Exercícios sobre regência verbal

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre regência verbal, analisando frases e observando se os verbos devem ou não ser regidos por preposição.

Publicado por: Guilherme Viana

Questões

  1. Questão 1

    O que caracteriza a regência verbal?

    A) A relação de concordância entre sujeito e verbo da frase.

    B) A escolha do tempo verbal e do modo verbal em um período composto.

    C) A relação de subordinação entre um verbo e seu complemento, com ou sem preposição.

    D) O uso de advérbios para modificar o sentido de um verbo.

    E) O uso de orações subordinadas adverbiais.

  2. Questão 2

    Em que caso um verbo é considerado não regido por uma preposição?

    A) Quando for um verbo que exige complemento preposicionado.

    B) Quando for um verbo bitransitivo.

    C) Quando for um verbo de ligação

    D) Quando for um verbo transitivo indireto.

    E) Quando for um verbo transitivo direto ou um verbo intransitivo.

  3. Questão 3

    Quando o verbo é classificado como transitivo indireto, ele:

    A) não exige complemento.

    B) exige complemento, mas sem preposição.

    C) exige complemento precedido de preposição.

    D) é seguido de um ou mais advérbios.

    E) é usado com dois complementos obrigatoriamente.

  4. Questão 4

    Qual é a função principal da preposição na regência verbal?

    A) Substituir o complemento verbal.

    B) Indicar a relação entre verbo e complemento.

    C) Aumentar o nível de formalidade da frase.

    D) Estabelecer a concordância nominal entre elementos da frase.

    E) Eliminar a ambiguidade entre sujeito e objeto.

  5. Questão 5

    Em qual das frases a seguir a regência verbal não está de acordo com a norma-padrão de regência verbal da gramática?

    A) Ele opinou sobre o assunto com segurança.

    B) Não falamos mais sobre o Bruno.

    C) Vocês são o time de quem eu confio.

    D) Nós chegamos ao cinema muito rápido.

    E) Ela se esforçou para obter um bom resultado.

  6. Questão 6

    Leia a frase a seguir e, depois, assinale a alternativa que melhor indica o sentido de “aspirar”:

    “Eles aspiravam a um futuro melhor.”

    A) Respirar.

    B) Absorver.

    C) Inalar.

    D) Sugar.

    E) Almejar.

  7. Questão 7

    Assinale a alternativa em que seria possível retirar a preposição após o verbo para alterar o seu sentido.

    A) O enfermeiro assistiu ao médico na cirurgia.

    B) Os jogadores perguntaram ao novato do time o que ele sabia.

    C) As alunas responderam às questões rapidamente.

    D) Meus colegas foram à sala de reuniões há cinco minutos.

    E) Eu dediquei ao meu ex-namorado uma canção.

  8. Questão 8

    Assinale a alternativa que apresenta uma oração com um verbo intransitivo.

    A) Ele ajudou o colega.

    B) Nós moramos em São Paulo.

    C) Eles terminaram o relatório.

    D) Ela desejou muito sucesso a todos.

    E) Você explicou bem a matéria?

  9. Questão 9

    (Vunesp) Considere o poema de Chacal para responder à questão.

    Beijo beijos

    qual o sentido da palavra beijo?
    ato de tocar com os lábios em alguém
    ou alguma coisa, fazendo leve sucção; ósculo?
    ou aquele que o cauã reymond deu na mariana
    ximenes na novela?
    ou aquele que você deu no daniel que só você sentiu?
    que é diferente do que eu dei na dolores que nunca
    vou esquecer.
    já a gabi, sempre que sai de casa, dá em sua mãe
    um beijo automático
    parecido com os dois beijos de cumprimento que eu
    dou numa garota
    se estiver no rio, um em são paulo ou três em minas
    gerais.
    diferente ainda do beijo de despedida apaixonado que
    você deu no julinho
    quando ele foi para a austrália
    diferente do derradeiro beijo no leito de morte que o
    luís deu na laís, sua avó
    ou do beijo da traição de judas ou do beijo que a
    princesa deu no sapo.
    diante de tantos sentidos diferentes da palavra beijo,
    a melhor forma de saber o que significa é ir direto ao
    assunto:
    língua pra que te quero!

    (Murundum, 2012.)

    Em “a melhor forma de saber o que significa é ir direto ao assunto”, o termo sublinhado é um verbo:

    A) de ligação.

    B) transitivo direto e indireto.

    C) transitivo direto, apenas.

    D) intransitivo.

    E) transitivo indireto, apenas.

  10. Questão 10

    (Vunesp) Assinale a alternativa em que a regência, no trecho destacado, apresenta-se de acordo com a da norma-padrão.

    A) Houve muita coragem intelectual, disciplina de trabalho e tolerância ao erro comprometidas da aquisição desse conhecimento todo.

    B) Adquirir esse conhecimento todo demandou de muita coragem intelectual, disciplina de trabalho e tolerância ao erro.

    C) Esse conhecimento todo foi adquirido à custa em muita coragem intelectual, disciplina de trabalho e tolerância ao erro.

    D) Muita coragem intelectual, disciplina de trabalho e tolerância ao erro estiveram envolvidas na aquisição desse conhecimento todo.

    E) Para adquirir esse conhecimento todo, foi preciso demonstrar de muita coragem intelectual, disciplina de trabalho e tolerância ao erro.

  11. Questão 11

    (UFRGS)

    Texto “O centauro no jardim” em exercício da UFRGS sobre regência verbal.

    Se a forma verbal almejava fosse substituída por aspirava em Aquela, sim, era a morte que eu almejava (l. 40-41), qual das alternativas abaixo estaria gramaticalmente correta?

    A) Aquela, sim, era a morte a que eu aspirava.

    B) Aquela, sim, era a morte para a qual eu aspirava.

    C) Aquela, sim, era a morte que eu aspirava.

    D) Aquela, sim, era a morte de que eu aspirava.

    E) Aquela, sim, era a morte com a qual eu aspirava.

  12. Questão 12

    (Unicentro)

    Trecho de Dom Casmurro em exercício da Unicentro sobre regência verbal.

    A alternativa que traz uma forma verbal cuja predicação é completa, ou seja não necessita de complemento é:

    A) "perguntou" (l. 1).

    B) "desciam" (l. 8).

    C) "trazia" (l. 10).

    D) "Calçava" (l. 10).