Exercícios sobre a ordem direta e inversa das palavras

A ordem direta das palavras confere mais clareza à mensagem, a depender de algumas situações. Em outras, o uso da ordem inversa é livremente permitido.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    Seja na oralidade, seja na modalidade escrita da linguagem, o emissor precisa organizar seu pensamento para materializá-lo por meio do discurso que produz. Nesse sentido, procure elucidar acerca da relação que se estabelece entre a sintaxe e a ordem direta e inversa das palavras para que haja precisão na mensagem ora produzida.

  2. Questão 2

    Explicite a importância da ordem direta das palavras em situações de comunicação que integram a função referencial da linguagem, tais como a reportagem, a notícia, entre outras.

  3. Questão 3

    Atendo-se a situações de comunicação em que o sentido conotativo das palavras pode prevalecer, como é o caso da linguagem publicitária e da literária, explicite suas considerações acerca do uso da ordem inversa das palavras, tendo em vista a necessidade do uso da ordem direta em algumas situações.

  4. Questão 4

    Com base nos enunciados a seguir, dispostos na ordem inversa das palavras, discorra acerca de como a ordem das palavras implica na clareza e/ou ênfase dada à mensagem. Após isso, passe os enunciados propostos na ordem inversa para a ordem direta.

    Trôpego era o andar daquele homem.

    Sereno, ao longe se ouvia o cantar dos pássaros.

    Altivo e robusto era o irmão de Ana.