Exercícios sobre a Frente Ampla

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre um dos movimentos de oposição que surgiram durante o período da Ditadura Militar: a Frente Ampla.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Questões

  1. Questão 1

    A Frente Ampla foi um movimento político que surgiu no Brasil em 1966. Exigia o retorno do Brasil aos caminhos da democracia e a realização de eleições presidenciais diretas, além de defender em seu estatuto a continuidade de um projeto para o desenvolvimento da economia brasileira. O criador da Frente Ampla foi:

    a) Juscelino Kubitschek

    b) Tancredo Neves

    c) João Goulart

    d) Leonel Brizola

    e) Carlos Lacerda

  2. Questão 2

    A Frente Ampla contou com a adesão de duas importantes figuras políticas do Brasil na época: JK e João Goulart. Ambos haviam sido duramente perseguidos por Carlos Lacerda durante as décadas de 1950 e 1960, mas, por causa da ditadura, os três resolveram abrir mão de suas diferenças para formar esse movimento em defesa da democracia. O acordo que ratificou a entrada de Goulart na Frente Ampla ficou conhecido como:

    a) Pacto de Lisboa

    b) Pacto de Montevidéu

    c) Pacto de Buenos Aires

    d) Pacto de Porto Alegre

    e) Pacto de Brasília

  3. Questão 3

    O período de funcionamento da Frente Ampla foi relativamente curto. Fundado em 1966, o movimento atuou até 1968, quando veio sua proibição em abril. Poucos meses depois, com o decreto do AI-5, Carlos Lacerda, o fundador do movimento, teve seus direitos políticos cassados. A proibição ao funcionamento da Frente Ampla aconteceu durante o governo de:

    a) Castello Branco

    b) Costa e Silva

    c) Médici

    d) Geisel

    e) Figueiredo

  4. Questão 4

    A Frente Ampla foi lançada oficialmente no dia 28 de outubro de 1966, e a inauguração desse movimento político de oposição ao Regime Militar aconteceu com a emissão de um Manifesto, que foi divulgado no jornal:

    a) O Globo

    b) Correio do Povo

    c) Folha

    d) Estado de S. Paulo

    e) Tribuna da Imprensa