Exercícios sobre Brecha Camponesa no Brasil

Nestes exercícios sobre Brecha Camponesa no Brasil, você poderá comprovar o que aprendeu sobre os detalhes do período colonial brasileiro.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    Com relação à Brecha Camponesa no Brasil, é correto dizer que:

    a) Existia desde antes da colonização portuguesa.

    b) Foi inicialmente empregada aos índios.

    c) Foi legalizada logo com a chegada do primeiro contingente de escravos.

    d) Só foi sancionada no final do século XVII por meio de ordens régias.

    e) Só foi sancionada em 1824, com a Constituição Imperial.

  2. Questão 2

    (PUC-RS) “ Um outro mecanismo de controle e manutenção da ordem escravista foi a criação de uma margem de economia própria para o escravo dentro do sistema escravista, a chamada ‘brecha camponesa’. Ao ceder um pedaço de terra em usufruto e a folga semanal para trabalhá-la, o senhor aumentava a quantidade de gêneros disponíveis para alimentar a escravatura numerosa, ao mesmo tempo em que fornecia uma válvula de escape para as pressões resultantes da escravidão (...). O espaço da economia própria servia para que os escravos adquirissem tabaco, comida de regala, uma roupinha melhor para mulher e filhos, etc. Mas, no Rio de Janeiro do século XIX, sua motivação principal parece ter sido o que apontamos como válvula de escape para as pressões do sistema: a ilusão de propriedade ‘distrai’ a escravidão e prende, mais do que uma vigilância feroz e dispendiosa, o escravo à fazenda. ‘Distrai’, ao mesmo tempo, o senhor do seu papel social, tornando-o mais humano aos seus próprios olhos. (...) Certamente o fazendeiro vê encher-se a sua alma de certa satisfação quando vê vir o seu escravo da sua roça trazendo o seu cacho de bananas, o cará, a cana, etc. (...) O sistema escravista – como qualquer outro – não poderia, evidentemente, viabilizar-se apenas pela força. ‘O extremo aperreamento desseca-lhes o coração’, escreve o barão justificando a economia própria dos escravos, ‘endurece-os e inclina-os para o mal. O senhor deve ser severo, justiceiro e humano’.” (REIS, João José & SILVA, Eduardo, In: MOTA, Myriam Becho & BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro milênio . São Paulo: Moderna, 1997, p. 248.).

    A chamada “brecha camponesa”, de que tratam os autores do texto, refere-se a:

    a) um pedaço de terra cedido em usufruto ao escravo, além de uma folga semanal para trabalhar na terra, de onde os negros podiam extrair gêneros extras para sua subsistência, como o tabaco, a banana, o cará, a comida de regalo, etc.

    b) um mecanismo de distração dos senhores, os quais passaram a produzir alguns gêneros para sua subsistência, criando, assim, uma válvula de escape contra as pressões do sistema.

    c) um mecanismo de distração para os escravos que, após passarem a semana inteira produzindo apenas cana-de-açúcar, em um dia da semana poderiam se dedicar ao plantio de outros gêneros, além de receberem uma pequena parcela da produção para seu próprio consumo.

    d) um mecanismo de controle e manutenção da ordem escravista, já que senhores e escravos podiam trabalhar conjuntamente, distraindo-se das tensões permanentes do sistema e amenizando as profundas diferenças sociais existentes entre eles.

    e) uma espécie de propriedade privada dos escravos, que possibilitava a estes produzir gêneros complementares para sua subsistência, suprindo também as necessidades alimentares de seu senhor, que trocava esses produtos por cana-de-açúcar.

  3. Questão 3

    Além de amenizar ou evitar possíveis conflitos diretos entre senhores e escravos, a Brecha Camponesa também possibilitava:

    a) a interação com imigrantes camponeses europeus.

    b) o desenvolvimento da indústria agropecuária.

    c) o enriquecimento dos escravos.

    d) a distribuição de renda entre os escravos partícipes da Brecha Camponesa.

    e) uma diversificação dos produtos cultivados no interior da colônia.

  4. Questão 4

    Na prática da Brecha Camponesa, o escravo tinha a oportunidade também de:

    a) tornar-se proprietário de suas terras cultiváveis.

    b) desenvolver os sistemas de cultivo praticados no continente africano.

    c) exportar o excedente produzido para outros países.

    d) escolher os horários de trabalho.

    e) tornar-se livre após determinado tempo de trabalho prestado na brecha.