Exercícios sobre o uso da vírgula nas orações coordenadas

O uso da vírgula nas orações coordenadas se encontra relacionado a fatores de ordem específica.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    Leia, reflita e analise as orações coordenadas abaixo em que a vírgula se encontra separando-as. Feito isso, sua tarefa consistirá em apontar se realmente o uso de tal ocorrência se encontra de acordo com o padrão formal da linguagem, ou não, justificando sua resposta.

    a- João é querido por todos, e seu irmão se mostra muito simpático com as pessoas com quem convive.

    b- Chegou, sentou, começou a fazer as atividades.

    c – Ou começa a estudar, ou sairá mal nas avaliações.

    d- Beatriz é bonita, e educada.

    e – Sorri, e bate palmas, e cumprimenta a todos ali presentes.

  2. Questão 2

    (PUC – Campinas) Observe as frases:

    I – Ele foi, logo eu não fui.
    II –O menino, disse ele, não vai.
    III – Deus, que é pai, não nos abandona.
    IV – Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.

    Assinale a afirmativa correta:

    a – ( ) em I há erro de pontuação.
    b- (  ) em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
    c – ( ) Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se  o sentido da frase.
    d – ( ) na II, faltam dois pontos depois de disse.
    e – n.d.a

  3. Questão 3

    Aponte os dois casos de orações constituídas pelo conectivo “e” que, necessariamente, devem ser demarcados pelo uso da vírgula.

  4. Questão 4

    Classifique as orações a seguir:  

    a) Ou aprimore sua competência profissional, ou ficarás para trás.
    b) Não pude comparecer ao aniversário, porém enviei o presente.
    c) Marcos gosta de estudar e trabalhar.
    d) Não iremos ao cinema, pois está chovendo bastante.
    e) Não compareci à aula, porque estava doente.