Exercícios sobre a Era Vargas

Teste os seus conhecimentos a respeito de um dos períodos mais importantes e mais estudados da história brasileira: a Era Vargas, que se estendeu de 1930 a 1945.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Questões

  1. Questão 1

    (Enem/2019) A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque.

    Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 20 abr. 2015 (adaptado).

    Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo à:

    a) industrialização interna para substituir as importações.

    b) nacionalização de empresas estrangeiras atingidas pela crise.

    c) venda de terras a preços acessíveis para os pequenos produtores.

    d) entrada de imigrantes para trabalhar nas indústrias de base recém-criadas.

    e) abertura de linhas de financiamento especial para empresas do setor terciário.

  2. Questão 2

    O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a concretizar-se no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.

    Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br. Acesso em: 14 maio 2018.

    Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a

    a) superação da cultura patriarcal.

    b) influência de igrejas protestantes.

    c) pressão do governo revolucionário.

    d) fragilidade das oligarquias regionais.

    e) campanha de extensão da cidadania.

  3. Questão 3

    (Enem/2017) Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

    CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

    O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

    a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

    b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

    c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.

    d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.

    e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

  4. Questão 4

    Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”, inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.

    GRIMBERG, K. Nova língua interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE.

    Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).

    Uma razão para a adoção da política de imigração mencionada no texto foi o(a)

    a) receio do controle sionista sobre a economia nacional.

    b) reserva de postos de trabalho para a mão de obra local.

    c) oposição do clero católico à expansão de novas religiões.

    d) apoio da diplomacia varguista às opiniões dos líderes árabes.

    e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.

  5. Questão 5

    O historiador Thomas Skidmore afirma que a classe média brasileira na década de 1930 era o maior esteio do constitucionalismo liberal. Essa classe média tinha como grande exigência a reforma do sistema eleitoral brasileiro para que fossem garantidas eleições sem fraude.

    A defesa do constitucionalismo e a exigência por eleições sem fraude foram motivações que deram início

    a) ao golpe do Estado Novo.

    b) à Intentona Comunista

    c) à Intentona Integralista

    d) à Revolução Constitucionalista de 1932

    e) à Revolta Paulista de 1924

  6. Questão 6

    Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas realizou um autogolpe conhecido como Golpe do Estado Novo. Ele cancelou a eleição presidencial marcada para 1938, suspendeu a Constituição de 1934 e substitui-a por uma nova Carta mais autoritária conhecida como Polaca, porque se inspirava na Constituição da Polônia.

    O golpe do Estado Novo foi realizado com justificativa em um documento falso e apresentado à nação referente a um suposto golpe comunista em curso no Brasil. Estamos falando do:

    a) Plano Condor

    b) Plano Cohen

    c) Plano de Metas

    d) Plano do Estado Novo

    e) Plano do Catete

  7. Questão 7

    O Estado Novo foi o período da ditadura varguista em que toda oposição foi silenciada e perseguida por agentes do governo. Em maio de 1938, um grupo que apoiou o golpe do Estado Novo decidiu atacar o palácio presidencial. Esse ataque foi realizado pelos:

    a) comunistas

    b) liberais

    c) tenentistas

    d) integralistas

    e) nenhuma das alternativas

  8. Questão 8

    Logo após o golpe do Estado Novo, o governo, por ordem de Vargas, realizou uma cerimônia de queima das bandeiras estaduais. Esse ato simbolizava:

    a) a disposição autoritária do Estado Novo para suprimir os interesses regionais.

    b) a troca dos símbolos estaduais por novos que valorizassem o Estado Novo.

    c) uma resposta do governo aos interesses dos estados pela criação de novas bandeiras.

    d) o cumprimento do que determinava a Constituição de 1937 sobre o descarte de bandeiras defeituosas.

    e) a valorização do federalismo.

  9. Questão 9

    A propaganda política teve muita importância na construção da imagem de Getúlio Vargas na memória coletiva. Por meio da propaganda, desenvolveu-se as imagens de Vargas como governante carismático e atento às necessidades dos pobres. Dessa propaganda desenvolveu-se uma ideologia política, na década de 1940, muito importante na política brasileira durante as décadas de 1950 e 1960. Trata-se do:

    a) populismo

    b) trabalhismo

    c) idealismo

    d) reacionarismo

    e) queremismo

  10. Questão 10

    Em 1942, o Brasil declarou guerra ao Eixo e criou uma força militar enviada para a frente de batalha na Itália, a partir de 1944. A força brasileira que lutou durante a Segunda Guerra Mundial recebeu o nome de:

    a) Força Expedicionária Brasileira

    b) Força Especial Brasileira

    c) Força Extraordinária Brasileira

    d) Força Excepcional Brasileira

    e) Força Especializada Brasileira

  11. Questão 11

    A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e a luta em nome da democracia motivaram pedidos na sociedade brasileira pela democratização do país e pelo fim do Estado Novo. Um dos indícios da insatisfação com o governo de Getúlio Vargas no contexto da guerra deu-se por meio do:

    a) Queremismo

    b) Manifesto dos Mineiros

    c) Manifesto dos Coronéis

    d) Marcha dos Cem Mil

    e) Marcha da Família com Deus pela Liberdade

  12. Questão 12

    A pressão sobre Getúlio Vargas e a democratização do Brasil fizeram com que os militares dessem um ultimato exigindo sua saída do Palácio do Catete. Antes que isso acontecesse, houve um movimento espontâneo em apoio a Getúlio Vargas na presidência. Esse foi o queremismo, que surgiu em São Paulo, em 1945. Esse apoio dado a Vargas pelos queremistas significava:

    a) que a máquina de propaganda do DIP teve efeito consistente na manipulação da população.

    b) uma reação da burocracia do governo perante o desmoronamento do regime e sua perda de privilégios.

    c) uma reação daqueles que defendiam a manutenção do autoritarismo no Brasil.

    d) uma reação dos trabalhadores que temiam que o fim do Estado Novo fosse o fim da política que lhes garantia alguns direitos.

    e) o uso indiscriminado de verba pública como forma de garantir apoio popular.