Exercícios sobre vozes verbais

Nesta lista de exercícios sobre vozes verbais, você revisará esse tema da gramática e poderá testar seu conhecimento sobre o uso das três vozes do verbo nas orações.

Publicado por: Guilherme Viana

Questões

  1. Questão 1

    Assinale a alternativa que melhor define a voz ativa.

    A) Ocorre quando o sujeito sofre ou desfruta a ação verbal.

    B) Ocorre quando o verbo é conjugado com um auxiliar e um particípio.

    C) Ocorre quando o sujeito realiza a ação expressa pelo verbo.

    D) Ocorre quando há o uso do pronome “se” com sujeito paciente.

    E) Ocorre quando o objeto direto torna-se sujeito da oração.

  2. Questão 2

    Qual é a principal diferença entre a voz passiva analítica e a voz passiva sintética?

    A) A passiva analítica usa o pronome “se”, enquanto a sintética usa o auxiliar “ser”.

    B) A passiva analítica ocorre apenas com verbos intransitivos, e a sintética, com transitivos.

    C) A passiva analítica explicita o agente da ação, enquanto a sintética não apresenta agente.

    D) A passiva sintética usa o particípio do verbo principal, e a analítica não.

    E) Ambas utilizam pronomes reflexivos para indicar a ação sobre o próprio sujeito.

  3. Questão 3

    A transformação de uma oração da voz ativa para a passiva analítica pressupõe:

    A) Substituição do sujeito pelo objeto indireto.

    B) Colocação do verbo principal no infinitivo e adição de preposição.

    C) Uso do pronome “se” com sentido impessoal.

    D) Emprego de um auxiliar e do particípio, com concordância com o novo sujeito.

    E) Troca do objeto direto por um verbo de ligação.

  4. Questão 4

    Observe a frase:

    O jogador de futebol caiu no meio do campo.

    Quanto à classificação da voz verbal, essa frase está:

    A) Na voz ativa, embora o sujeito não seja agente da ação.

    B) Na voz reflexiva, pois o sujeito pratica e recebe a ação.

    C) Na voz passiva analítica, por envolver um acontecimento involuntário.

    D) Na voz passiva sintética, pois o sujeito sofre a ação.

    E) Na voz passiva, pois o agente da ação é indeterminado.

  5. Questão 5

    A escolha da voz passiva em:

    A atriz famosa na novela foi ofendida por um crítico muito conhecido nas redes sociais.

    Tem como principal efeito:

    A) Destacar a figura do ofensor na ação.

    B) Ocultar o sujeito da oração.

    C) Apresentar uma ação habitual do ofensor.

    D) Estabelecer um tom impessoal e genérico.

    E) Evidenciar a atriz famosa.

  6. Questão 6

    Qual das frases a seguir está na voz passiva analítica?

    A) A menina se assustou com o barulho.

    B) A casa foi vendida por um corretor.

    C) Pinturas preciosas salvaram-se no incêndio.

    D) O menino machucou-se jogando bola.

    E) Compraram-se ingressos para o show.

  7. Questão 7

    Assinale a alternativa que apresenta a frase que está na voz passiva sintética:

    A) A casa foi alugada por um casal de turistas.

    B) Comprou-se uma bicicleta nova.

    C) Os documentos foram extraviados no envio.

    D) A atriz maquiou-se antes da gravação.

    E) As crianças se esconderam no porão.

  8. Questão 8

    Em qual das orações o pronome “se” não indica voz reflexiva?

    A) O prisioneiro se feriu durante a fuga.

    B) A moça se alegrou com a notícia.

    C) A criança se olhou no espelho.

    D) O rapaz se machucou no treino.

    E) O rapaz se presenteou com um perfume.

  9. Questão 9

    Na frase:

    Nosso time apanhou do time de vocês naquele campeonato.

    O sujeito:

    A) Está na voz ativa, mas exerce papel de paciente.

    B) Está na voz passiva analítica, pois o agente é “o time de vocês”.

    C) Está na voz reflexiva, pois sofre a ação que ele mesmo pratica.

    D) Está na voz passiva sintética, pois o verbo indica passividade.

    E) Está oculto, pois a ação foi generalizada.

  10. Questão 10

    (FCC)

    Uma energia que vem de longe

    O aproveitamento de recursos hídricos nas formas e em escala que conhecemos hoje só se tornou possível no final do século XIX, após o domínio das leis da mecânica dos fluidos, o consequente aperfeiçoamento das máquinas hidráulicas até o rendimento máximo e, por fim, o desenvolvimento da fantástica indústria da eletricidade. Sua história, porém, remonta à época da emergência daquelas civilizações, na Ásia e na África, das quais toda a cultura moderna é tributária, e está intimamente associada ao desenvolvimento dos primeiros grandes sistemas energéticos da humanidade, baseados na cultura irrigada de cereais.

    (LOPES, Bernardina Reina, inédito)

    Transpondo-se para a voz ativa a frase “Eficazes sistemas de irrigação teriam sido utilizados pelos antigos em suas culturas de cereais”, a forma verbal resultante deverá ser

    A) seriam utilizados.

    B) teriam utilizado.

    C) foram utilizados.

    D) utilizaram-se.

    E) haveriam de utilizar.

