem, esculhambando tudo com pretensas boas intenções.
Quem sabe o planeta − esse organismo vivo chamado Gaia − já não está dando sinais de irritação, remexendo-se em furacões, enchentes, terremotos e incêndios para livrar-se da prepotência dessa espécie insolente chamada Homo sapiens?
Fernando Fabbrini - Texto Adaptado
https://www.otempo.com.br/opiniao/fernando-fabbrini/a-onca-vegana-eo-galo-machista-1.2848837
Com base no trecho: "O planeta, a natureza e suas configurações originais existem há 4,5 bilhões de anos", assinale a alternativa correta sobre a concordância verbal do verbo "existem".
A) O verbo "existem" está no plural, mas deveria concordar com o núcleo "o planeta", que é singular.
B) O verbo "existem" está no plural, pois o verbo "existir" tem concordância impessoal.
C) O verbo "existem" deveria estar no singular, pois se trata de um sujeito composto com o sentido de "existir", cuja regra de concordância exige o uso do verbo no singular.
D) O verbo "existem" está no plural, concordando com o sujeito composto "O planeta, a natureza e suas configurações originais".
Alternativa D.
O sujeito “O planeta, a natureza e suas configurações originais” possui três núcleos: “planeta”, “natureza” e “configurações”. Logo, o verbo “existir” deve estar flexionado na 3ª pessoa do plural, para estar em concordância com o sujeito composto.
-
Questão 5
(Amauc)
"Nós usamos a cola há muito tempo."
Os verbos impessoais são aqueles que não admitem sujeito e, portanto, são flexionados na 3ª pessoa do singular.
No enunciado acima, o verbo “haver” foi empregado para indicar tempo, estando como impessoal.
Nas orações a seguir, os verbos também devem ser empregados no singular por serem impessoais, EXCETO:
A) Todos os dias chove no fim da tarde.
B) Há bons livros na biblioteca da escola.
C) Basta de histórias.
D) Trovejou palavrões durante o discurso do governador.
E) Já passou de duas horas.
Alternativa D.
Embora os verbos de fenômenos da natureza sejam originalmente verbos impessoais, podem apresentar sujeito quando utilizados com sentidos simbólicos. Na alternativa D, o verbo “trovejar” expressa a ação de falar de forma intensa ou raivosa, desse modo, tem sentido de ação, logo, é pessoal.
O sujeito é classificado como sujeito oculto, pois não está explícito na frase: “(Ele/ela) trovejou palavrões durante o discurso do governador.”
-
Questão 6
(IBFC) Assinale a opção cuja concordância verbal seja equivalente a que aparece em “Faz oito meses que parei”:
A) Ao longo da vida, fazemos muitas coisas de que nos arrependemos.
B) Todos haviam chegado cedo.
C) Havia pessoas demais na festa.
D) Todos se fizeram presentes na festa.
E) A mãe faz tudo o que ela quer.
Alternativa C.
Na frase “Faz oito meses que parei.”, o verbo está flexionado na 3ª pessoa do singular, pois está na forma impessoal, indicando passagem de tempo. A única alternativa que apresenta verbo impessoal é a alternativa C, pois o verbo “haver” tem sentido de “existir”.
-
Questão 7
(Igeduc) Leia com atenção as alternativas abaixo e assinale aquela que não possui erro de concordância verbal:
A) Cada filho de Antônio tinham mais dois filhos.
B) Davi ou André o receberão.
C) Grande parte viajaram para fora do país.
D) Cerca de 1 milhão de flamenguistas ocupou a Avenida Atlântica para comemorar o título.
Alternativa D.
A única alternativa correta é a alternativa D, pois o verbo “ocupou” está concordado com o numeral “1 milhão”. Na alternativa A, o verbo deveria estar no singular, para concordar com “filho”. Na alternativa B, o verbo deveria estar no singular, pois o sujeito composto está conectado por “ou” com ideia de exclusão, ou seja, somente um dos dois receberá. Na alternativa C, o verbo “viajar” deveria estar no singular, para concordar com o núcleo “parte”.
-
Questão 8
(IBFC - Adaptada) Considere as regras de concordância nominal e verbal e assinale a alternativa incorreta.
