Exercícios sobre o Bandeirantismo

Questões sobre essa instigante atividade desenvolvida no Brasil Colônia.

Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

Questões

  1. Questão 1

    (Fuvest-SP) Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?

    a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.

    b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.

    c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.

    d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.

    e) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.

  2. Questão 2

    (UFU-MG) A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII.

    A esse respeito, assinale a alternativa correta.

    a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão de obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.

    b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.

    c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.

    d) O que explicou o impulso do bandeirismo do século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.

    e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso e Minas Gerais.

  3. Questão 3

    (Fuvest-SP) "... gente acostumada a penetrar sertões e tolerar as fomes, sedes e inclemências dos climas e dos tempos..."

    D. Frei Manuel da Ressurreição, 1689.

    "... só o valor e a muita experiência da guerra dos sertões com que os paulistas se acham podem destruir e conquistar os bárbaros cujo sossego depende das armas dos paulistas sempre vitoriosos dos bárbaros do Brasil"
    D. João de Lencastre,
    1967

    Como se explicam as características especiais dos bandeirantes paulistas e sua opção pelas atividades sertanistas durante os séculos XVI e XVII?

  4. Questão 4

    (FGV-SP) "(...) assistimos no final do século XVII, após a descoberta das minas, não a uma nova configuração da vila nem à ruptura brusca com o padrão anterior, ao contrário, à consolidação de todo um processo de expansão econômica, de mercantilização e de concentração de poder nas mãos de uma elite local. A articulação com o núcleo mineratório dinamizará este quadro mas não será, de forma alguma, responsável por sua existência."

    BLAJ, Ilana. A trama das tensões. São Paulo, Humanitas, 2002, p. 125.

    O texto acima refere-se:

    a) à vila de São Luís e ao seu papel de núcleo articulador entre a economia exportadora e o mercado interno colonial.

    b) à vila de São Paulo, cuja integração a uma economia de mercado teria ocorrido antes da descoberta dos metais preciosos.

    c) à vila de Ouro Preto, importante centro agrícola e pecuarista encravado no interior da América portuguesa.

    d) à vila de Cuiabá, principal entreposto de tropeiros e comerciantes que percorriam as precárias rotas do Centro-Sul.

    e) à vila de Mariana, importante centro distribuidor de indígenas apresados pelos bandeirantes.

  5. Questão 5

    (UNESP) "Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição."
    (Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.)

    De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que

    a) os bandeirantes possuíam tropas de mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indígenas.

    b) havia proibição oficial de capturar índios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhóis.

    c) os exércitos portugueses, organizados na colônia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas especializados em destruir quilombos.

    d) algumas tribos indígenas ameaçavam a segurança dos colonos e as bandeiras eram tropas encarregadas de transportar os nativos para as reduções religiosas.

    e) muitas das bandeiras paulistas eram constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e capturar indígenas para serem escravizados.