Exercícios sobre a Inconfidência Mineira
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Inconfidência Mineira e veja a resolução comentada.
Publicado por: Rainer Gonçalves SousaQuestões
-
Questão 1
Faça uma pequena descrição expondo as insatisfações dos mineiros para com a administração colonial, no final do século XVIII.
Na parte final do século XVIII, percebemos que os mineradores da região de Minas Gerais enfrentavam sérias dificuldades para cumprirem a pesada rotina de impostos exigidos pela Coroa Portuguesa. Além das altas cobranças, representadas principalmente pela derrama, os mineradores sofriam com os altos preços cobrados pelos produtos manufaturados e se mostravam insatisfeitos com a ocupação exclusiva que os lusitanos faziam dos mais importantes cargos administrativos da época.
-
Questão 2
Produza um pequeno texto fornecendo as características gerais do grupo social que alimentou os anseios de revolta que marcam a organização da Inconfidência Mineira.
Provenientes da elite econômica local, os idealizadores da Inconfidência Mineira foram notadamente influenciados pelos ideais iluministas que corriam a Europa do século XVIII. Em alguns casos, esses mentores chegaram a ter acesso a uma formação acadêmica nas grandes universidades europeias do período. De tal modo, percebemos que os inconfidentes eram integrantes da elite economia e intelectual de Minas Gerais.
-
Questão 3
Estipule quais eram as principais reivindicações dos participantes da Inconfidência Mineira.
Os inconfidentes planejavam a organização de um governo republicano inspirado nas leis e princípios estipulados pela Constituição dos Estados Unidos. Além disso, pretendiam incentivar transformar São João D’El Rei na capital do novo governo, estabelecer o serviço militar obrigatório e incentivar a construção de indústrias capazes de atender a demanda local e modernizar a economia.
-
Questão 4
Por qual razão alguns historiadores apontam que a Inconfidência Mineira era um movimento rebelde de caráter elitista?
Esse tipo de afirmação se assenta em duas premissas fundamentais: a
de que os grandes líderes desse movimento integravam a elite colonial, e, ao mesmo tempo, os participantes desse movimento não tinham uma posição definida a respeito da abolição da escravidão, já que muitos deles eram proprietários de escravos e não tinham o interesse de perderem o lucro gerado pela exploração de sua força de trabalho. -
Questão 5
Após a descoberta do plano dos insurgentes, quais foram as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa?
Acolhida a denuncia feita por Joaquim Silvério dos Reis, traidor do movimento, a Coroa Portuguesa ordenou a prisão daqueles que foram apontados como líderes da Inconfidência. Após a realização de um extenso interrogatório, o governo de Portugal estipulou a condenação de Tiradentes a morte e o degredo nas colônias portuguesas encontradas na África.