A) Quando os portões foram abertos, percebemos que havia muitas pessoas naquele lugar
B) Já fazem dois anos que estou na lista de espera para aquela vaga de emprego.
C) Meus óculos caíram e quebraram a alça; precisei levá-los à ótica para consertá-los.
D) Houve três discursos espetaculares; a multidão estava estarrecida.
Alternativa B.
A alternativa que apresenta erro de concordância verbal é a alternativa B, pois o verbo “fazer” está indicando passagem de tempo, logo, é impessoal e deve ser flexionado na 3ª pessoa do singular. Assim, o correto seria: “Já faz dois anos que estou na lista de espera para aquela vaga de emprego.”
-
Questão 9
(Objetiva Concursos) Em relação à concordância verbal, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro.
( ) Fernando foi um dos que falaram no debate.
( ) Só eu e Florêncio ficou calado.
A) C - E - E.
B) E - C - C.
C) C - C - E.
D) E - E - C.
E) E - E - E.
Alternativa C.
A primeira frase está correta, pois, com a expressão “nem um nem outro”, o verbo deve ser flexionado no singular. A segunda frase também está correta, pois o verbo “falaram” está concordando com a expressão “os que”. A terceira frase está incorreta, pois o sujeito é composto (núcleos “eu” e “Florêncio”), logo, o verbo deveria estar no plural.
-
Questão 10
(Avança SP) Leia as frases e assinale a alternativa em que a concordância verbal está INCORRETA:
A) As flores e folhagens crescem muito rápido na região.
B) As caixas foram deixadas sobre o móvel.
C) João e Fábio foram orgulhosos e nunca mais conversaram.
D) Eles mantém uma relação saudável de amizade.
E) Existem três métodos de compreensão sobre esse tema.
Alternativa D.
A alternativa que está incorreta é a alternativa C, pois o verbo “manter”, quando flexionado na 3ª pessoa do plural (eles/elas), deve apresentar o acento circunflexo “mantêm”. Assim, o correto seria: “Eles mantêm uma relação saudável de amizade.”
-
Questão 11
(Avança SP) Assinale a alternativa que apresenta erro de concordância.
A) Perderam-se as esperanças.
B) Gostavam-se de viagens radicais.
C) Tratava-se de um bom menino.
D) São eles que compraram todos os presentes.
E) Fui eu que fiz o trabalho mais complicado.
Alternativa B.
A alternativa B está incorreta pois a frase não está na voz passiva, ou seja, “viagens radicais” não é o sujeito do verbo, e, como o sujeito não está indeterminado, o verbo deveria estar na 3ª pessoa do singular: “Gostava-se de viagens radicais.”
-
Questão 12
(IBFC) Em relação à concordância verbal, analise as orações abaixo.
I. Mais de uma pessoa quis parabenizá-lo pela mudança positiva de comportamento.
II. Mais de duas pessoas o parou para trocar contatos.
III. O palestrante foi um dos que mais contribuiu para a instauração do pensamento positivo.
IV. O palestrante foi um dos que mais contribuíram para a instauração do pensamento positivo.
Estão incorretas as orações:
A) I apenas.
B) II apenas.
C) III apenas.
D) IV apenas.
E) I e IV apenas.
Alternativa B.
A única sentença que apresenta erro de concordância é a II, pois o verbo “parar” deveria concordar com o numeral “duas”, ou seja, flexionar no plural. As sentenças III e IV estão corretas, pois, de acordo a gramática normativa, em expressões “um dos que”, o verbo pode flexionar no singular ou no plural.
-
Questão 13
(Integri Brasil Assessoria e Consultoria) Qual alternativa contém um erro de concordância verbal?
A) Eles fizeram o trabalho juntos.
B) O grupo decidiram sobre a proposta.
C) A turma estudou bastante para a prova.
D) Eu fiz todos os exercícios ontem.
Alternativa B.
A alternativa B apresenta erro, pois o verbo “decidir” não concorda com o núcleo “grupo”, que é uma palavra no singular, ainda que indique um coletivo de pessoas.
