Exercícios sobre interjeição e locução interjetiva

Estes exercícios sobre interjeição testarão seus conhecimentos a respeito dessa classe de palavras invariável da Língua Portuguesa.

Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva

Questões

  1. Questão 1

    Sabemos que cada classe de palavras exerce alguma função morfológica no interior dos enunciados. Assim, podemos dizer que as interjeições têm a função de:

    a) imitar os sons da realidade, como o latido de um cão, o barulho de uma porta sendo fechada, um vidro quebrado, um telefone tocando.

    b) exprimir, de forma instantânea e enfática, sentimentos, emoções e reações psicológicas por meio dos sinais de pontuação, de gestos, bloqueios e efeitos sonoros. Exemplos: Psiu! Oh! Uau!

    c) repetir os fonemas tônicos para que as palavras possam ser rimadas e dar sonoridade ao texto.

    d) enfatizar palavras e expressões a partir do uso exagerado de sinais de pontuação.

    e) realçar a combinação fonética intencional por parte do autor para causar efeitos sensoriais durante a leitura/declamação dos textos.

  2. Questão 2

    Leia o poema “Canção do Exílio Facilitada”, de José Paulo Paes, que é uma paródia do poema “Canção do Exílio”, do poeta romântico Gonçalves Dias, para responder às questões 2 e 3:

    Canção do Exílio Facilitada

    LÁ?
    AH!

    SABIÁ...
    PAPÁ...
    MANÁ...

    SOFÁ...
    SINHÁ...


    BAH!

    Tendo em vista a linguagem empregada e seus efeitos de sentido, podemos dizer que no poema há:

    a) Onomatopeias: emprego de uma palavra ou de um grupo de palavras no intuito de imitar os sons da realidade.

    b) Linguagem Fática: os sons produzidos pela linguagem fática não são dicionarizados, ou seja, não têm sentido próprio.

    c) Palavras com sentido próprio e duas interjeições (ah! e bah!) que sintetizam o estado de espírito do eu lírico em relação à pátria e ao lugar em que se encontra.

    d) Palavras com sentido próprio e três interjeições (sabiá!, papá!, cá!), as quais tentam imitar os sons da realidade.

    e) Aliteração: repetição de consoantes para produzir um efeito sonoro significativo.

  3. Questão 3

    Analisando o poema de José Paulo Paes, é possível afirmar que as interjeições que compõem o poema são:

    a) Lá e Maná (embora exerçam funções morfológicas distintas, são sinônimas e podem ser substituídas uma pela outra sem que haja prejuízo semântico);

    b) Maná e Papá (já que não geram efeitos de sentido porque não têm significado próprios);

    c) Sinhá e cá (imitam a fala coloquial de pessoas mais simples em diálogos informais);

    d) Ah e bah (expressões que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas);

    e) Sabiá, sofá e sinhá (substantivos comuns que terminam com a sílaba tônica “á”.

  4. Questão 4

    Marque a única alternativa que não é composta apenas por Interjeições ou Locuções Interjetivas:

    a) Uau! Psiu! Que horror!

    b) Ai de mim! Ora bolas! Psiu!

    c) Oh, céus! Alto lá! Quem me dera!

    d) Au, au, au! Puxa vida! Alô!

    e) Oba! Viva! Ufa!