Exercícios sobre o Governo Jânio Quadros

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Governo Jânio Quadros e veja a resolução comentada.

Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

Questões

  1. Questão 1

    (UFMG) Nas eleições presidenciais de 1960, os candidatos Jânio Quadros e Marechal Teixeira Lott destacaram-se usando como jingles principais, respectivamente:

    • "Varre, varre, varre, varre, varre, varre, vassourinha/ Varre, varre a bandalheira/
    Que o povo já está cansado/ De sofrer desta maneira/ Jânio Quadros é a
    esperança deste povo abandonado."

    • "O povo sabe, sabe, sabe, não se engana/ Essa vassoura é de piaçava americana/
    Mas a espada do nosso Marechal/ É fabricada com aço nacional."

    Com base na letra de cada um desses jingles,

    a) ANALISE o projeto político de cada uma dessas duas candidaturas.

    b) EXPLIQUE o impacto político dos resultados das eleições presidenciais de 1960 até fins de 1961.

  2. Questão 2

    (UNIMEP-SP) Jânio da Silva Quadros (1961) apresenta-se na vida brasileira como um líder carismático e sua política provoca inquietações nos meios empresariais, entre outros motivos por:

    a) revogar medidas que favoreciam a acumulação de capitais estrangeiros.

    b) valorizar constantemente o cruzeiro, graças a artifícios contábeis.

    c) conceder subsídios federais para vários produtos, como o trigo.

    d) adotar uma política populista de descongelamento dos salários.

    e) determinar medidas que geraram uma grande restrição creditícia.

  3. Questão 3

    A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, pode ser associada a um conjunto de problemas, dentre os quais se destaca a(o):

    a) resistência do presidente em adotar uma forma autoritária de governo, defendida pela oposição e pelos militares.

    b) reação dos setores conservadores contra a política externa independente, principalmente após a condecoração do líder revolucionário cubano Che Guevara.

    c) crescente oposição popular, liderada pelo PTB, contrária ao controle da UDN e, em especial, à ascendência de Carlos Lacerda no governo.

    d) rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o lançamento de uma política de integração americana, a OPA (Operação Pan-Americana), em contraponto à Aliança para o Progresso.

    e) apoio de Jânio Quadros ao projeto do vice-presidente João Goulart de conferir aos sindicatos crescente papel no governo.

  4. Questão 4

    (PUC-SP) A partir dos vários episódios políticos relacionados pelo texto e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que a:

    a) disputa entre direita e esquerda se expressava no confronto que opunha militares e políticos da UDN (União Democrática Nacional) a partidários do PSD (Partido Social Democrático), as duas principais forças políticas da época.

    b) morte de Getúlio Vargas, ao contrário do que a história oficial conta, foi provocada por uma ação conservadora de políticos ligados ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

    c) vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek e João Goulart, políticos de esquerda, favoreceu a imediata realização do golpe militar de direita que impediu a posse de JK e depôs Goulart da Presidência em 1964.

    d) renúncia de Jânio Quadros, em 1961, provocou uma profunda crise política e, apesar de tentativas golpistas, negociações políticas asseguraram o respeito à Constituição e a posse do Vice-Presidente João Goulart.

    e) eleição presidencial de 1955 definiu o fim da influência varguista, dado o apoio que os sindicatos e as centrais operárias deram à candidatura de João Goulart à Presidência da República.