Exercícios sobre O grau dos adjetivos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre O grau dos adjetivos e veja a resolução comentada.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    (Fatec-SP)

    Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo:

    a) É uma ideia agradabilíssima.
    b) Era um rapaz alto, alto, alto.
    c) Saí de lá hipersatisfeito.
    d) Almocei tremendamente bem.
    e) É uma moça assustadoramente alta.
     

  2. Questão 2

    Evidencia-se a seguir alguns fragmentos referentes a  um poema de Manuel Bandeira. Analise-os, para que em seguida possa responder ao que se pede:

    "Cecília, és libérrima e exata
    como a concha". 
                         Manuel Bandeira     


    Tendo em vista a concepção de que o termo destacado (libérrima) constitui o grau superlativo absoluto sintético referente ao adjetivo livre, aponte aquele correspondente a:

    a – muito feroz ---------------------------
    b – muito pobre----------------------------
    c – muito cruel-----------------------------
    d – muito feliz-----------------------------
    e – muito agradável ----------------------
     

  3. Questão 3

    Com base nos dizeres pertinentes a um anúncio publicitário, ora retratados a seguir, responda:

    Use sabão  em pó Minuano

    Limpa duas vezes mais que outro

    Experimente e aprove!


    a – Percebe-se que há uma comparação implícita entre os mesmos. Relate-a, explicitando o tipo de comparativo empregado no anúncio.

    b – Relate a finalidade a que se refere este recurso linguístico tão presente na publicidade em geral.

  4. Questão 4

    Baseando-se no exemplo exposto, elabore frases comparativas a partir das sugestões propostas entre parênteses:
    política econômica – perversa – ineficiente (igualdade)
    Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.

    a – Mário – estudioso –  irmão (superioridade)

    b – trabalho – monótono – cansativo (inferioridade)

    c – atitude - enérgica - justa (superioridade)

    d – aplicado – aluno – gentil (igualdade)
     

  5. Questão 5

    Algumas formas ligadas ao superlativo não se adequam à norma padrão da linguagem, como demonstradas nas orações abaixo. Analise, reescrevendo-as, de modo a torná-las adequadas à mesma:

    a – Este vestido é superlindo. Desejas adquiri-lo?

    b – Aquele rapaz é um sabidão!

    c – Pode confiar, ele é arquiamigo do meu irmão.

    d – Estou hiperfeliz com esta notícia, por isso precisamos comemorar. 

    e – Esta flor parece fragilzinha. Regue-a com bastante cuidado.