Exercícios sobre objeto direto e indireto

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre objeto direto e indireto e veja a resolução comentada.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto.Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:


    a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.
    Necessitamos – Verbo transitivo indireto
    de sua ajuda – objeto indireto

    b) O diretor fez as recomendações aos alunos.

    ____________________________________
    ____________________________________
    ____________________________________

    c) A plateia aplaudiu o artista famoso.

    ____________________________________
    ____________________________________

    d) As encomendas foram entregues aos moradores.

    ______________________________________
    ______________________________________

    e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.

    ______________________________________
    ______________________________________
    ______________________________________
    ______________________________________

  2. Questão 2

    Diante das orações em evidência, procure analisá-las enfatizando o núcleo do predicado, ou seja, o próprio verbo, e posteriormente responda às questões:

    O sol brilhava incessantemente.
    Os alunos conquistaram a vitória.
    Pensamos em vocês e trouxemos um lanche.

    a – Comente sobre a semelhança/diferença existente entre elas no que se refere à transitividade.
    b – Na terceira oração detectamos a presença de um conectivo (conjunção) desempenhando a função de ligar uma ideia à outra. Trata-se de oração ou de um período? Qual o sujeito e como ele se classifica? Apresente sua justificativa.    
    c – Com referência à primeira oração, há uma particularidade específica que a ela se refere? No caso de uma resposta afirmativa, justifique-a.

  3. Questão 3

    (E. S. Propaganda e marketing) “Sorvete Kibon decora sua cozinha. E dá nome às latas”.  

    Os termos destacados são, respectivamente:

    a- ( ) sujeito, objeto direto, objeto indireto
    b- ( ) objeto direto, sujeito, objeto indireto
    c- ( ) sujeito, objeto indireto, objeto direto
    d- ( ) sujeito, sujeito, objeto indireto
    e- ( ) objeto direto, sujeito, objeto direto

  4. Questão 4

    De acordo com o código à mostra, analise os termos em destaque das seguintes orações:

    OD – objeto direto
    OI – objeto indireto    

    a – Eu acredito em você e não confio em boatos (  ).
    b – Ganhamos a partida em tempo recorde (  ).
    c – Desejamos-lhe sucesso nesta caminhada (  ).
    d – Eu a vi saindo depressa (  ).
    e – Continuas persistindo no erro (  ).

  5. Questão 5

    Os pronomes oblíquos funcionam sintaticamente como complementos verbais. Partindo dessa prerrogativa, exercite seu conhecimento substituindo as palavras destacadas por pronomes, de modo a tornar as orações de acordo com a linguagem padrão. Em seguida, classifique-os como objeto direto ou indireto:

    a – Ame a vida e viva a vida intensamente.

    b – Trouxe os presentes e entregarei os presentes amanhã.

    c – Você foi vitorioso, por isto estamos aqui para cumprimentar você.   

    d – Espero ansioso por notícias, gostaria de receber as notícias hoje mesmo. 

    e – O livro já foi entregue ao professor, e na oportunidade gostaria de pedir o livro novamente.