-
Questão 14
(Objetiva concursos)
“[...] Por fim, 30% relataram ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.” (6º parágrafo)
Nesse trecho do texto, a concordância da forma verbal “relataram” está bem construída. Em face disso, assinalar a alternativa que contém proposta de reescrita com respeito às normas de flexão verbal.
A) Por fim, 0,75% relataram ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.
B) Por fim, 1,75% relataram ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.
C) Por fim, 2,5% do pessoal relatou ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.
D) Por fim, 1,75% do pessoal relataram ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.
Alternativa C.
A alternativa C é a única que está adequada às regras de concordância verbal, pois o verbo concorda com o substantivo “pessoal”. Ele também poderia concordar com o numeral e flexionar no plural. As demais alternativas estão inadequadas, pois os verbos estão flexionados no plural, quando só poderiam flexionar no singular.
-
Questão 15
(Ibade) Assinale a alternativa em que o verbo destacado está corretamente concordado com o sujeito.
A) Havia muitas pessoas na festa e elas trouxeram seus presentes.
B) Os alunos da escola chegou cedo para a prova.
C) O grupo de turistas visitaram o museu ontem.
D) As crianças da vizinha brincava no quintal.
E) Todos os funcionários recebeu o novo uniforme.
Alternativa A.
O único verbo que está flexionado adequadamente é o verbo “haver” na alternativa A, pois, nessa sentença, o verbo possui sentido de “existir”, logo, é impessoal e deve ser flexionado na 3ª pessoa do singular (havia).
-
Questão 16
(MPE GO) Assinale a alternativa em que há erro de concordância verbal:
A) Os estudantes participaram da aula com entusiasmo.
B) A equipe de futebol treina todos os dias.
C) Houveram muitas dificuldades durante a viagem.
D) A maioria dos alunos está presente na aula.
Alternativa C.
A alternativa que apresenta erro de concordância verbal é a alternativa C, pois o verbo “haver”, por ter sentido de existir, deve manter-se na 3ª pessoa do singular, ou seja: “Houve muitas dificuldades durante a viagem.”
-
Questão 17
(Avança SP) Analise o enunciado a seguir e assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente suas lacunas apresentadas.
Mesmo que não ...... indícios de que eles foram os culpados do crime, muitas pessoas ...... essa suspeita. Já …… muitos anos que a mídia deixou de falar sobre o caso.
A) haja; têm; fazem.
B) haja; têm; faz.
C) haja; tem; faz.
D) hajam; têm; fazem.
E) hajam; tem; fazem.
Alternativa B.
A primeira lacuna deve ser preenchida pela forma “haja”, pois o verbo haver está como impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular. A segunda lacuna deve ser preenchida pela forma “têm”, pois está flexionado na 3ª pessoa do plural. A terceira lacuna deve ser preenchida pela forma “faz”, pois o verbo está indicando passagem do tempo, por isso, é impessoal e fica flexionado na 3ª pessoa do singular.
-
Questão 18
(Vunesp) Assinale a alternativa cuja frase foi redigida em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal.
A) Existe em relação à inteligência artificial importantes discussões acerca de seus aspectos éticos.
B) Antes dos anos 1990, haviam poucas oportunidades para a inclusão das pessoas com deficiência.
C) Contam-se atualmente com diferentes recursos tecnológicos para a promoção da inclusão.
D) Tecnologias de reconhecimento de voz constitui um exemplo de recurso disponível em instituições de ensino atuais.
E) Promovem-se mudanças relevantes em diversas áreas por meio da adoção de recursos de inteligência artificial.
Alternativa E.
A única alternativa que não apresenta erro de concordância é a alternativa E, pois o verbo “promovem-se” está na voz passiva sintética, tendo como sujeito “mudanças relevantes em diversas áreas”, sendo assim, deve estar flexionado no plural e acompanhado da partícula apassivadora “se”.
-
Questão 19
(Máxima)
“Tanto o artista quanto o cientista têm de ser suficientemente flexíveis para sair do seguro, do conhecido, do imediato, e assumir os riscos ao propor o novo, o possível.”
