Exercícios sobre o uso dos porquês

Esta lista de exercícios vai testar os seus conhecimentos acerca do uso dos porquês. As quatro formas possíveis de uso são “por que”, “por quê”, “porque” e “porquê”.

Publicado por: Warley Souza

Questões

  1. Questão 1

    Preencha as lacunas do texto com as expressões “por que”, “por quê”, “porque” ou “porquê”:

    __________ sou generoso, resolvi cantar no casamento da minha vizinha. Mas ainda não entendo o __________ de ela me convidar, já que nunca fala comigo, não diz nem “Olá, como vai?”. Mas eu sei __________ ela age assim. Aliás, conheço vários segredos da vizinhança. Mas faço boca de siri. Sabe __________? __________, além de generoso, sou muito, muito discreto.

    A sequência correta de preenchimento das lacunas é:

    A) Por que, porquê, por que, por quê, porque.

    B) Por que, por quê, porque, por quê, por que.

    C) Porque, por quê, porque, porquê, por que.

    D) Porque, porquê, por que, por quê, porque.

    E) Porque, porquê, porque, por que, porque.

  2. Questão 2

    Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) A palavra “porquê” é uma conjunção causal.

    ( ) Usamos “por que” também em frases interrogativas.

    ( ) Se for imediatamente seguido de ponto final, “por quê” leva acento.

    A sequência correta é:

    A) V, V, V.

    B) F, F, F.

    C) V, F, F.

    D) F, V, V.

    E) V, F, V.

  3. Questão 3

    Analise este enunciado:

    O amor pelo qual tanto lutei chegou ao fim.

    Nessa frase, a expressão “pelo qual” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

    A) por que

    B) por quê

    C) porque

    D) porquê

  4. Questão 4

    Analise esta frase:

    Você é o motivo da minha existência.

    Nesse enunciado, a palavra “motivo” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

    A) por que

    B) por quê

    C) porque

    D) porquê

  5. Questão 5

    Assinale a alternativa em que o uso de “por que”, “por quê”, “porque” ou “porquê” está CORRETO:

    A) Eu poderia te ajudar, porquê sei como resolver seu problema.

    B) Porque estamos brigando desde o momento em que acordamos?

    C) Eu quero entender por quê você está me evitando o dia todo.

    D) Ela disse que não me conhecia, e agora vou te dizer por que.

    E) Não soube explicar os porquês de uma ação tão desumana e vil.

  6. Questão 6

    Leia a estrofe a seguir:

    Quem sabe o Destino

    Hoje, ó Bela, me prende.

    Só porque nisto de outros

    Mais danos me defende?

    Pode ainda raiar um claro dia.

    Mas quer raie, quer não, ao Céu adoro;

    E beijo a santa mão, que assim me guia.

    GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Porto Alegre: L&PM, 2007.

    O uso do termo “porque”, no terceiro verso, pode ser assim explicado:

    A) O termo “porque” apresenta caráter interrogativo.

    B) A palavra “porque” é uma conjunção causal.

    C) O vocábulo “porque” é um substantivo simples.

    D) A palavra “porque” é usada como sinônimo de “pelo qual”.

    E) Está implícita a palavra “motivo” após o termo “porque”.

  7. Questão 7

    Leia o parágrafo a seguir:

    E há de ele amá-la? — repetia Úrsula a si própria com uma pertinácia, que a teria admirado, se nisso pudesse atentar. Amor! — prosseguia — o que é amor? Creio que jamais amarei. Mas Adelaide deve ser muito amada por ele... mas eu o ouvi amaldiçoá-la!... Por que diz que lhe queima os beiços o seu nome? Oh! Não é possível, ele já não a ama! E Úrsula, perdida nestes loucos pensamentos, não atendia ao que em torno de si havia.

    REIS, Maria Firmina dos. Úrsula e outras obras. Brasília: Edições Câmara, 2018.

    O uso da expressão “por que”, em destaque no texto, pode ser assim explicado:

    A) A expressão “por que” apresenta caráter exclamativo.

    B) A expressão “por que” é uma conjunção causal.

    C) A expressão “por que” é um substantivo composto.

    D) A expressão “por que” é usada como sinônimo de “pelo qual”.

    E) Está implícita a palavra “motivo” após a expressão “por que”.

  8. Questão 8

    Analise a seguinte letra de música:

    Eu não sabia explicar
    Nós dois
    Ela mais eu
    Por que eu e ela

    Não conhecia poemas
    Nem muitas palavras belas
    Mas ela foi me levando pela mão

    Íamos todos os dois
    Assim ao léu
    Ríamos, chorávamos, sem razão

    Hoje lembrando-me dela
    Me vendo nos olhos dela
    Sei que o que tinha de ser
    Se deu

    Porque era ela
    Porque era eu

    BUARQUE, Chico. Porque era ela, porque era eu. In: BUARQUE, Chico. Chico no cinema. Rio de Janeiro: Universal Music Group, 2005.

    Na letra de música de Chico Buarque, o termo “porque” pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

    A) pelo qual

    B) cujo

    C) pois

    D) mas

    E) o motivo

  9. Questão 9
    Tirinha da Malfada em questão sobre o uso dos porquês.
    QUINO. Mafalda no jardim de infância. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

    No segundo quadrinho da tira de Quino, a conjunção “porque” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por qualquer uma das expressões abaixo, com EXCEÇÃO de:

    A) de modo que

    B) visto que

    C) uma vez que

    D) já que

    E) pois

  10. Questão 10

    Assinale a alternativa em que o uso de “por que”, “por quê”, “porque” ou “porquê” está INCORRETO:

    A) Vou chegar atrasado amanhã, porque tenho uma consulta médica.

    B) Porque você fingiu que não me conhecia na festa da Amanda?

    C) Ela podia me dizer por que estava indo embora, mas preferiu o silêncio.

    D) Em relação ao seu comportamento, Ivana ontem me explicou o porquê.

    E) Por que você me traiu dessa forma? Eu só quero saber por quê.

  11. Questão 11

    Preencha a lacuna do enunciado abaixo com uma destas expressões: “por que”, “por quê”, “porque” ou “porquê”.

    Vou revelar o __________ da minha decisão de sair do time de vôlei.

    A lacuna deve ser preenchida com a expressão:

    A) por que

    B) por quê

    C) porquê

    D) porque

  12. Questão 12
    Cartaz de campanha para incentivar vacinação em que há uso de dois porquês. (Créditos: Governo do Paraná).
    Cartaz de campanha para incentivar vacinação em que há uso de dois porquês. (Créditos: Governo do Paraná).

    Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Governo-do-Parana-lanca-no-domingo-campanha-para-incentivar-vacinacao.

    Parte de uma campanha de incentivo à vacinação no estado do Paraná, o texto verbal que acompanha a imagem apresenta as expressões “por que” e “porque”. A primeira é empregada em uma pergunta. Já a segunda, em uma resposta que

    A) indica o motivo de se vacinar.

    B) indica o modo de se vacinar.

    C) mostra quando se vacinar.

    D) mostra onde se vacinar.

    E) aponta a consequência de se vacinar.