  11. Questão 11

    (Vunesp, 2022)

    Em uma sociedade desigual, aqueles que alcançam o topo querem acreditar que seu sucesso tem justificativa moral. Em uma sociedade de meritocracia* , isso significa que os vencedores devem acreditar que conquistaram o sucesso através do próprio talento e empenho. Quem entra em uma universidade pública de prestígio com credenciais brilhantes se orgulha da conquista e considera que o fez por conta própria. Mas isso, de certa forma, é ilusório. Ainda que seja verdade o fato de a entrada refletir dedicação e empenho, não se pode dizer que foi somente resultado da própria ação. E o que dizer a respeito de pai, mãe e professores que ajudaram ao longo do caminho? E a sorte de viver em uma sociedade que cultiva e recompensa os talentos que eles por acaso têm?

    As pessoas que, por meio de um pouco de esforço e talento, prevalecem em uma meritocracia ficam endividadas de uma forma que a competição ofusca. À medida que a meritocracia se intensifica, o esforço nos absorve tanto que o fato de estarmos endividados sai de vista. Dessa maneira, até mesmo uma meritocracia justa, uma em que não haja trapaça, ou suborno, ou privilégios especiais para os ricos, induz a uma impressão equivocada: de que chegamos lá por conta própria. Os anos de árduo esforço exigidos de candidatos a universidades de elite praticamente os obriga a acreditar que o sucesso deles é resultado das próprias ações, e, se fracassarem, não terão a quem culpar, a não ser a si mesmos.

    Esse é um fardo pesado para pessoas jovens carregarem. Além disso, corrói sensibilidades cívicas. Porque quanto mais pensarmos em nós como pessoas que vencem pelo próprio esforço e que são autossuficientes, mais difícil será aprender a ter gratidão e humildade. E sem esses sentimentos é difícil se importar com o bem comum.

    O ingresso em universidades não é a única ocasião para discussões sobre mérito. Na política contemporânea, há uma abundância de debates acerca de quem merece o quê. Na superfície, esses debates são sobre o que é justo — todo mundo tem oportunidades verdadeiramente iguais para competir por bens desejáveis e posições sociais? No entanto, nossas discordâncias a propósito do mérito não são apenas em relação a ser justo mas também quanto a como definimos sucesso e fracasso, vencer e perder, e o comportamento que vencedores devem direcionar àqueles menos bem-sucedidos do que eles. Essas são questões bastante pesadas e que tentamos evitar, até o momento em que elas se lançam sobre nós. Precisamos perguntar se a solução para nossa política conflituosa é viver mais fielmente pelo princípio do mérito ou buscar um bem comum além da classificação e da luta.

    * meritocracia: sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal

    (Michael J. Sandel. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Trad. Bhuvi Libanio. – 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021. Excerto adaptado)

    Assinale a alternativa em que a frase redigida a partir do texto – Os jovens carregam um fardo demasiadamente pesado na busca do mérito. – está corretamente alterada para a voz passiva.

    A) Buscando pelo mérito, os jovens carregam um fardo demasiadamente pesado.

    B) Os jovens buscam pelo mérito carregando um fardo demasiadamente pesado.

    C) Um fardo demasiadamente pesado é carregado pelos jovens na busca do mérito.

    D) Os jovens, ao buscar pelo mérito, carregam um fardo demasiadamente pesado.

    E) Na busca pelo mérito, os jovens carregam um fardo demasiadamente pesado.

  12. Questão 12

    (FCC, 2022)

    Todos já ouvimos falar de crianças hiperativas, que não conseguem ficar paradas; ou daquelas que sonham acordadas e se distraem ao menor dos estímulos. Da mesma forma, é comum ouvirmos histórias de adultos impacientes, que comumente iniciam projetos e os abandonam no meio do caminho. Apresentam altos e baixos, são impulsivos, esquecem compromissos, falam o que lhes dá na telha. Comportamentos como esses são característicos do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), classificado pela Associação de Psiquiatria Americana (APA).

    Quando se pensa em TDAH, logo vêm à mente imagens de um cérebro em estado de caos. Diante dessa visão restrita, pode-se ter a ideia errônea de que pessoas com TDAH estariam fadadas ao fracasso; mas, ao contrário disso, grande parte delas atuam nas mais diversas áreas profissionais de forma brilhante.

    Muitas teorias têm sido elaboradas para elucidar a origem do sucesso obtido por personalidades com comportamento TDAH nos mais diversos setores do conhecimento. Porém, a ciência não tem uma explicação exata para esse fato; até porque o funcionamento cerebral humano não segue nenhuma lógica aritmética previsível. Ideias, sensações e emoções não podem ser quantificadas; são características humanas imensuráveis. Nesse território empírico, uma coisa é certa: o funcionamento cerebral TDAH favorece o exercício da mais transcendente atividade humana: a criatividade.

    Se entendermos criatividade como a capacidade de ver os mais diversos aspectos da vida através de um novo prisma e então dar forma a novas ideias, notaremos que a mente TDAH, em meio à confusão resultante do intenso bombardeio de pensamentos, é capaz de entender o mundo sob ângulos habitualmente não explorados.

    A hiper-reatividade é responsável pela capacidade da mente TDAH de não parar nunca. Trata-se de uma hipersensibilidade que essa mente possui de se ligar a tudo ao mesmo tempo. Uma vez que está sempre reagindo a si mesma, essa mente pensa e repensa o tempo todo. Esse estado de inquietação mental permanente mantém toda uma rede de pensamentos e imagens em atividade intensa, proporcionando, assim, o terreno ideal para o exercício da criatividade.

    (Adaptado de: SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas: TDAH − desatenção, hiperatividade e impulsividade. São Paulo: Globo, 2014, edição digital)

    Esse estado de inquietação mental permanente mantém toda uma rede de pensamentos e imagens em atividade intensa (último parágrafo).

    Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

    A) se mantenha

    B) é mantido

    C) se mantenham

    D) são mantidos

    E) é mantida