Levando em consideração o verbo destacado e as frases a seguir, a flexão indicando o plural se dá da mesma forma, caso estas estejam no plural, EXCETO:
A) Ele crê em novas oportunidades.
B) Ele vem sempre aqui.
C) Ele mantém contato com o pai.
D) Ele detém de muito conhecimento.
Alternativa A.
Alguns verbos marcam a 3ª pessoa do plural por meio do acréscimo do acento circunflexo (mantêm, têm, retêm, contêm etc.). A única alternativa em que o verbo não está sujeito a essa regra é a alternativa A, pois a 3ª pessoa do plural do verbo “crer” é “eles creem”.
-
Questão 20
(Instituto Consulplan) A silepse é um tipo de concordância que não se estabelece com a forma das palavras, mas sim com a ideia que se pretende veicular ou com termos implícitos no enunciado. Por isso, também é conhecida como concordância ideológica. Nesse sentido, assinale a alternativa a seguir relacionada em que há um caso de silepse.
A) “[...] como fazemos todos os lusófonos ao falar.” (11º§)
B) “Eu que decorei poemas ribombantes para recitar [...]” (6º§)
C) “[...] nós não ligamos para o que os portugueses pensam [...]” (13º§)
D) “[...] esbarrei muitas vezes com a figura do falante apavorado.” (1º§)]
Alternativa A.
A única alternativa que apresenta a silepse é a alternativa A, pois o verbo “fazemos”, embora tenha como sujeito “todos os lusófonos”, concorda com a 1ª pessoa do plural (nós), pois o locutor insere-se como um dos lusófonos “como (nós) fazemos todos os lusófonos ao falar”.
-
Questão 21
(Unespar) Qual das orações abaixo apresenta erro de concordância verbal?
A) Faz dois anos que nos conhecemos.
B) Haviam muitas pessoas na festa.
C) Chegaram cedo ao evento os convidados especiais.
D) A maioria dos alunos acertou as questões.
E) Um ou outro aluno reclamou da dificuldade da prova.
Alternativa B.
O verbo “haver”, quando tem sentido de “existir”, deve flexionar na 3ª pessoa do singular, por isso, a alternativa B apresenta erro de concordância verbal.
-
Questão 22
(Igeduc) Especialistas recomendam o atum em água para uma alimentação com menor ingestão calórica, mas ressaltam que ambas as versões podem ser incluídas em uma dieta equilibrada.
Em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
A) Os verbos "recomendam" e "ressaltam" fazem referência a ações impessoais e, por isso, a concordância no plural é facultativa.
B) Os verbos "recomendam" e "ressaltam" estão corretamente flexionados no plural, concordando com o sujeito "especialistas".
C) O verbo "ressaltam" está no plural por concordar com o sujeito "ambas as versões", que aparece como destaque da ação.
D) O verbo "podem" está no plural, mas concorda no singular ao acompanhar o verbo principal "ser", já que este possui concordância especial.
Alternativa A.
A alternativa correta é a alternativa A, pois os dois verbos destacados possuem o mesmo sujeito, “especialistas”, e, por isso, ambos flexionam na 3ª pessoa do plural.
-
Questão 23
(IBFC) Considere a concordância que ocorre em “Faz 30 anos” (1º§). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo desse mesmo tipo de concordância.
A) Todas as dores haviam desaparecido.
B) Sempre fazem reclamações sobre o tema.
C) Já houve muitos acidentes nessa região.
D) O setor faz pesquisas frequentes na área.
Alternativa C.
Na frase “Faz 30 anos”, o verbo está na 3ª pessoa do singular por indicar passagem de tempo e, por isso, está na forma impessoal. A única alternativa que apresenta verbo impessoal é a alternativa C, pois o verbo “haver” tem sentido de existir.
-
Questão 24
(Fapec) No trecho “As obras de Frida Kahlo são mundialmente conhecidas…”, a concordância verbal está correta porque:
A) é uma oração sem sujeito.
B) o sujeito está no singular.
C) o verbo concorda com o núcleo do sujeito plural.
D) o verbo concorda com o sujeito no singular.
E) o verbo concorda com o artigo.
Alternativa C.
O verbo “são” tem o sujeito “As obras de Frida Kahlo”, que possui um núcleo plural “obras”, logo, a alternativa correta é a alternativa C.
-
Questão 25
(Fadesp) No trecho “Segundo a enfermeira e gerente da UBS José Caetano, localizada no bairro João Pintinho, as palestras têm como objetivo orientar a população sobre saúde mental”, a concordância (verbal ou nominal) é estabelecida entre os termos
A) “enfermeira e gerente” e “têm”, em que se observa concordância verbal.
B) “USB José Caetano” e “João Pintinho”, em que se observa concordância nominal.
C) “as palestras” e “têm”, em que se observa concordância verbal.
D) “gerente” e “localizada”, em que se observa concordância nominal.
E) “orientar” e “população”, em que se observa concordância verbal.
Alternativa C.
A alternativa correta é a alternativa C, pois, na oração “as palestras têm como objetivo orientar a população sobre saúde mental”, o verbo “têm” apresenta o acento de plural, mostrando concordância com o núcleo do sujeito “palestras”.
-
Questão 26
(Unespar)
I. “Houveram sérios problemas com o software na última atualização.”
II. “Fazem muitos anos que o grupo se separou.”
III. “As pesquisas se mantém atualizadas a cada semestre.”
IV. “O professor e pesquisador orienta diversas equipes ao mesmo tempo.”
V. “A forma e o modo de execução do projeto foi analisada ontem.”
De acordo com as normas de concordância verbal e nominal, apenas:
A) a alternativa IV está correta.
B) as alternativas II e III estão corretas.
C) as alternativas IV e V estão corretas.
D) as alternativas I, II e V estão corretas.
E) as alternativas III e IV estão corretas.
Alternativa A.
Somente a sentença IV está correta, pois o sujeito “O professor e pesquisador” apresenta um único indivíduo, referido de duas formas. Sendo assim, o verbo “orienta” está flexionado de forma correta na 3ª pessoa do singular.
-
Questão 27
(Fafipa) Considerando um critério sintático, a flexão do verbo "recusar", para uma concordância correta no período "Não sou daqueles que...", seria:
A) recusas.
B) recusa.
C) recuse.
D) recusam.
E) recuso.
Alternativa D.
No exemplo acima, o verbo deve concordar com “daqueles”, logo, deve estar flexionado na 3ª pessoa do plural: “recusam”.
-
Questão 28
(Avança - SP) Leia as frases e assinale a alternativa em que a concordância verbal está INCORRETA:
A) Andréa e eu somos amigas há 15 anos.
B) Eles tem duas casas na praia.
C) Os alunos brigaram no intervalo da aula.
D) Ambos seguiram firmes nos exercícios.
E) Eu estive lá no último Natal.
Alternativa B.
A alternativa que apresenta erro de concordância é a alternativa B, pois o sujeito “eles” está no plural, mas o verbo “tem”, sem acento circunflexo, está no singular, ou seja, discorda do seu sujeito. O correto seria: “eles têm”.
-
Questão 29
(PS Concursos) Assinale a alternativa em que a concordância verbal está incorreta:
A) Todos os alunos trouxeram o material solicitado.
B) Faz dois anos que ela mudou de cidade.
C) As crianças corriam alegremente pelo parque.
D) O casal de amigos viajaram nas férias.
E) Havia muitos livros na estante.
Alternativa D.
A alternativa D apresenta erro de concordância verbal, pois o sujeito “O casal de amigo” tem como núcleo a palavra “casal”, que está no singular, logo, o verbo deveria estar flexionado igualmente: “viajou”.
-
Questão 30
(Objetiva) Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta erro de concordância verbal?
A) Fui eu que lhe pediu que não viesse.
B) Só eu e Florêncio ficamos calados.
C) Quando o pai e a filha chegou às proximidades da courela, logo se anunciaram.
D) Não és tu que me dá felicidade.
Alternativa B.
A única alternativa que está com a concordância verbal adequada é a alternativa B, pois o sujeito é composto por dois núcleos, “eu” e “Florêncio”. Sendo um deles de 1ª pessoa, exige que o verbo seja flexionado na 2ª pessoa do singular (nós).